Linkar ponto de uma spline a um objeto

Por: allebrandt  

Em: 09/02/2009 11:53

Pessoal, preciso linkar o ponto de uma spline a um objeto e o outro ponto da mesma spline a outro pra criar uma linha de conexão entre dois objetos, alguém sabe como fazer isso no 3dsmax?
bom cara! tem um jeito, mais va pra utilizar bones!! tipo...vc faz a linha, ae vc faz uns bones nela pra vc poder move-la, ae vc clica no primeiro bone que vc fez, vai em ANIMATION, IK SOLVER, SPLINE IK SOLVER, ae vc clica no ultimo bone, e depois na spline! ae vai aparecer uns "POINT HELPER" na linha, que eh onde vc move, saca, ae vc pode lincar os objeto que vc quer, nesses "POINT HELPER" ae pra onde vc mover os point a spline vai aconpanhar! =) qq coisa posta ae! abraço!
3D-Artist - vmartinsart.com
"3dzeiro" disse: bom cara! tem um jeito, mais va pra utilizar bones!! tipo...vc faz a linha, ae vc faz uns bones nela pra vc poder move-la, ae vc clica no primeiro bone que vc fez, vai em ANIMATION, IK SOLVER, SPLINE IK SOLVER, ae vc clica no ultimo bone, e depois na spline! ae vai aparecer uns "POINT HELPER" na linha, que eh onde vc move, saca, ae vc pode lincar os objeto que vc quer, nesses "POINT HELPER" ae pra onde vc mover os point a spline vai aconpanhar! =) qq coisa posta ae! abraço!
Blz, vou tentar. Só por curiosidade, sabe me dizer como fazer isso sem bones? Um cara aqui do trampo usa Maya e ele consegue fazer isso usando Constrains, mas esse trabalho vai ter que ser feito no max mesmo...
Eu nunca fiz isso, mas no tut de bones pra máquinas eu vi que o linkxform linca objetos, mas não sei se funciona em sub-object, tenta ai. Liga o vertex da linha, seleciona o vertice da ponta e bota o linkxform, dai clica no pick e seleciona o objeto que vc quer lincar, ele vai pelo ponto pivot do objeto. Se der certo vc alinha o ponto pivot no lugar que o vertice tem que ficar.
E ae Gustavo beleza ... sou iniciante tb e por isso talvez possa ter entendido melhor a sua questão. Gustavo vc já tentou usar os SNAPS ? Acho q nesse caso é só vc usar os Snaps ... no painel de comando logo abaixo dos menus (FILE - EDIT - TOOL etc ...) tem um simbolo tipo um imã. Click nele com o botão direito do mouse e escolha a opção vertex para q vc possa ter acesso facil aos vertex de todos os objetos e entaum com a ferramneta MOVE click no vertex da spline e arraste-o para perto do vertex do objeto. Bons estudos !!!
João, não era bem isso não, eu queria deixar a spline "linkada" ao objeto para que eu pudesse animar o objeto sem ter que me preocupar com a posição da spline, queria que ela adapta-se sozinha, estou usando isso pra fazer uma animação. Vladis, vlw! É isso mesmo que eu precisava!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 710

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.