Shader Mental Ray (Depht of Field) para composição em Pós

Por: Dudamel  

Em: 18/02/2009 21:04

Oi, Pessoal. Andei dando uma pesquisada rápida na net para ver se achava alguma coisa sobre soluções melhores para o efeito de DEPHT OF FIELD. Para quem trabalha com arquitetura, em cenas de alta resolução tão comuns a esse segumento, a partir de 2500x2000px, o efeito de DOF gerado diretamente no render é muito demorado e pode tornar-se inviável. Uma imagem que renderiza em 1h30m - 2h passa a 4 - 5 horas facilmente, o que torna mais dificultoso o uso para trabalhos com prazos apertados. Nem mesmo outros diversos shaders desbloqueados do mental ray, ou de terceiros, facilitam o DOF, no que diz respeito a RENDER TIME. Ou se diminui os samples para o DOF e perde-se muita qualidade, ou usa-se samples adequados e ganha-se muito tempo de render. O problema do efeito de DOF na pós, como por exemplo, salvando-se um mapa de z-depth do render e usando o lens blur no photoshop é que este mapa de Z-depth é um mapa de profundidade apenas, vai de um gradiente escuro a outro claro, de um modo direto e linear. Mas se o seu foco estiver, por exemplo, a meia distância de uma parede, o mapa de Z-depth não vai fazer o degradê a partir desta meia-distância, em consequência, na pós, não conseguirei, através deste mapa gerado, desfocar o fundo e o que está bem na frente da câmera, deixando focado apenas esta meia-distância. Ou seja, desfoca-se apenas o que está no fundo ou apenas o que está na frente. Não dá para desfocar ao mesmo tempo o "fundo", a "frente", deixando em foco apenas esta meia-distância. Achei um site de um cara que desenvolveu um shader de zDepth chamado "zDepthDOF" para Mental Ray, mas foi desenvolvido para Mental Ray de XSI e Maya. Existe um download para Max versão 7 (a página deve ser antiga) mas ele disse não ter testado e nem dar suporte para Max. O link é esse: http://homepage.mac.com/bauer/portfolio_shaders/zDepthDOF/zDepthDOF.html Este shader consegue produzir um mapa de Z-Depth com o foco correto, ou seja, consegue produzir o "degradê" para próximo e para longe da distância focal, não é apenas um mapa de profundidade simples com o que se consegue no Mental Ray em render elements - ZDepth. Eu ainda não tentei usá-lo aqui, principalmente pq não sei se esse shader vai funcionar, pois foi escrito para a versão 7 do Max. Alguém já ouviu falar ou sabe deste shader ou de outros que consigam produzir um mapa de Z-Depth como eu mencionei, mais "verdadeiro" e funcional, para melhor composição na Pós.
Bicho, achei massa o shader e vou testar, deve funcionar no Max 2009, pq os shaders antigos normalmente funcionam nas versões mais novas. Shaders novos que não funcionam em versões antigas. Eu achei que o DOF do Max 2009 está mais rápido do que antes, mesmo assim é mais demorado que o render normal. Vc testou o dof/broken que vem no max 2009, destava ele na livraria architectural_max.mi Ele parece ser mais rápido, mas se ligar o cromatic aberration demora bem mais.
Deus é maior!
O shader lens-bokeh vem no max 2008 também, é só destravá-lo. O DOF deste shader é tão demorado quanto os outros. Como eu disse, dá para regular pelos samples, mas se diminuir para 3 já fica com baixa qualidade. Com o recurso do Bokeh ligado então..... o render vai de 40 minutos sem DOF para 8 horas com o DOF e o Bokeh ligado. Acho que vou tentar usar o shader que mencionei mas acabei de achar um tópico sobre ele aqui no fórum, tentaram usar em versões recentes como o max9 ou 2008, não me lembro, e deu erro. abraço
Bicho, vou tentar usar e falo pra vc o que deu. Eu me viro bem com o z-depht do render elements, mas faço a composição no after em vez do photoshop, não gostei daquele lensblur.
Deus é maior!
Duda, testei o shader bicho, muito massa bicho! Vai ajudar no meu trampo tbm, vlw bicho! Botei ele no max 2009 e funcionou normal. Pra usar vc põe ele no surface do material mental ray e joga no override material na aba processing. A diferença dele é que tem 3 níveis de DOF, o near e o far, mas tem tbm o midle, ai vc põe a cor que quiser em qualquer nível.
Deus é maior!
E ai feras, eu baixei tambem o shader, ainda nao testei.... Como o Bituca instalou no 2009 acho que vai funcionar normalmente no 2008. Nao manjo nada de DOF mas vou dar uma estudada pois sempre é util.
Bicho, valar a verdade pra vc, eu achei esse shader muito massa. Foi uma descoberda duca! Pega ele e testa, vc vai usar no lugar do mapa de z-depht, depois faz a composição. Eu gosto mais do after, mas dá pra fazer no PS com o lens blur.
Deus é maior!
Vou testar sim, tambem me entendo melhor com o after, mas sobre DOF nao manjo, preciso arrumar um tempinho para estudar isso.
Opa Wally, o z-depth é uma imagem preto e branco que faz o desfoque na composição... Olha um tut: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=16451
Beleza wallygr, é isso que o gago disse bicho, vc usa essa imagem pra fazer DOF sem demorar horas no render. Mas a imagem de z-depht que o max cria só tem o foco perto e o longe, dá menos controle. Esse shader que o Duda mandou tem o foco perto, longe e o meio, ai tem mais controle.
Deus é maior!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 801

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.