Ajuda Matte/Shadow max 2009

Por: Marcelo3D  

Em: 19/02/2009 16:29

Ola amigos to tendo dificuldades em configurar o matte shadow pra fazer montagem 3d com foto no max 2009 qnd vo renderizar aparece o plano em preto em vez de ficar transparente .. ai eu coloco o mask opacity em 0 ele some mais nao mostra a sombras .. fazia isso sem dificuldades no max 2007 mais no 2009 n to conseguindo se alguem puder da uma luz eu agradeço
Bicho, tem uns segredos neste shader, eu fazia de um jeito cheio de firula, dai veio o Cesarfg que conhece tudo e ensinou um jeito facinho, deu até vergonha :) Olha o tópico que ele explica o jeito certo de usar: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=45042&highlight=matte
Deus é maior!
Marcelo3d td bem? Seguinte, estava com dificuldade para encontrá-lo tbm, não sei se tiraram do max 2009 ou ta travado. Encontrei um que substitui ele, e achei até melhor, chama Matte/Shadow/Reflection (mi). Abz Lucas
No max 2009 o mental ray não aceita mais o mapa mate/shadow do max, tem esse shader matte/shadow/reflection que é bem melhor, ele pega o GI também e o matte/shadow do max só pega as sombras... ;)
Mas como deixar o fundo transparente nesse Matte shadow reflection mas aparecendo a sombra? Ta dificil .....
Teria que colocar nele o mesmo mapa ou cor do background. O que importa é que na imagem que o max vai salvarar ele vai ficar transparente só com a sombra aparecendo.
1- É o seguinte, testei o matte/shadow em uma cena iluminada ou melhor ensolarada e obtive bons resultados, só preciso saber que luz poderia usar para simular o "sunlight" com sombras "suaves" na cena. Estou colocando a "skylight" e adcionando uma default "target light", mas as cena estão com sobras "duras" um tanto diferentes a da foto real.Se houver alguma configuração pra resolver, apreciaria as dicas! Mas no geral ficou legal, deu para convencer. 2- Quando fiz o mesmo em uma cena, vamos dizer "nublada" simulei com a "skyportal" as sombras bem difusas e ficou legal, mas notei que o plane não ficou totalmente transparente e dá para notar que ele adcionou um contraste "escuro" em cima do piso da foto, como se fosse um layer acima escurecendo a imagem do chão, ou seja dá para perceber um plane sem total transparencia, digamos que seria algo em torno de 90% de transparencia ou coisa parecida. Obrigado. Roma Krakatoa
Qual render vc está usando? No scanline é uma coisa e no mental ray é outra. No scanline bota sombra shadow map pra fazer sombra suave, no mental ray usa a luz mr area e aumenta o tamanho da área no menu area light parameters. A skyportal é pra usar nas aberturas de janelas. Pra cena externa é melhor o daylight com luzes mr sun e mr sky.
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 754

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.