gamma e exposure control - que vantagem maria leva?????

Por: cesarfg  

Em: 09/03/2009 16:12

pessoal vou retomar um assunto que foi discutido (muito pouco devo ressaltar) mais ou menos no meio do ano passado... Cada vez mais leio por ai e vejo texturas q vem com config de gamma diferente do padrão 1.0 e infelizmente encontrei pouquissimo material sobre isso na net, inclusive um link pra estudo sobre gamma que um colega passou na ocasião já estah offline.... então vou retomar com algumas duvidas: - Qual a vantagem de mudar a gamma dentro do 3d? - Qual a melhor tecnica para mudar o gamma? - Qual a ideia de mudar o gamma se depois temos que corrigir tb o gamma das texturas dos shaders? - Devemos usar controle de exposição junto com o controle de gamma? - Qual o melhor modo de corrigir a textura? RGB level ou usar algum shader especifico como o "grain" - Não seria melhor fazer tudo isso em pós? - Existe alguma vantagem durante a pós? estou perguntando tudo isso pq li varios comentarios em topicos por ai sobre esse assunto mas nao cheguei a nenhuma conclusão final sobre esse assunto, vi muitas pessoas falando sobre o poder dessa tecnica e sobre resultados mais reais... enfim toda ajuda é bem vinda =D grande abraço
Olá, Caesar, como os romanos. Tem uma materiazinha interessante sobre o gama, no blog do Jeff Patton. http://jeffpatton.net/Blog-images/Gamma_start.zip
Boa noite Cesar. - Eu uso o gamma 2.2 desde que mudei para o max 2009, acho que a vantagem é facilitar a configuração das luzes e dos materiais. Sem o gamma 2.2 os materiais no material editor não aparecem igual no render. - A técnica que eu sei é mudar o gamma para 2.2 e usar exposure control. - A textura não tem que corrigir se você colocar 2.2 no input bitmap. - O resto eu não entendi e de pós eu não sei quase nada. Espero ter ajudado um pouco.
olá cesarfg Passo todo o dia aqui na 3D1.. mas pouco falo.. pois gosto de observar.. mas dessa vez resolvi comentar... Esse negocio de Gamma.. pra mim. é uma dor de cabeça ainda.. já tentei usar de tudo quanto é forma.. mas ainda nao consegui chegar num resultado que me mostrasse satisfatorio.. fica obvio aqui.. que é eu que nao sei usar.. de certeza.. mas estou estudando o Gamma.. e quem sabe.. assim q chegar a um resultado interessante.. mostro minhas pesquisa aqui.... Sorte pra todos nós... Abraços
Aqui tem um exemplo prático das vantagens, com 1 luz apenas eu iluminei a cena, e essa luz, ainda por cima, esta no lado de fora da cena, hehehehe. Quanto a questão de corrigir texturas, é como o malcon falou, se vc configurar o max direito não precisa corrigir nada. Eu nunca corrijo e fica tudo ok. Outra coisa importante é vc trabalhar a imagem em 32 bits, vc vai ter muito mais niveis de profundidade, podendo puxar ou reduzir muito mais os ajustes de exposição na pós. Pra isso o ideal é vc salvar em formatos que suportem 32 bits. Uma boa opção é o exr. Falando ainda em render de 32 bits, mesmo utilizando gamma 1, isso é uma ótima alternativa, pois como falei ele permite fazer ajsutes muito maiores. Quanto a usar os controles de exposição do max, principalmente o novo do mental ray, eu já vi muita gente dizendo que é legal, particularmente eu prefiro fazer esses ajustes na pós, da mais controle.
poxa pessoal valeu, vou conduzir alguns experimentos por conta propria mesmo e vou ver oq descubro....conforme forem surgindo duvidas eu posto pelo visto essa tecnica opcional pode fazer muita diferença em determinadas cenas mas soh testanto mesmo pra saber o efeito q vai ter abraço a todos
Eu corrijo todas as cores inclusive as texturas que tem somente cor no difusse... em tudo eu coloco o Shader Gamma Gain... Pois percebi aqui.. que dá diferença na tonalidade.. se eu simplesmente alterara a cor no difuse.. me corrijam se eu estiver enganado... Quanto salvar em 32bits.. nao sabia.. vou testar... Na aba RENDERER do comando de Render doMR.. tem a opcao FRAME BUFFER TYPE, que no qual passo para "Floating-Point (32 bits per Channel).... Nao sei onde vi isso.. só lembro que tem que deixar assim... Quanto a usar bitmaps nas texutaras... tenho uma duvida quando... Tem a opcao de GAMMA na janela onde vc escolhe a imagem de texturas.. e existem 3 opcoes lá... qual devo usar.. qual seria a recomendada.... ---> Use image´s own gamma ---> Use system default gamma --> Override (1,0) Espero que tenham entendido =) Forte abraço a todos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 577

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.