como simular fumaça no 3ds?

Por: Gui6420  

Em: 16/03/2009 19:29

Olá galera gostaria de saber se alguem sabe criar fumaça no 3ds max queria fazer um carro derrapando e os pneus soltando fumaça. fiquei sabendo que o realflow faz isso mas nao sei como fazer por favor me ajudem!
usa o fumeFX segui ai um tutorial: http://www.youtube.com/watch?v=7sVSGtldvQc e aqui um exemplo do pneu http://www.youtube.com/watch?v=j7PnAdCUUbk&feature=related
www.behance.net/sheeperson
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos! :) Gui6420: ai cara! tudo bem? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1; ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO! ;) sobre a sua pergunta não acho uma boa idéia vc fazer fumaça realista com o REAL FLOW pois ficará bastante pesado no seu render e dará um certo trabalho, deixando o arquivo com o emissor de partículas bem pesado. Se quer fazer fumaça faça no Max mesmo com os seus recursos nativos; dá para fazer tranquilo no Max, só precisa manjar de Particle system; dá um certo trabalhinho mas o resultado é satisfatório; poderia também usar o plugin After burn que cria fumaça bem real mesmo além de fogo e muitos outros efeitos especiais de partículas. Mas prefira fazer no Max pois tem todo um arsenal de recursos para fazer fumaça. No painel Geometry > Particle Systems > Super Spray, clique e desenhe um emissor de partículas na vista Perspective. Agora vc precisa ajustar alguns atributos de forma a ajustar as partículas se comportarem como fumaça. No painel modify do Super spray modifique em Viewport Display, escolha a opção Mesh. From Particle Quantity escolha a opção Use Total e entre o valor com 470. Under Particle Motion entre com o valor 3 para o speed. Under Particle Timing entra -30 para Emit Start(começar a emissão de partículas), 200 para Emit Stop,(final da emissão das partículas) e 200 no Display Until. Under Particle Size entre com 20. Ainda no Particle Size, digite 0 para Grow for, e digite 25 para Fade. Under Particle Type > Standard Particles, escolha a opção Face. Antes vc tem o emissor pronto para aplicar um material, é preciso definir o spread das partículas. Então vá para o Particle Formation e no campo Spread coloque 9 (valor para definir a propagação das partículas). Agora vc já tem pronto o emissor de partículas para aplicar os materiais. Não altere o material standard, no caso é o Blinn. Certifique-se de que o Emissor de partículas está selecionado e, em seguida, pressione o botão Assign Material para Seleção. No parâmetro Shader Basic Parameters escolha a opção Face map para o slot de amostra vazia ficar no formato de um quadrado; cada partícula deve ter o seu próprio mapa. No parâmetro Blinn Basic Parameters, pressione o slot em branco ao lado de Opacity, de modo a escolher um mapa de opacidade para a base do material para o emissor. No Material / Mapa Browser, clique duas vezes e escolha o mapa "Smoke". (FAZER FUMAÇA). No Painel do Smoke map ,em Smoke Parameters coloque 12.9 no Size,Iteration 1, Exponent 0.201, e inverta as cores em Swap; Em seguida, no color 1 coloque Red 23, Green 23, Blue 23, Hue 0, Sat 0, and Value 23. Agora renderize teclando F9 e veja!. O mapa Smoke dá a vantagem de ser aplicado como uma imagem contínua sobre as partículas, como se fosse um plane simples, e, ao mesmo tempo você tem a opção de Face map nos parâmetros do material editor que alterna sobre a utilização de outros mapas! Ainda assim, as bordas das partículas poderão ficar duras e precisarão ser suavizadas; para fazer essa suavização vc pode por exemplo usar um mapa "Mask"; que usará uma máscara para suavizar as bordas das partículas que simularam a fumaça. Pra fazer a suavização da borda do emissor de partículas que simula fumaça vc pode clicar no mapa Smoke, canto superior direito, a partir do Material / Mapa Browser com um duplo clique sobre o mapa "Mask". Vai aparecer uma mensagem perguntando se vc quer manter o mapa anterior e adicionar mais um por cima ou descartar o mapa anterior por um novo: vc irá escolher a opção Keep old map as sub-map(manter o velho material como um sub-mapa) e clique em OK. O mapa mask aplicado irá omitir as arestas duras de cada BORDA da partícula, a cor preta que vai desenhar a Mask (máscara) do mapa em torno de uma única partícula do Max e será considerada como zero no Opacity, e assim tem-se uma partícula suavizada com o mapa mostrado apenas sobre a parte branca da máscara. Resumindo a cor preta terá 0% no Opacity e a cor branca terá 100% no Opacity. Dentro das opções do "Mask parameters" coloque um mapa Gradient no canal "Mask". No painel do mapa Gradient, em Gradient Parameters > Gradient Type, coloque a opção Radial. Clique no slot do Color 2 e colque uma cor 100% branco; clique no colot do Color 3 e mude o Red 128, Green 128, Blue 128, Hue 0, Sat 0, Value 128. RENDERIZE E VEJA AGORA O EMISSOR DE PARTÍCULAS COM MATERIAL DE FUMAÇA E AGORA AS BORDAS MAIS FINAS... ;) Espero que tenha o ajudado de alguma forma. Um grande abraço pra vc e boa sorte! __________________________ [i:7c36be1c81]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:7c36be1c81]
vlw galera a ajuda de vocês me foram muito útil Obrigado!
A arte não reproduz o que vemos. Ela nos faz ver.
Caracas danilo, que informação mega de bom, parabens pela informação, mas em relação a resp do Gui, eu na minha opinião usaria algum plugin, como fume fx, afterburn...acho eles de +++
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
danilo, pela primeira vez, fazendo seu tutorial, consegui fazer e ver as particulas, apesar de já ter tentado um monte de tutoriais nacionais e gringos e nunca ter conseguido. Obrigado. Agora vou tentar colocar estas particulas na horizontal e compridas e de formato homogenio, para simular espuma de agua de uma cascata em piscina. Abs
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos! :) Gui6420: ai cara! tudo bem? espero ter ajudado de alguma forma a lhe direcionar ou pelo menos a "abrir" horizontes que possam ser vislumbrados quando se fala em fazer algo meio "complexo" que teoricamente não poderia ser feito no Max. Na verdade tudo pode ser feito no Max; quando se quer um efeito muito complexo que não possa ser feito pelo MR, o que é muito difícil, é só abrir um bloco de notas e escrever em C++ um shader próprio pra fazer tal efeito no MR; o MENTAL RAY É O MENTAL RAY(MR)!! Espero ter ajudado de alguma forma ok? Um abraço e boa sorte a vc...vlws! sk8erboy: ai cara! tudo bem? claro que eles são ótimos, eu já os usei também e sei o quanto são maravilhosos e muito úteis, porém quando se fala em fazer um efeito mais complexo também, tudo pode se fazer no Max do mesmo modo que se faz com esses plugins. O que acontece muitas vezes é que determinados plugins são feitos especificamente para fazer tais efeitos; são criados somente para fazer alguma finalidade em específico, portanto ficam bem mais robustos e reais ok? Porém com certeza o fumefx e o After burn são maravilhosos. Abraços! Osires Mathoso: ai cara! tudo bem? fico feliz que tenha o ajudado de alguma forma. Realmente tem muitos tutoriais que as vezes são feitos ou de uma forma apressada ou sem imagens, mas é difícil isso acontecer. Acho sinceramente que um tutorial quando for feito tem que ter uma preocupação "gigantesca" com os iniciantes porque quem é avançado no Max pega até que rápido porém quem é iniciante leva um certo tempo para aprender. Fico muito feliz com o seu depoimento maravilhado que agora viu as partículas; na verdade é o que sempre falo: a gente só consegue tentando e errando milhares de vezes. É errando mesmo que se aprende; quando fui fazer partículas pela primeira vez também penei demais pois era um assunto muito vasto; cada informação que aprendi serviu exponencialmente (curva de aprendizado) pois anotava cada etapa de conhecimento sobre partículas em diveros papéis...hehehe! ;) Para fazer espuma para ser vista de longe é só fazer de acordo com esse link: tem um tópico interessante em que eu falo sobre criação de partículas e um pouco de espuma com o Fire effect; espero que o ajude de alguma forma...vlws! http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=46075&postdays=0&postorder=asc&start=15 (TUTORIAL CASCATA D'ÁGUA COM FIRE EFFECT) Um abraço e boa sorte pra vc...vlws! __________________________ [i:dc973b5fd2]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:dc973b5fd2]
Bicho, olha esse tutorial: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15244
Deus é maior!
obrigado pelo tutor, me ajudou em uma fumacinha de um churrasquinho hehehe abração
Eng. Rodrigo Martins

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 691

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.