uso correto do Gamma

Por: Marco Rocha  

Em: 03/04/2009 08:57

Pessoal, to fazendo uma maquete mas acho que esta pergunta pode ser de CG tb. Como a imagem ficou muito clara em relação à foto de background (Paisagem de montanhas) tentei fazer o ajuste de Gamma. Já vi o tutorial publicado aqui mas tb não ficou bom... Como importei do revit, a topografia apresentou problemas na malha e vou ter que substituir, mas alguns materiais ficam melhor nas configurações padrão e outros com Gamma 1.8 Estou apanhando aqui...rsss Se alguem puder me dar uma luz, agradeço..Abs, Marco Rocha
Perdão, esqueci de dizer que estou usando max 2009, exposure control, com mr sun mr sky... Esses previews ainda estão crus mas prefiro testar assim pq minha máquina, já está pela hora da morte... Quando acrescentar vegetação vai ficar muito pesado... abs,
Cara, eu estou estudando exposure e gamma com as dicas dos colegas da 3d1. Posso falar que pegar um projeto real e aplicar essa técnica vai ser difícil, é melhor estudar bem a técnica até ficar bom pra depois usar nos projetos, pq dá muita diferença. Não é só o gamma, é o exposure control, a config dos materiais, luzes, envolve tudo. No começo não fica bom, depois vai melhorando. Se alguma textura ficar muito clara ou muito escura, vc coloca o shader utilitie gamma gain no diffuse e coloca a textura dentro dele, ai vc mexe no valor do gamma até a textura ficar com a cor certa, pode ser 1.6, 1.8, 2.0, 2.2, depende da textura.
UERJ
já dei uma olhada no help... é pq to usando umas texturas de terceiros que não estão ficando legais... vou fazer uns testes pra ver se vale apena mudar... mas com 1.8 ficou aparentemente bom..vou fazer um render com e outro pelo padrão pra ver .. Obrigado, marco
Boa noite Marco. Está havendo uma boa conversa sobre gamma neste tópico http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=47610 Acho que lhe será útil.
As texturas não estão vindo boas porque elas foram feitas com um certo gamma. Quando você muda o gamma do max para 2.2 (esse valor depende) você está aplicando mais um gamma na textura, deixando-a lavada. Você pode fazer ajustes individuais em cada um com o Shader Utility Gamma & Gain (presente a partir do max 2009), o que o mais indicado, mas mais trabalhoso. Para fazer um ajuste geral você usa dentro da aba onde você habilitou o gamma o Input Gamma = 2.2 (esse valor depende). Espero ter ajudado. Abraços.
obrigado pela ajuda de vcs... voltei aos padrões normais e voltou tudo ao normal... consegui configurar corretamente sem entrar neste campo, ainda... tenho que terminar o serviço hoje... depois vou tentar estudar com calma antes de usar... obrigdo a tods abs

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 564

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.