Mensagem de erro Mental Ray.

Por: Lucas Batalhoti  

Em: 10/04/2009 20:48

Olá, galera sou novo aqui no forum da 3d1 mas venho observando as maquetes do pessoao aqui a algum tempo. Estou comesando a pegar pratica no 3ds max intaum nun sei muita coisa, estou com um pequeno problema e queria ver se alguem consegue me ajudar. e o seguinte eu fiz uma maquete de um banheiro bem simples e fui renderizar, so que quando ta acabando de fazer o render da uma mensagen de erro do Mental ray, vou postar uma Pint Scren que tirei da janela de erro. Image Hosted by ImageShack.us A config do meu PC: Intel Core 2 Quad Q9550 4GB de ram HD de 500 GB (particao do Windows com 40 GB) Placa de Video GeForce 7300GT Windows XP SP2 x86 Vlw Galera t+ OBS: nao sei se postei no lugar certo.
O erro foi ocasionado porque o Windows não conseguiu alocar memória suficiente para renderizar. Primeira coisa: seu windows é 32 bits, o máximo de memória que ele usa para cada aplicativo é 2gb, então nunca vai ser usados os 4gb pelo max enquanto seu sistema operacional for 32 bits. Você deve aumentar sua memória virtual, ela deve estar baixa por isso não dá para alocar uma boa quantidade de bytes. Seu erro deu por não poder alocar menos de 1mb. Talvez você tenha exagerado nas configurações de render,o que faz a cena ficar muito pesada, ou tenha muitos poligonos na cena. Tenta ver essas coisas, reduz um pouco a quantidade de poligonos que provavelmente vai dar certo.
Fernando, obrigado pelas dicas, mas eu ja tinha almentado a memoria virtual e deu o mesmo erro. A menmoria virtual ta config da seguinte maneira: Tamanho inicial: 4000 Tamanho Maximo: 25000 sera qu esta errado? E se eu instalase o Windows XP x64 poderia esolveria meu problema? vc falou em abaixar o numero de poligonos, como eu faria isso? transformando em mesh? Vlws t+
A memória virtual para evitar erros deve estar com os valores máximo e minimo iguais. O sistema operacional 64 bits vai ajudar, pois ai você poderia usar os 4gb que você tem para renderizar e não só 2gb. Tem várias maneiras de reduzir o número de poligonos, bom seria você ver o curso de maquete eletronica aqui da tresd1. Por aqui é meio dificil de explicar, mas você pode ir tentando aplicar o medificador Optimize ou MultRes. Mas a forma mais eficaz é deletando as edges que não fazem diferença manualmente, é demorado mas compensa. Outra opção é usar proxies de mental ray, ele economizam muita memória, principalmente se forem objetos com alta resolução.
Titulo editado
Obrigado galera, vou ver oque faço aqui. Outra coisa, desculpa a pergunta, mas oque e proxies de mental ray? eu procurei la mas nun axei. Hoje fui renderiazar uma outra cena e apareceu a seguinte mensagem numa caixa de dialogo do mental ray em vermelho. "MSG 0.5 error 011105: cannot start thread 10: Espaço insuficiente de armazenamento para processar este comando." nun intendi a msg pois tem + de 20gb livre Vlw galera!
Qual o tamanho da imagem que vc tá rendendo? Pra imagem muito grande tem que ligar o bitmap pager ou usar o render passes no mental ray ou colocar mais pcs na rede. Seu windows é 32 bits? Se for não adianta nada ter 4 gb de ram, não está usando! A memória virtual do windows tem que ficar com o mesmo valor no min e o max. O pau está dando na parte que vai renderizar a toalha, vc deve ter exagerado na config do displacement. Se não configurar bem os materiais pesados vc vai ter problema em todas as cenas!
UERJ
A resolucao era baixa 800x600, e sim uso o windows 32 bits. essa semana vou ver se consigo um windows xp x64, no cado de eu instalar o win x64 eu vou ter que instalar o max x64? ou o x86 pega? Obrigado Robson e a galera aqui do forum.
www.batalhoti.com.br www.fb.com/batalhoti
Olá Lucas, Faz um teste...eu sei q pode parecer doideira, mas tente! Configure sua memória virtual para Zero! Não deixe ele usar memória virtual...eu tive esse problema um tempo atras e li bastante sobre isso....tinha uma matéria que falava sobre isso e o que o cara tentava explicar era que o problema era o windows tentando gerenciar essa memória virtual...então, se não houver essa memória para ele gerenciar ele não dá pau...mas demora um pouco mais pra renderizar. Não custa tentar....comigo deu certo. Abraço, Sander
Boa noite. Tem algum problema nas suas configurações ou na otimização da cena, pq a minha máquina é muito pior que a sua e vai bem no render. Revisa as configurações dos materiais, das luzes e do render.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1057

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.