Tutorial sobre ligar os bones/biped na malha do personagem?

Por: brunolprado  

Em: 27/04/2009 13:19

Ola, eu modelei minha primeira personagem humana esse final de semana, e queria muito animar ela. Mas tenho tido muitos problemas na hora de ligar o biped na malha. Li todos os tutoriais de animacao de personagem do 3d1 e infelizmente nao ajudou muito. mais de 80% dos tutoriais eh soh como criar bone, linkar bone, hierarquia, riggins, expressoes, dummys... Coisas q eu nao vou usar ou o biped ja tem pronto... Nao achei nada sobre ligar o biped na malha, alguem sabe de um tutorial sobre isso? Ou entao poderia me tirar umas duvidas?
Seleciona a personagem depois aplica um Modificador chamado Skin, agora é só clicar em ADD depois do nome Bone, e você seleciona as partes do Biped e depois clica em Edit Envelopes para escolher até aonde cada parte do Biped faz alterar a malha da personagem
?.?
usa o modificador chamado Physique..... Abraços Fica com Deus
Obrigado por tudo Senhor
brunolprado: então bruno como vc jah leu bastante sobre rig jah está bom pra fazer com biped pq eh bem mais simpels mesmo....vc pode fazer com dois modificadores Physique - Este é bem facil de ajustar, vc liga ele no ponto central do biped e ajusta os envelopes de maneira bem simples porém realmente nao recomendo o uso desse modificador pq ele eh bem antigo e ficou parado no tempo, faltam muitos recursos pra ajuste dos envelopes e as vezes da uns paus bestas...as vezes no inicio pode parecer mais facil mas te garanto q eh melhor usar oq vou falar a seguir... Skin - Esse é o melhor modificador para quem vai trabalhar com rig nao importa se é biped ou se vai fazer um rig do zero com bones e afins... ele tem os envelopes um pouco mais complexos mas eh muito melhor pq deixa vc pintar a influencia de cada bone na malha e deixa vc colocar peso nos vertices oq em muitos casos resolve alguns problemas chatos q acontecem com a malha na hora de animar.... independentemente de qual modificador for uasr pode ter certeza q vai ser um saco arrumar o envelope na malha mas depois disso feito já era :) abraço
Eu ja fiz tudo isso, o problema nao eh isso. Com skin, eu nao sei pq nao acontece nada, eu aplico o skin igual vc falou, adiciono os ossos do biped, olho os envelopes, mas quando eu movo os ossos ele nao se move. Com o physique deu certo, mas muitos vertices tao se deformando de forma estranha. O peh tah pregando no chao, eu ja aumentei os envelope nao adiantou, ja aumentei o peh ateh ele ficar maior q o peh da malha e os vertices continuam pregados. Os vertices da coxa nao pregam mas nao acompanham o movimento do resto, eles vao mais devagar. O braco dah uma deformacao esquisita em baixo do ombro quando eu abaixo ele. Tentei usar o skin morph pra corrigir essas partes mas nao sei bem como usar. Usei e continuou deformando. Eu ja animei um personagem antes com o physique e nao tive tanto problema. Nao consigo intender o pq disso. Quando eu terminar de upar uns screen shots eu posto aki. Perguntas. 1- Meu personagem foi feito com symetry. Como faco pra fazer com q o outro lado pare de acompanhar na animacao? 2- Como usar o skin morph ou outra forma de fazer a malha parar de se deformar de forma irregular? 3- No max 10 existe melhoras nesses modificadores em relacao ao 2009? 4- Como usar o steps do biped? 5- Pq o skin nao tah funcionando nesse personagem se quando eu olho os envelopes de cada osso ele aponta estar tudo certinho e na hora de mover nao move? 6- Pq com o physique vertices ficam presos mesmo os bones tando maiores q a malha? Alguma forma de consertar isso? Eu ja vi tantas animacoes de personagens muito bem feitas no max, se for possivel algum artista mais experiente me ajudar nisso eu ficaria muito feliz. Ja cansei de olhar tutoriais, procurar na internet, perguntar meu amigo. Todos sabem como funciona mas ninguem sabe pq q nao funciona as vezes e oq fazer nesses casos.
Ai vai uns screen shots. personagem degormacao em baixo do braco Problemas nas pernas
perai!
"brunolprado" disse: Eu ja animei um personagem antes com o physique
No 1º post você disse que era sua 1ª personagem já nesse último você fala que já animou um personagem antes oque foi que aconteceu?
Na faculdade, no terceiro periodo, na aula de animacao 3d, meu professor, Luciano Gazai, deu um trabalho pra gente fazer com o personagem q ele modelou, um dinossaurinho humanoide q ele chamava de Dino. Eu fiz com physique ele andando de bicicleta, soh tive problema nos vertices dos dedos, mas depois q eu ajdeitei os envelopes ficou normal. Essa minha tah dando problema em quase tudo e envelope nao tah resolvendo.
E tb, essa nao foi minha primeira personagem, foi minha primeira personagem humana. Eu fiz um robo semana passada, e consegui animar ele normal com o skin. Tive uns problemas no inicio com objetos indo em direcoes diferentes, mas o pessoal aki do 3d1 me ajudou.
Pra eliminar o problema com o Symetry vc precisa , dar um "Collapse to" (axo q eh assim q escrve) no symetry e juntar ele com a sua malha , aew ele vai ficar um só. E cara se isso aew eh o seu máximo em questão de modelagem , po da uma melhorada e depois vai mexer com animação essas coisa , Animação deve ser a última coisa a ser estuda . E uma perguntinha tu disse q a questão 3d eh um modulo da sua facul. , Que area q eh essa???

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 401

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.