Falando nisso, no ano passado eu achei um curso muito interessante. Pelo menos para eu que já sou formado em Arquitetura e gosto de trabalhar com CG. É uma pós-graduação em Ciberarquitetura na Unicenp. Só que este já é o segundo ano do curso e eu não pude fazer por causa da distância. Eu moro em SP e esta Universidade fica em Curitiba, então fica meio difícil. Por acaso tem alguém aqui do fórum que é de Curitiba? Esta Universidade é boa? Tá ae o link pra quem quiser dar uma olhada...
http://www.posunicenp.edu.br/index.asp?strCurso=ArqDes2
Vejam só o conteúdo programático:
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
REVOLUÇÃO DIGITAL E ARQUITETURA: O COMPUTADOR COMO CIBERFERRAMENTA.
Pretende-se contribuir para a discussão crítica sobre a representação digital no processo projetual da arquitetura. Contextualizar o uso do computador como ferramenta auxiliar do processo projetual em arquitetura. Conhecer através de estudos de caso, o trabalho realizado com o auxílio de recursos computacionais por diversos arquitetos nacionais e internacionais.
RECURSOS COMPUTACIONAIS o HARDWARES E SOFTWARES (computação gráfica)
RECURSOS DIDÁTICOS COMPUTACIONAIS, GERENCIAMENTO (ELETRÔNICO) DE DADOS DIGITAIS.
Conhecer os equipamentos mínimos necessários para montagem de uma estação gráfica capaz de atender com eficiência o arquiteto da era digital. Conhecer os programas computacionais que estão disponíveis no mercado. Conhecer e saber utilizar equipamentos didáticos necessários e compatíveis com a tecnologia digital. Saber gerenciar arquivos eletrônicos. Entender como funcionam os computadores e programas computacionais que processam arquivos vetoriais (projetos).
NIVELAMENTO o CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA
Disciplina pré-requisito aos candidatos que não tiverem conhecimentos de informática mínimos que são necessários para acompanhar as demais disciplinas do curso. Windows, Internet, E-mail, Hardwares, Softwares e Periféricos.
CAD 01 o MÓDULO TRIDIMENSIONAL (AutoCAD 2004, Arqui-3D);
BÁSICO, AVANÇADO, MODELAGEM (tutorial de maquete eletrônica), PLOTAGEM (arquivos vetoriais).
Conhecer e aprender a utilizar o computador como ferramenta no processo investigatório projetual em arquitetura, montando maquete eletrônicas no espaço virtual. Aprender e praticar os programas computacionais (recursos de investigação tridimensionais) AutoCAD (AutoDesk) e Arqui-3D (aplicativo-Grapho). Conhecer e aprender a utilizar os recursos de impressão em grandes formatos (plotagem). Praticar em Atelier cooperativo.
SUPERFÍCIES COMPLEXAS (Rhinoceros 3D);
Conhecer e aprender a utilizar o computador como ferramenta no processo investigatório projetual em arquitetura, montando maquete eletrônicas com superfícies complexas no espaço virtual. Aprender e praticar os programas computacionais (recursos de investigação tridimensionais) Rhinoceros 3D.
RENDERING E EDIÇÃO DE IMAGENS (Accurender, Photoshop, Premier, 3DStudio VIZ);
IMAGENS ESTÁTICAS, ANIMAÇÕES GRÁFICAS (DINÂMICAS).
Conhecer e aprender a utilizar os programas computacionais destinados a aplicação de texturas, iluminações naturais, artificiais e renderizações (Accurender e 3DStudio VIZ), edição de imagens estáticas (Photoshop), edição de animações gráficas (Premier). Praticar em Atelier cooperativo.
CAD 02 o MÓDULO BIDIMENSIONAL (AutoCAD 2004 e Arqui-3D)
BÁSICO, AVANÇADO, PLOTAGEM (arquivos vetoriais).
Conhecer a aprender a utilizar o computador como instrumento facilitador no processo produtivo de desenhos bidimensionais. Aprender e praticar os programas computacionais (recursos de investigação bidimensionais) AutoCAD (AutoDesk) e Arqui-3D (aplicativo-Grapho). Conhecer e aprender a utilizar os recursos de impressão em grandes formatos (plotagem monocromática e colorida). Praticar em Atelier cooperativo.
APLICATIVOS - SOFTWARES
ARQUITETURA DE INTERIORES (MODULA 3D), PAISAGISMO (AutoLandScape), MODELAGEM DE SUPERFÍCIES COMPLEXAS (Rhinoceros 3D).
Conhecer e aprender a utilizar programas computacionais aplicativos do AutoCAD destinados a customizar comandos para a prática projetual em arquitetura de interiores (Modula 3D), em trabalhos de paisagismo (AutoLandScape). Conhecer e aprender a utilizar um programa computacional facilitador de processo investigatório e de produção de superfícies complexas (Rhinoceros 3D). Praticar em Atelier cooperativo.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS;
APRESENTAÇÃO GRÁFICA - impressa (Corel Draw), APRESENTAÇÃO GRÁFICA - dinâmica oral (Power Point), APRESENTAÇÃO INTERATIVA - (Flash), PLOTAGEM - arquivos híbridos (imagens + vetores).
Conhecer e aprender a utilizar programas computacionais facilitadores das tarefas de: apresentação gráfica estática impressa (Corel Draw), apresentação gráfica dinâmica-oral (Power-Point), apresentação gráfica interativa (Flash). Conhecer e aprender a utilizar os recursos de impressão em pequenos e grandes formatos (plotagem). Praticar em Atelier cooperativo.
COMUNICAÇÃO E MARKETING;
INTERNET - troca de informações, WEBDESIGN - montagem de página na Internet (Site).
Conhecer a aprender a explorar os recursos oferecido pela Internet (rede mundial de computadores). Comunicação híbrida (desenhos, textos, imagens, animações). Aprender a montar uma página da Internet para disponibilizar informações (desenhos, textos, imagens, animações).
ATELIER COOPERATIVO DE SIMULAÇÃO DIGITAL
ESTUDOS PRELIMINARES, INVESTIGAÇÃO DIGITAL, PRODUÇÃO DE MAQUETE VIRTUAL, UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS MCAD-CAM (maquetes físicas).
Praticar os recursos computacionais ministrados nas disciplinas do curso em tarefa projetual investigatória, característica do estudo preliminar de projeto, em Atelier cooperativo. Experimentar ferramentas MCAD-CAM como facilitadoras de maquetes físicas.
ATELIER COOPERATIVO DE PRODUÇÃO DIGITAL
ANTEPROJETO, PRODUÇÃO GRÁFICA (projetos e documentos), MATERIAL DE APRESENTAÇÃO.
Praticar os recursos computacionais ministrados na disciplina do curso em tarefa produtiva profissional, característica das etapas intermediárias de projeto, em Atelier cooperativo, com ênfase na apresentação dos trabalhos gráficos.
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS - CIBEREXPOSIÇÃO
MONTAGEM DE STAND PARA EXPOSIÇÃO (PRODUÇÃO DO CURSO), ESCOLHA DE MATERIAL A SER PUBLICADO (Site e Impresso - UnicenP).
Montagem de uma exposição com todos os trabalhos do curso. Estabelecer um critério para expor trabalhos gráficos resultantes de investigação e produção digital. Montagem de um Stand interativo.
SEMINÁRIO: CIBERESPAÇO PROJETUAL
APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS, AVALIAÇÃO METODOLÓGICA DOS TRABALHOS, ANÁLISE CRÍTICA DAS POTENCIALIDADES TECNOLÓGICAS.
Apresentar graficamente e avaliar os trabalhos produzidos durante o curso. Avaliar as potencialidades tecnológicas disponíveis. Avaliar a metodologia projetual dos trabalhos. Fazer uma abordagem crítica sobre a representação digital no processo projetual da arquitetura.
Falowz.