Dúvida - qualidade do render

Por: Raphael75  

Em: 14/05/2009 09:38

Desculpe se a pergunta parece um pouco idióta, mas é uma dúvida que me ocorreu. Se eu renderizar uma imagem com uma boa configuração do vray em 640x480 é a mesma coisa que renderizar (com a mesma config) uma imagem de 1600x1200 e depois dar um crop de 640x480? Seria apenas para visualizar na tela. Obrigado!
ae cara... normalmente eu salvo a imagem em *.tiff com 300dpi e abro no PS pra fazer alguma alteração. pelo menos, no meu ponto de vista, ainda nao vi perda de qualidade. depois de feita a alteração, eu savo em jpeg com a maxima qualidade.
Mas minha dúvida é quanto a exibição na tela, queria renderizar algumas imagens só pra tela e o tamanho de 640x480 fica do tamanho ideal. Mas queria saber se eu renderizar direto em 640x480 se não perco a qualidade das texturas e iluminação. Se eu renderizar em 1600x1200 e depois "cropar" pra 640x480 fica a mesma coisa ou aparece mais detalhes da textura com a imagem maior?
com a resolução maior, vc podera ver com mais detalhes as texturas. mesmo vc "cropando" nao ficara com a mesma perfeição do q com 1600x1200.
Vc vai perder tempo a toa. Renderizar com 1600x1200 demora muito mais do que renderizar em 640x480 com a mesma configuração. Então não vale a pena renderizar grande e cropar. Se vc quer a imagem com 640x480 renderiza nessa resolução que vai ser muito mais rápido e o resultado é o mesmo. Na imagem com 1600x1200 aparece mais detalhes, mas quando cropar ficará igual a imagem de 640x480.
UERJ
Obrigado pelas informações. Só pra complementar. Daria diferença se fosse para impressão, certo? Pq teria que salvar a imagem grande e dar um crop pelo menos com 300dpi, certo?
Vc nunca vai usar o crop. Vc tem que saber exatamente o tamanho da imagem que precisa renderizar e vai renderizar exatamente neste tamanho. Renderizar maio do que precisa é sempre uma perda de tempo. Para renderizar em 300 dpi vc vai no rendering>print size e bota o tamanho lá, ai vai renderizar no tamanho certo com 300 dpi.
UERJ
Então...espero não estar falando besteira, mas até onde sei, a visualização na tela é de 72 dpi...então, se o seu projeto for somente para visualizar na tela, não se preocupe em renderizar com qualidade maior do que isso....qualidade de 300dpi é para impressão de alta qualidade. Mas tem muito lugar q imprime com menos do q isso (240....200). O tamanho da imagem é uma coisa e dpi é outra. DPI é a quantidade de pontos por polegada (qualidade). Os clientes geralmente pedem uma imagem A3 300dpi pq se precisarem fazer um outdoor eles podem esticar essa imagem...pq a impressão de outdoor, se não me engano é perto de 72dpi. Abraço, Sander
Amigo eu acho que vc ou vc nao está explicando sua duvida direito ou entao nao esta usando o termo certo. O crop serve para vc utilizar apenas um pedaço da imagem. Pelo que vc falou acho que vc quer renderar grande e depois dar uma encolhida na imagem ne? Se for isso é besteira. nao vai ter diferença nenhuma. Esse recurso so é usado em ilustraçao 2d digital. Devido a quantidade de pixel é melhor trabalhar com uma resoluçao muito maior do que a final de depois dar saida num tamanho menor. Outro detalhe. Se vc fizer um render com uma reoluçao alta, vc precisa se certificar se seus mapas tem resoluçao suficiente pois senao eles irao borrar no render em alta.
Raphael75 Hoje em dia a maioria das pessoas usa resolução de tela maior que 640 x 480. O normal para pcs ruins é 800 x 600 e para pcs mais novos e melhores 1024 x 768, Então para teu cliente usar em resolução de tela faça a imagem em 800 x 600 que é melhor do que 640 x 480 e não demora muito mais. Marco.
Marco.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 898

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.