Problemas com visualização do boolean

Por: luigi  

Em: 15/05/2009 12:09

Estou começando a trabalhar com 3ds max comecei a fazer alguns tutoriais e estou com problemas em aplicar um boolean de textos em um cubo, eu pego um texto faço um bevel coloco no cubo e dou um boolean, a ação acontece, o problema é que não consigo visualizar na viewport (smooth_highlights) e nem na renderização e isso só acontece com algumas letras, por exemplo com a letra "C" não funciona, mas a letra "E" consigo visualizar normalmente, tenho quase certeza que é problema ou na capacidade do computador ou em configurações da viewport quanto nas configurações do render. Gostaria que me ajudassem. Obrigado.
Bem vindo, Luigi. Pode ser problema com placa de vídeo, sim. Mas tente o seguinte: 1 - Antes de fazer o Boolean, converta todos os objetos em Mesh ou Poly. Faça uma cópia antes dos objetos, para não perder os originais caso queira fazer alguma alteração. 2 - Aplique o Pro Boolean, ao invés do Boolean normal. Ele está presente a partir da versão 9 do Max, se eu não me engano. Vê se agora vc consegue visualizar o resultado em shade. Abraço,
Valeu Leandro, vou tentar estas opções. Me tira outra duvida (sem querer explorar), Eu trabalho em uma empresa onde faço projetos mecanicos com o autocad 2d e 3d e estamos implantando animação em projetos mecanicos mas que esteja vinculado a movimentos da natureza por exemplo uma instalação submarina com movimentos do fundo do mar com realismo e coisas do tipo, algumas pessoas aqui na empresa trabalham com o inventor mas acho que não me dará todo o suporte de realismo do max por isso optei por ele, no entanto, estou na duvida se o max me dará uma precisão na modelagem de acessorios mecanicos em escala, já que me disseram que importar peças em 3d do autocad fica um pouco inviavel devido a quantidade de faces que o autocad cria num solido, o que vc me aconselharia.
Cara, o Max, assim como outras suites 3D, não é um software de precisão. É um software de arte. Pra visualização de produtos e animações do gênero, é melhor modelar num software CAD, como o Inventor e renderizar e fazer as animações no Max. Sobre o peso da malha, vai depender de como vc vai exportar. Normalmente, software CAD, exceto o AutoCAD, modelam usando NURBS. Exportar em IGES, na minha opinião, não será uma boa, apesar do modelo no Max continuar como NURBS, mas vai ficar pesado. Minha experiência com esse tipo de trabalho, é mais com AutoCAD e Solid Works. Modelos 3D feitos no AutoCAD, são bem aceitos pelo Max, por causa do arquivo DWG. No Solid Works, eu tinha que pedir pra salvar em SAT, inserir no AutoCAD pra salvar em DWG e abrir no Max. Mas o Max, a partir da versão 9, importa o arquivo do Inventor, mas não sei como fica. De qualquer forma, o CAD vai te dar mais suporte pra modelagem técnica e o Max pra gerar a imagem realista e animação. Grande abraço,
Deve ser porque o boolean estragou a malha, no max não é igual no autocad que o boolean é perfeito. No max o boolean não funciona muito bem, coisas simples vc pode usar, mas boolear um texto vai dar problema e vc vai ter que editar a malha na unha para arrumar. O jeito de modelar no max é muito diferente do autocad, vc vai ter que se adaptar e esquecer do jeito que fazia no autocad. Depois do max 2009 tem o pro boolean que é melhor, mas também dá problema em alguns casos. Vc pode modelar no autocad e importar no max em escala. A quantidade de faces vc controla na importação, olha essa faq: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14688
UERJ
Valeu pelas dicas, tô caindo dentro do max no trabalho e em casa, um dia chego na experiencia de vcs. agente se fala.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 902

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.