HDRI some no projeto?!

Por: Krakatoa  

Em: 20/05/2009 21:44

Ops! tive um probleminha..... " Com a mr sky no daylight vc pode colocar o hdri no shader do physical sky..." como assim, pode explicar melhor?! Não entendi esta etapa....quando apliquei o Daylight, obtive o céu azul até aí tudo bem....
Boa noite Krakatoa. Quando vc cria o daylight na vista e muda para a luz mr sky aparece uma mensagem perguntando se vc quer que coloque o physical sky no environment, se vc deu ok o physical sky está no environment, se vc não deu ok está sem o shader no environment, mas vc pode colocar manualmente. Tecla 8 pra abrir a janela do environment e olha se o physical sky está lá, se não estiver vc clica no botão none e coloca o physical sky. Depois vc abre o material editor e arrasta o shader physical sky do environment pra um slot qualquer no material editor, vai dar uma mensagem e vc tem que escolher instance. Que ai quando vc modificar o shader no material editor também modifica no environment. Seleciona o shader no material editor que vc vai ver o lugar pra colocar a imagem de BG.
Ah! Tá! Então estava fazendo tudo certo, só me perdi na sua explicação e achei que fosse uma maneira diferente da que tinha aprendido. Bom resumidamente com todas as informações e experimentos só tenho uma pergunta a este respeito dos HDRI. Se eu usar o sistema daylight + HDRI, terei-o apenas como BG, certo?! Como normalmente estes arquivos são de grande tamanho, já encontrei alguns HDRI com mais de 256 Mb logo se eu desejar apenas um BG na cena, posso me valer de outras formas de arquivos e tamanhos menores por exemplo? Jpeg etc...? Ou não tem nada haver quanto ao processo no render este tamanho, se é HDRI ou Jpg de qualidade etc...se desejo apenas BG? thanks again! Roma Krakatoa
Não é pelo daylight que o HDRI fica só no BG, é por causa da mr sky, se usar o daylight sem a mr sky e botar a skylight no lugar vc usa o BG pra iluminar a cena> Mas não é bom iluminar a cena com HDRI em alta resolução, fica feio e cheio de manchas, tem que botar o FG no máximo e vai levar muito tempo de render. Pra iluminar com HDRI vc usa imagens pequenas e bem borradas, vc bota a imagem pequena e borrada na skylight pra iluminar e a imagem em alta resolução no BG pra aparecer legal de fundo. Pra BG pode ser imagem JPG mesmo, se vc usar imagens muito grandes em qualquer lugar, até nas texturas, vai dar falta de memória na hora de renderizar.
UERJ
Ok! Entendi! Lembro-me agora das famosas texturas da Arroway que se não me engano são grandes em Mb's. Pelo que li em um pdf são assim para poderem ter mais realismo etc...logo julguei ser o mesmo com HDRI's. Aliás preciso saber se no caso dos PNG's da Arroway que são grandes pode-se converte-los no PS para outro formato e tamanho menor sem perder as propiedades ou se não é recomedado fazer isso...baixei um sample no site e ele veio com 24 Mb numa textura "wood". O max "chorou" um pouquinho...rs..
Se vc tem a textura grande vc tem a pequena também, mas se tem apenas a pequena vc fica limitado. É bom ter textura gigante pra casos que vc vai aproximar muito da câmera, mas se for de perto ou a média distância é melhor diminuir a textura no photoshop pra não pesar na memória.
São Paulo Futebol Clube
É como disse o Alberto. Mas o mental ray tem um recurso pra usar texturas gigantes sem pesar na memória. Vale a pena usar em animação quando vc tem que aproximar muito a câmera do objeto.
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 730

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.