HDRI some no projeto?!

Por: Krakatoa  

Em: 20/05/2009 21:44

Boa noite pessoal! Sou novo no fórum e esta é minha primeira participação. Estou tendo um problema no Max. Fiz download de uma cena para estudo de iluminação e HDRI no ambiente. Tudo certo quando abro a cena e renderizo, Mas se por acaso eu abrir o material editor e tentar substituir o HDRI por outro arquivo em meu HD, este além de ficar black no slot e anterior que fazia parte do arquivo também some. Mesmo dando CRTL+Z etc...Na verdade nem tenho um preview na janela em que vou buscar o arquivo HDRI, também fica preto. Quando abro o material editor da cena baixada, o hdri esta lá visível no slot, clicou nele ou tentou substituir e ele já some e fica "black" e desaparece no render. Na verdade encontrei um tutorial em um site e nele o hdri é colocado unicamente em uma esfera ao redor dos objetos modelado, mas não consegui por causa do erro. Na verdade o problema é, não ter o preview no slot do material editor o arquivo hdri e consequentemente no render!!! Estou usando o Max 2010 trial. Será que é alguma limitação da versão? Obrigado. Roma Krakatoa
krakatoa, em primeiro lugar bem vindo ao forum. veja se a cena veio acompanhada dos arquivos hdr tb, se veio talvez vc tenha que reapontar o do material editor para ele pq com certeza ele está puxando de um lugar errado. as vezes mesmo a textura ou a foto nao estando mais no lugar correto ela continua aparecendo no material editor pq ali é criado um "preview" do material q fica na memoria abraço
Meu, eu nunca vi isso de clicar na esfera do material e ele sumir, o arquivo deve estar com problema.
UERJ
Bem, abri o mesmo arquivo em um Max full e não trial de uma agência que conheço e lá não deu pau. Criei um novo projeto(cena) e tentei puxar um arquivo HDRI pelo material editor, sem problemas, apareceu o preview na janela de busca etc...apareceu no slot de materiais o preview etc...a mesma operação na minha versão trial sem chance!!! O arquivo não está corrompido e tem todos os materiais da cena...bem creio mesmo que é minha versão de avaliação pois os resto esta tudo igual ao software da agência. Obrigado pela boas vindas e "bola pra frente"...rs... Roma Krakatoa
Eu tenho a versão trial e funciona normalmente. Acho que é algum pau no windows, no pc ou no max que vc instalou.
UERJ
Aliás, qual a diferença (benefícios) entre aplicar um HDRI no environment unicamente ou em uma esfera ao redor dos objetos? Pelo que notei, são duas técnicas diferentes!
Boa noite. A diferença fica por conta da iluminação que vc vai usar. Se vc for fazer iluminação externa com o sistema daylight e physical sky, não pode colocar a esfera em volta da cena, pq a luz mr sky não vai iluminar o projeto. O daylight é a forma mais fácil de fazer iluminação externa e fica muito bom, mas tem outras formas e em algumas tem que criar a esfera em volta da cena pra não deixar os photons escaparem para o espaço. O normal é fazer cena externa só com FG, se for usar photons tem que criar a esfera envolvente.
Ok! Entendi! E qual luz seria indicada para criar efeito da luz e sombra de um dia ensolarado semelhante a do arquivo HDRI escolhido se no caso ele for de uma foto de céu claro aplicado em uma esfera? Já sei que o daylight não é recomendado. Pergunto pois, pode um HDRI de um dia ensolarado criar aquela luz e sombra do sol como o daylight do MR? Aliás a imagem abaixo apareceu um efeito estranho no reflexo dos materiais. Usei uma skylight, apliquei o environment+HDRI+32bits+inseri em um slot no Materials+spherical+Logrthimic Exposure... e usei materiais do Arch&Design com FG e AO...settings padrão! Alguém pode ajudar? Obrigado. Roma
Boa noite Krakatoa. O daylight é o mais recomendado sim, pq é o mais fácil e dá bons resultados. Com a mr sky no daylight vc pode colocar o hdri no shader do physical sky e ele vai aparecer no bg, mas não vai usar o hdri pra iluminar, vai iluminar com a mr sky. Vc pode desligar a mr sky no daylight e criar uma skylight na cena, ai vai iluminar com o hdri. Vc precisa ver que o hdri faz a iluminação global, que vem do céu por todos os lados, ai cria a sombra difusa bem borrada. A sombra nítida do sol não faz com o hdri, por isso que precisa da mr sun ou de outra luz pra simular o sol. Iluminar só com hdri deixa o render muito pesado, não vale a pena. No exposure use o mr photographic exposure em vez do logarithimic, é bem melhor e tem mais recursos. O problema no reflexo do material é pq tem pouco samples no glossiness, reflexo borrado precisa de bastante samples. Ou então liga o fast interpolate se não for animação.
:D Show! Nada como a disposição em ajudar! No momento estas dicas são fundamentais para me ambientalizar no Max, pois sou usuário mais anvançado no Blender e é claro, encontrei certa dificuldade ao migrar, mas com bons resultados e indiscutíveis progresso na tentativa de obter renders fotorealísticos. Já estou me preparando para o curso da 3D1 de maquete eletrônica. Obrigado pela ajuda, foi providencial! Para mim este tópico esta RESOLVIDO. ;)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 821

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.