Arquivos tipo .obj - o que são?

Por: Abu Khan  

Em: 21/05/2009 16:44

Olá, boa tarde... Por favor, alguém poderia nos oferecer alguma informação sobre arquivos do tipo .obj? Por exemplo, o que são? Como são originados? Que programa os edita? O 3DS Max 6 tem algum editor que os crie ou, perguntado de outra forma: há como salvar um projeto qualquer como .obj? Estou utilizando um programa gerador de plantas (arquitetura) que salva e importa .obj sem qualquer problema. Deveria também importar .3ds, mas não consegui êxito nisto. Tenho um arquivo em .3ds e gostaria de convertê-lo para .obj, contudo não consegui descobrir como fazê-lo. Sou inteiramente novato no 3DS. Agradeço se alguém tiver como nos auxiliar nisso...
Abu Khan aprendendo a modelar em 3D
OBJ é um arquivo de modelo 3D, acho que foi criado pelo Maya mas hoje a maioria dos softs usa. O max importa e exporta OBJ, mas o Max 6 é muito antigo, pode ser que ele não entenda o OBJ criado em programas mais novos. Se vc pegar uma versão mais nova do max vc abre o OBJ normal e exporta normal. Também pode abrir o 3DS e exportar em OBJ ou vice versa. Tenta ai, usa o file>import do max pra importar o modelo 3DS, depois usa o File>Export pra exportar em OBJ.
UERJ
Prezado Robson, boa tarde... Muito obrigado pela resposta objetiva e precisa. Estava a pensar sobre isso e, de fato, o 3DS Max 6 não tem o .obj nem nos imports, nem nos exports. Parece que não reconhece o formato. Muito obrigado mesmo. O jeito será atualizar o software. Forte abs.
Tem um plugin pra importar obj http://www.guruware.at/main/objio/index.html Veja se funciona no max 6
V-Ray 1.5 Addict
Prezado Carlos, bom dia... Muito obrigado pelo auxílio. Todavia, minha necessidade no momento seria a de exportação. Mas mesmo assim, sua dica é valiosa. Vou tentar, com certeza. Valeu! Abs.