Arquivos tipo .obj - o que são?

Por: Abu Khan  

Em: 21/05/2009 16:44

Olá, boa tarde... Por favor, alguém poderia nos oferecer alguma informação sobre arquivos do tipo .obj? Por exemplo, o que são? Como são originados? Que programa os edita? O 3DS Max 6 tem algum editor que os crie ou, perguntado de outra forma: há como salvar um projeto qualquer como .obj? Estou utilizando um programa gerador de plantas (arquitetura) que salva e importa .obj sem qualquer problema. Deveria também importar .3ds, mas não consegui êxito nisto. Tenho um arquivo em .3ds e gostaria de convertê-lo para .obj, contudo não consegui descobrir como fazê-lo. Sou inteiramente novato no 3DS. Agradeço se alguém tiver como nos auxiliar nisso...
Abu Khan aprendendo a modelar em 3D
OBJ é um arquivo de modelo 3D, acho que foi criado pelo Maya mas hoje a maioria dos softs usa. O max importa e exporta OBJ, mas o Max 6 é muito antigo, pode ser que ele não entenda o OBJ criado em programas mais novos. Se vc pegar uma versão mais nova do max vc abre o OBJ normal e exporta normal. Também pode abrir o 3DS e exportar em OBJ ou vice versa. Tenta ai, usa o file>import do max pra importar o modelo 3DS, depois usa o File>Export pra exportar em OBJ.
UERJ
Prezado Robson, boa tarde... Muito obrigado pela resposta objetiva e precisa. Estava a pensar sobre isso e, de fato, o 3DS Max 6 não tem o .obj nem nos imports, nem nos exports. Parece que não reconhece o formato. Muito obrigado mesmo. O jeito será atualizar o software. Forte abs.
Tem um plugin pra importar obj http://www.guruware.at/main/objio/index.html Veja se funciona no max 6
V-Ray 1.5 Addict
Prezado Carlos, bom dia... Muito obrigado pelo auxílio. Todavia, minha necessidade no momento seria a de exportação. Mas mesmo assim, sua dica é valiosa. Vou tentar, com certeza. Valeu! Abs.
Em adição a resposta anterior (Carlos)... Fui lá e vi o plugin... na realidade são dois, tanto para importar como para exportar (este último só para o 3DS Max). Interessante, é possível que resolva, de fato, meu problema atual. Mais uma vez, obrigado. Abs.
Ainda sobre os plugins de Guruware... pena, mas parece que só funcionam corretamente a partir da versão 7 do 3DS Max... Mas mesmo assim, é interessante saber que o recurso existe. Abs.
o OBJ eh um formato usado para transportes de modelos entre softs, jah eh um formato meio antigo e tem algumas limitações, mas todos softs de 3d importam e salvam nesse formato... agora q a autododesk eh dona de tudo acho q vao melhorar a integração entre os softs e com certeza algum formato melhor vai se tornar padrão pra isso abraço
Abu, procura nestas páginas que tem um plug-in de obj com certeza http://www.maxplugins.de/max6.php?range=Import%20/%20Export&sort=Author Nesta página estão os plug-ins de import/export para o max 6, procura nesta listagem que vc acha.
UERJ
Prezados Cesar e Robson, bom dia... Obrigado pelas dicas e orientações. Vão ajudando a compreender o universo do 3DS. Valeu mesmo. Abs.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 845

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.