Ajuda com SHAPEMERGE- gravando uma shape em um editable poly

Por: PedroLobo  

Em: 25/05/2009 23:19

Oi pessoal! estou fazendo um anel... as formas em volta do anel sao shapes que eu vetorizei e importei em formato .ai (illustrator) pelo 3ds (9) coloquei elas em volta da forma basica do anel agora quero dar shapemerge para gravar uma por uma no tubo (editable poly) mas cada vez que seleciono um shape e coloco pick operand B (ja estao em editable spline e ja tentei transformar em editable poy tb) nao aparece a opção de clicar no tubo pra concluir a operação, ou seja é como se o tubo nao estivesse ali... quando tento fazer o contrario e começar pelo tubo, o mesmo ocorre com as shapes... alguem pode me dar uma força nisso? :) muito obrigado!!
Boa noite. Não vai dar certo, vai distorcer a malha do tubo, não vai poder aplicar turbo smooth e vai dar muitos erros na projeção. Um objeto assim é melhor modelar em nurbs, pq em poly vai ser difícil. Mas pelo menos 1 shape merge era pra funcionar, mesmo dando erro na malha. Vc está clicando no tubo pela vista front ou left? Pela perspective não funciona.
É Pedro... Ou vc modela em NURBS ou vc modela esses detalhes em poly, na raça mesmo... Mas sem preguiça, hehehehehe Determinados detalhes, são assim mesmo. Se vc souber eculpir e usar o ZBrush, vc pode esculpir esses detalhes nele, gerar um mapa de displacement. É outra opção. Abração,
Não sei como são esses detalhes que precisa, mas pelo que tou imaginando aqui, displacment funcionaria tranquilo....(o displacment que digo é o vraydisplacment, e tem um do MR tb mas não sei o nome.... não o default (pois depende da malha))
http://www.fengel.com.br
Malcon: eu estava na perspective :S tentei fazer na lateral e top e tb nao funcionou, atribuo isso ao livre-arbítrio que o 3d studio max parece ter... :D obrigado! Leandro: na raça ta louco, hehehehehe haja braço e tempo...estou tentando com o displace... o zbrush eu sei, mas teria alguns inconvenientes de usar o zbrush, pois eu nao domino o suficiente para fazer cosas como importar uma imagem de referencia nele, e distribuir as shapes em volta para ficar homogeneamente bem-distribuido... obrigado pelas dicas! Flavio: Obrigado pela ideia do displace, eu acho que é mais ou menos por aí que eu vou seguir... eu usei um mapa de displacement comum com os vetores das formas em um plane, e dei bend nele... agora tenho q dar um jeito de passar as formas do plane para o tube... talvez com o boolean (q no max é meio ruim...:/) ou tentar usar o displace direto no tube tb... mas a ideia do displace me ajudou muito em um outro projeto (pulseira) que eu estava ha um tempao fazendo no braço e nao tava nem na metade ainda, e com o displace eu matei a charada rapidinho usei num plane, dei shell e depois bend.. a texturização e iluminação esta tosca ainda, mas posto aqui pra vcs verem... obrigado!!
Ummmm vou pensar aqui se tem algum outro jeito
http://www.fengel.com.br
blz aguardo entao... postarei o progresso do anel... abraço! :)
Não entendi. O resultado que vc quer é essa da imagem? Se for, não é com displacement. Eu faria assim: 1- Desenha a forma aberta. O retângulo com os cantos arredondados e seus detalhes. Tudo será spline. Dá um attach em tudo pra ser uma spline só. 2 - Extruda pra dar a espessura 3 - Aplica o modificador Subdivide para aumentar a resolução da malha 4 - Aplica o Bend Abração,
Oi Leandro! Acho que ficou confuso meu post, pois eu comecei com um modelo e postei outro em seguida... é assim: o anel (primeira imagem) eu ainda nao fiz, mas foi pra ele que fiz este topico, para solucionar a duvida de shapemerge ou descobrir outra forma de faze-lo (foi + ou menos o que aconteceu)... daí com a ideia de usar o displace eu solucionei um problema que eu vinha tentando resolver "no braço", de uma pulseira... eu estava editando poly-by-poly em cima de um vetor de referencia... mas pelo numero de detalhes dela, da pra ver o quanto eu apanhei pra fazer metade dela, e ainda faltava um monte... daí eu fiz com displace e ficou esse resultado aí (segunda imagem), que em termos de modelagem é exatamente o que eu queria... só o anel eu ainda nao peguei pra azer, pois me empolguei e fiz a pulseira com esta tecnica... mas assim q der eu posto o anel tb, e provavelmente surgirão outras duvidas, e entao poderei "assessorá-las" com vcs.. deu pra entender :) :) :) ? grande abraço!
Blz... De qualquer forma, fica aí uma outra forma de chegar no resultado da segunda imagem. Abraço,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 842

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.