Malcon: eu estava na perspective :S tentei fazer na lateral e top e tb nao funcionou, atribuo isso ao livre-arbítrio que o 3d studio max parece ter... :D
obrigado!
Leandro: na raça ta louco, hehehehehe haja braço e tempo...estou tentando com o displace... o zbrush eu sei, mas teria alguns inconvenientes de usar o zbrush, pois eu nao domino o suficiente para fazer cosas como importar uma imagem de referencia nele, e distribuir as shapes em volta para ficar homogeneamente bem-distribuido...
obrigado pelas dicas!
Flavio: Obrigado pela ideia do displace, eu acho que é mais ou menos por aí que eu vou seguir... eu usei um mapa de displacement comum com os vetores das formas em um plane, e dei bend nele... agora tenho q dar um jeito de passar as formas do plane para o tube... talvez com o boolean (q no max é meio ruim...:/)
ou tentar usar o displace direto no tube tb...
mas a ideia do displace me ajudou muito em um outro projeto (pulseira) que eu estava ha um tempao fazendo no braço e nao tava nem na metade ainda, e com o displace eu matei a charada rapidinho
usei num plane, dei shell e depois bend.. a texturização e iluminação esta tosca ainda, mas posto aqui pra vcs verem...
obrigado!!