Problema com BSP2 e Ambient occlusion

Por: contato_indireto  

Em: 29/05/2009 13:49

Descobri que quando se habilita o BSP2 na aceleração de Ray Trace certos efeitos como o ambient occlusion desaparecem em materiais que fiquem atras de objetos que tenham mapas de opacidade aplicados. Até agora a única solução que consegui encontrar foi desabilitar o bsp2 e usar o bsp normal. As minhas árvores com folhas que usam mapas de opacidade estavam ficando muito lavadas por causa do problema, agora tudo fica muito melhor. Infelizmente os tempos de render aumentam um pouco e lilita o uso de memória. Alguém conhece alguma solução pra usar o BSP2 e não ter o problema?
Tu mudou pra segment nas sombras bicho? O simple é a sombra mais básica, muda pra segment pra ver se funciona.
Deus é maior!
Mesma coisa. Lembrando que o problema não é nas sombras. Como você pode ver acima, na transparência do objeto da frente a sombra do de trás aparece mas o occlusion não. No caso de árvores em frente a uma casa isso evidencia a presença da geometria oculta das folhas pelo desaparecimento do AO.
O ambient occlusion não reconhece transparência em nenhum render. Mas tem umas tretas que dá pra fazer, olha esse tutorial: http://3dsmaxrendering.blogspot.com/search/label/ambient%20occlusion
UERJ
Olha, eu entendo o que quer dizer, mas a questão não é essa. Não quero que o ocllusion respeite a transparência e não interaja com a geometria ivisível. A questão é que o efeito de occlusion atrás de transparências, mesmo que distante das geometrias desaparece, apenas quando usamos o BSP2. Se prestar atenção nas imagens que postei vai ver perfeitamente o que estou dizendo. Sei que pro resto é como é e já tenho meus macetes. Porém não queria ter que ficar sem poder usar o BSP2 em cenas gigantes com geometria complexa apenas porque as árvores ficam um lixo. Logo vou postar uma imagem de uma árvore com BSP normal e outra com BSP2.
Resolvida a questão. Obrigado pelo interese e sugestões!!!!! Abraços a todos!
Opa contato_indireto, eu não tinha presenciado esse problema, é esquizito mesmo. Como vc resolveu?
UERJ
Resolvi criando um material Mental Ray pois é completamente compatível com o mental ray (óbvio) e trabalhei com shaders aí resolvido. Mas esse problema era só evidente ao usar o ambient occlusion dos materiais arch&design incorporado porque pela técnica de render pass e foto composição não há esse problema. a não ser que a transparência seja aplicada em um material arch&design. Enfim, o problema está na utilização simultânea de materiais arch&design com mapas de opacidade e o BSP2 do mental ray.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 791

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.