Vale mesmo à pena investir em computação gráfica?

Por: Abu Khan  

Em: 30/05/2009 15:04

Boa tarde a todos. Vejam, venho lá de trás, dos idos de 1969... tempo dos cartões perfurados, dos velhos e gigantescos mainframes, quando computação era coisa de privilegiados e uma máquina com 512MB de RAM uma utopia jamais sonhada então... Queria ser um escovador de bits e tinha que entender um pouco de Assembler... a coisa toda era na base de UNs e ZEROs mesmo. Sistema operacional? Bom vc.tinha o bom e velho DOS, alguns sabores de UNIX e uns trecos que já nem me lembro mais o nome... em casa, tinha um Apple TK-3000-II, uma verdadeira jóia, para a época. De lá para cá vim me deslumbrando a cada passo que a informática deu. Os inovadores PCs, o revolucionário XT, o fabuloso 386, o 486, a geração dos Pentiums e tudo isto que hoje temos... Escrevi programas em Assembly, passei a usar o Basic, conheci o DBase II, utilizei intensamente o Clipper, depois o DBase V, migrei para o Delphi e hoje brinco um pouco com PHP, Java, JavaScript, CSS, XML, MySQL e outros brick-a-brack em voga... Tem sido uma longa estrada... mas não se iludam... nunca fui um gênio dos bits. Longe disto... jamais sequer entrei para o seleto mundo dos experts em informática... Fiz um curso de Análise de Sistemas depois de já "velho" para o ramo e jameis fui empregado de qualquer das grandes empresas da área... eu não passava no tal do Psicoteste... que era a forma que as grandes utilizavam para eliminar quem não alinhasse com os interesses deles... havia (e ainda há) na área, uma coisa que brasileiro diz que não existe aqui: racismo! Curioso, igual a grande maioria dos brasileiros, não sou negro; mas é óbvio que tenho ascendência negra; misturado com italiano, holandez, portugues e índio, pasmém! Pois é, a industria da computação nunca gostou muito de preto e usavam o teste psicotécnico para eliminar caboclos tal como eu, que classificava entre os primeiros nos testes de matemática, lógica formal, etc... e não passava no psicotécnico. Reminiscências... Mas aprendi a mexer com computadores e fiz muita festa, sozinho... Hoje (e desde 1990), vivo disto. Fui programador, instrutor, desenvolvedor e hoje uso a máquina para apoiar atividades de turismo ecológico. Tudo por conta própria! Mercado em crise. Sim, há uma crise, embora muitos digam que isso é bobeira. Minha perguntinha (e vem sempre no final...): O mercado de computação gráfica realmente vale à pena? O que é cobrado, hoje, em média, no universo das maquetes eletrônicas? Alguém poderia dizer, sem ferir a ética do setor? Quem é o grande cliente de maquetes eletrônicas? Onde ele está? O que ele espera de nós (digo nós, porque espero aprender a fazer isto e ganhar alguma coisa com isto!) afinal? Como aferir a qualidade do produto? A política das grandes empresas desenvolvedoras de software lhes parece justa?... Bom, espero que tudo isto acenda uma boa discussão sobre o assunto... Desculpem-me ter me estendido tanto, mas as vezes a gente se empolga um pouco... Muito obrigado pela paciência de vcs. Abs.
Abu Khan aprendendo a modelar em 3D
Olha, esse mercado da dinheiro, mas pra ganhar dinheiro nessa área, na verdade praticamente em qualquer área né, ou vc é um trambiqueiro sem vergonha, ou vc é muito bom no que faz. Meio termo da pra dizer que apenas sobrevive. Infelizmente eu acho que os trambiqueiro sem vergonha sempre acabam ganhando mais, hauhauhauhauha, mas como não tenho vocação pra isso eu continuo tentando fazer as coisas do jeito certo :P Creio que só isso já responderia a pergunta, mas vamos aprofundar um pouco o assunto. No mercado de CG tem lugar pra tudo, do trash ao maravilhoso. A diferença é quanto cada um vai ganhar no final do mês, mas lugar tem pra todos. Tem muita gente que diz: [i:e3f9ae42a2]"Putz tem um pessoal sem formação nenhuma que faz uns trabalhos horríveis e ficam estragando o mercado."[/i:e3f9ae42a2] Confesso que já pensei assim, hoje com mais experiência (e idade hehehehe o que muda muito a cabeça da gente) eu me dou conta de que como falei ah lugar pra todos e vc não vai mudar o mundo sozinho como normalmente as pessoas pensam enquanto estão na faculdade por exemplo. Se vc pensar pequeno, vc vai ser pequeno. Porém não adianta pensar grande porque vc apenas vai quebrar a cara, o que temos de fazer é ser realistas e ter objetivos, isso leva a grandeza! Portanto se vc esta iniciando nesse universo do 3d, tenha foco! Defina uma linha de aprendizado para aquilo que vc quer atingir e siga isso, digo isso pq é muito fácil perder o foco e ser levado para coisas que derrepente no dado momento não é importante, isso atrasa o processo. Vc falou em maquetes eletrônicas, bom quem compra esse tipo de produto são construtoras, existem construtoras grandes e pequenas, assim como tem trabalhos bons e ruins. O que não significa que uma produtora pequena possa querer um trabalho ruim, mas talvez não tenha condições financeiras para ter o melhor. Para o mercado de trabalho o que existe é cara de pau, pq ficar de nhênhênhê não leva ninguém a lugar algum, o negócio é como dizia o meu pai, "tem que mete o peito" Bom Abu Khan, pela sua história creio que vc já saiba tudo isso até melhor do que eu, mas muitas pessoas ainda precisam de um chacoalhão pra ver como a vida é de verdade. ;)
Olá pessoal, boa tarde... Tiagodmed, suas colocações enriquecem em muito esse já excelente fórum. Muito obrigado. A idade traz inevitavelmente alguma experiência, mas não livra ninguém da necessidade de ser humilde e aprender com aqueles que, numa determinada hora ou circunstância, estão melhor posicionadas que a gente. É desse prisma que recebo suas preciosas colocações em uma área em que o Amigo é o professor; eu apenas um humilde aluno (e daqueles, tipo juquinha!). Com certeza é por aí... foco, conhecimento do mercado, conhecimento do cliente, necessidades, possibilidades e absoluta atenção às oportunidades, acrescentaria eu. A idéia é criar uma pequena empresa, utilizar a web o melhor possível (para ampliar o horizonte de mercado) - já que não penso sair do interior - e especializar-se e buscar obter a melhor qualidade possível (onde entra a valiosa ajuda da comunidade)... é mais ou menos por essa estrada que pensamos prosseguir. Mais uma vez, obrigado por sua valiosa participação e opinião. Abs.
Abu Khan aprendendo a modelar em 3D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 749

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.