Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

hunterkoon   sao paulo - AC
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Weverson M   Guarapari - ES
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

jackson.arruda   CUIABÁ-MT - MT
damorim1   Diadema-sp - AC
protasio   Ribeirão Preto - SP

Como limitar o MeshSmooth sem afetar nada outras areas?

Por: BMA  

Em: 22/03/2004 22:15

E ae BMA, tudo na paz? Ta ficando muito bom esse modelo heim veinho!!!!! Sempre quis modelar aviões mas não sei nem como começar. Vc pode me dar umas dicas de como vc fez esse ai? Grande abraço, Alex.
Salve comunidade CG !!!!
Ivan, isso q é o bom do fórum, q um tira a dúvida do outro mesmo sem querer ;) Alex, num tem nada demais, basta vc pegar a blueprint do avião q vc quer modelar, colocar num plane de mesmo tamanho da foto e começar a modelar com um plane, e ir extrudando suas edges. É o mesmo modo q se utiliza no tuto do Fiat 500: http://www.3dtotal.com/team/Tutorials/fiat500/fiat500.asp Ah, vai uma imagem usando outra técnica: o Crease do MeshSmooth. 0 -> Smooth total(usado em tudo menos os vidros) 1 -> Smooth nenhum (usado nos vidros) Valeu
Rapaz!!! Até que eu pensei certo aqui. Ontem, fazendo uma pesquisa no 3dtotal, baixei este tuto (do fiat) pra aprender a tecnica usada. Não achei nada pela net sobre modelagem de aviões, dai imaginei que seria pelo mesmo caminho do car modeling. Valeu a dica ae BMA.
Salve comunidade CG !!!!
Oi gente, tudo bem? Realmente é muito interessante uma discussão assim, até lembra a época boa do fórum. Esse lance de "segurar" as bordas para o Mesh Smooth é muito importante, além do vídeo da RedPixel que explica isso pode também ver a matéria escrita pelo Patrick na seção Matérias da Três D1 que explica técnicas de Mesh Smooth. Se fosse possível colocar uma regra, a regra seria: Todo canto vivo tem no mínimo duas Edges para "segurar" o Mesh Smooth. O canto fica mais agudo quando mais próximas forem estas Edges, e fica mais redondo quanto mais distante fores estas Edges. Eu já postei umas imagens de exemplo sobre isso aqui, mas não achei, acho que o fórum já apagou, dá uma olhada nessas que fiz rapidinho para ilustrar o que eu disse. A esquerda em amarelo o Wire do objeto em Low Poly, a direita em azul o objeto com Mesh Smooth usando Interations = 3 Apenas uma Edge em cada canto deixa o objeto uma esfera perfeita depois do Mesh Smooth Com duas Edges bem próximas em cada canto o objeto volta a ser um quadrado, mas com os cantos arredondados Quanto mais afastar essas Edges mais arredondado fica os cantos porque são as Edges que "seguram" o Mesh Smooth. Alguém pode pensar no comando Crease para fazer isso. O Crease que vem a partir do Max 5 é legal mas só funciona corretamente em situações bem específicas, porque normalmente estraga o Mesh ao redor, esse lance das Edges é usado desde os primordios do Max, porque antes só tinha Editable Mesh, e era só assim que "segurava" o Mesh. Nesse caso das janelas o Crease seria útil, porque poderia aplicar nas Borders que ficaram abertas onde deu Detach nos vidros, assim elas ficariam bem certinhas, mas só nas Borders. Abraços
Opa, valeu ae André pela dica ;) Realmente assim tb fica muito bom :joiae:, mas no caso das janelas do avião, o Crease foi o mais adequado Valeu

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707951.

Total de membros registrados: 135517

Últimos membros registrados: aliacacia, tocanu, lucorado, Igor_Hespanhl, oliveiravw, vitoriagp, Boneca 12, Luan Douglas.

Usuário(s) on-line na última hora: 325, sendo 1 membro(s) e 324 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.