Oi gente, tudo bem?
Realmente é muito interessante uma discussão assim, até lembra a época boa do fórum.
Esse lance de "segurar" as bordas para o Mesh Smooth é muito importante, além do vídeo da RedPixel que explica isso pode também ver a matéria escrita pelo Patrick na seção Matérias da Três D1 que explica técnicas de Mesh Smooth.
Se fosse possível colocar uma regra, a regra seria:
Todo canto vivo tem no mínimo duas Edges para "segurar" o Mesh Smooth.
O canto fica mais agudo quando mais próximas forem estas Edges, e fica mais redondo quanto mais distante fores estas Edges.
Eu já postei umas imagens de exemplo sobre isso aqui, mas não achei, acho que o fórum já apagou, dá uma olhada nessas que fiz rapidinho para ilustrar o que eu disse.
A esquerda em amarelo o Wire do objeto em Low Poly, a direita em azul o objeto com Mesh Smooth usando Interations = 3
Apenas uma Edge em cada canto deixa o objeto uma esfera perfeita depois do Mesh Smooth
Com duas Edges bem próximas em cada canto o objeto volta a ser um quadrado, mas com os cantos arredondados
Quanto mais afastar essas Edges mais arredondado fica os cantos porque são as Edges que "seguram" o Mesh Smooth.
Alguém pode pensar no comando Crease para fazer isso.
O Crease que vem a partir do Max 5 é legal mas só funciona corretamente em situações bem específicas, porque normalmente estraga o Mesh ao redor, esse lance das Edges é usado desde os primordios do Max, porque antes só tinha Editable Mesh, e era só assim que "segurava" o Mesh.
Nesse caso das janelas o Crease seria útil, porque poderia aplicar nas Borders que ficaram abertas onde deu Detach nos vidros, assim elas ficariam bem certinhas, mas só nas Borders.
Abraços