Tu está curioso sobre como conseguir um shading parecido com Anime? É isso?
Cara, veja bem, achei esse resultado aí genial, mas tu terá que prestar atenção a algumas coisas pra conseguir o mesmo.
Primeiro, a modelagem ja foi feita nos moldes do anime, de forma bem convincente, se tu ja desenhar anime e conseguir passar as nuances de cada estilo pro 3D, excelente. DIgo, quanto a complecidade dos olhos e a simplicidade de boca e nariz, isso é uma coisa que em 3D é mais complexo de fazer do que parece. ENfim, foque a complexidade do personagem nos olhos.
O Cabelo tem que ser modelado, mas só isso não basta, procure saber sobe como são desenhados os cabelos em Manga/Anime, as linhas deles sempre procuram apontar para um ou dois pontos chave, isso que da o aspecto mais natural dos cabelos dos personagens.
O Corpo e proporção da modelagem também, dentro dos moldes de Manga/Anime.
Segundo, esse shading aí tu conseguirá fazer até com Gradient Ramp ou Falloff do max mesmo, o grande problema está naquele brilho specular do cabelo que mostra nos videos que tu passou, não sei fazer isso direto no max, sei de um plugin que faz, se chama "Pencil+ 2.0", é pago, o site até onde eu sei era em Japonês, talvez tenham passado pra inglês.
Só sei que ele faz no scanline exatamente esse brilho especial dos abelos igual Anime, mas talvez dê pra fazer isso no max também, basta fazer uns testes simples com Anisotropia e toon shading. Enfim, só testando.
Pra ser sincero, agora tu me deixou muito curioso. Eu gosto muito de Anime e ultimamente venho estudando Matte 3D com pintura de cenarios estilo Anime, não tinha pensado ainda em personagens 3D estilizados e "quase" Idênticos aos desenhados, digo quase entre aspas por que o movimento está muito redondo pra Anime. hhehehe ( O que é uma vantagem).
Abraço.