Simulação de Luz Sobre cabelos em Anime [Video]

Por: ISMAR  

Em: 30/06/2009 09:49

Olá pessoal! ta ai a mias perfeita modelagem e simulação de anime q já encontrei algeum tem uma ideia de como chegar a esse nivel e usar essa iluminação ? xD
Boa noite I$M@R. Eu vi umas coisas muito boas feitas com o brazil render e com o final render. Acho que para cartoon estes dois são os melhores mas nunca usei e não sei se são difíceis.
Cara, essa personagem não me parece feita em 3D... me parece animação tradicional. Mas não acho dificil fazer isso ai. É só fazer um molde em 3D para simular o cabelo, botar a luz e animá-la do jeito que quiser. Daí é só renderizar de um jeito que só a luz apareça, saca? Tipo um Alpha. Acho que a galera aqui do site deve conhecer as ferramentas melhor do que eu, mas acho mamão com açúcar. Esqueci de dizer: O cara bobeou nessa cena, pois fez uma simulação de luz em movimento mas deixou o brilhou 2D do cabelo estático. É como se eu fizesse uma cena de uma janela com sol se pondo, mas a luz da sala não muda. T+
www.gandolpho.comwww.vimeo.com/gandolpho
Fala amigios, agradeço muito a atenção, Gandolpho: valei pelas diacas mais isso n é uma animação e sim um modelo em 3D isso q me deixou curioso é justamente oq eu preciso no video seguinte vc pode ver o modelo e o render final em toon quanto a luz dos cabelos em um anime normal 2D axo que aspecto é esse mesmo se n diga ai para n cometer o mesmo erro heheh ^^ abr a todos
Em resumo preciso criar algo assim para um projeto pessoal :-P
cara eu não entendi mto bem o q vc quer.. seria q a luz só afetasse uma determinada area? o cabelo no caso? se for isso vc pode isolar os objetos q serão afetados pela luz, vc seleciona a luz e vai ter a opção exclude... ai vc seleciona o q vc quer excluir... fiz um teste aki com um teapot.. coisa simples pakas... v c é +/- isso
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer www.danilotudisco.com.br
Tu está curioso sobre como conseguir um shading parecido com Anime? É isso? Cara, veja bem, achei esse resultado aí genial, mas tu terá que prestar atenção a algumas coisas pra conseguir o mesmo. Primeiro, a modelagem ja foi feita nos moldes do anime, de forma bem convincente, se tu ja desenhar anime e conseguir passar as nuances de cada estilo pro 3D, excelente. DIgo, quanto a complecidade dos olhos e a simplicidade de boca e nariz, isso é uma coisa que em 3D é mais complexo de fazer do que parece. ENfim, foque a complexidade do personagem nos olhos. O Cabelo tem que ser modelado, mas só isso não basta, procure saber sobe como são desenhados os cabelos em Manga/Anime, as linhas deles sempre procuram apontar para um ou dois pontos chave, isso que da o aspecto mais natural dos cabelos dos personagens. O Corpo e proporção da modelagem também, dentro dos moldes de Manga/Anime. Segundo, esse shading aí tu conseguirá fazer até com Gradient Ramp ou Falloff do max mesmo, o grande problema está naquele brilho specular do cabelo que mostra nos videos que tu passou, não sei fazer isso direto no max, sei de um plugin que faz, se chama "Pencil+ 2.0", é pago, o site até onde eu sei era em Japonês, talvez tenham passado pra inglês. Só sei que ele faz no scanline exatamente esse brilho especial dos abelos igual Anime, mas talvez dê pra fazer isso no max também, basta fazer uns testes simples com Anisotropia e toon shading. Enfim, só testando. Pra ser sincero, agora tu me deixou muito curioso. Eu gosto muito de Anime e ultimamente venho estudando Matte 3D com pintura de cenarios estilo Anime, não tinha pensado ainda em personagens 3D estilizados e "quase" Idênticos aos desenhados, digo quase entre aspas por que o movimento está muito redondo pra Anime. hhehehe ( O que é uma vantagem). Abraço.
Ah, lembrei de mais um detalhe, que eu vi faz muito tempo ja. Não sei se tu ja notou, mas esses renders cartoon costumam pegar toda a complexidade do modelo 3D e isso as vezes fica meio tosco, da aquele aspécto ruim de sombras que mudam muito rapido. Sendo que no Anime as sombras são simples e quase não mudam com qualquer movimento. Pra melhorar isso os caras costumam modificar as normais do modelo, existem varios metodos, mas no geral dão uma espécie de "suavizada" nas normais, assim a sombra fica sempre simples, e sombras que eles querem que não mudem eles desenham em texturas ou vertex paint. Um exemplo disso que estou falando está no extra do DVD do filme "Howl's moving castle". Ah, essa idéia do Exclude é até boa, mas não resolve, e ninguem precisa de mais de uma luz pra fazer shading de Anime, o segredo está todo no material. E os cenários são pré-renderizados, pintados e compostos em Matte, não usam nem uma luz. =P Fui!
as mesmas configurações mas usando material ink'n paint... obvio q o resultado vai mudar de acordo com o modelo... mas acho q é +/- isso.. só tem 2 luzes.. uma vray light tipo esfera pra GI e uma omini pra criar o movimento da luz... pra criar o reflexo é só configurar o highlight do ink'n paint, vc pode até aplicar material nele... eleva a quantidade de paint level e vai acertando os detalhes de borda e talz...
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer www.danilotudisco.com.br
Valeu galera vou aproveitar todas as dicar e aplicar em meus testes segue um teste de animação q fiz, na epoca ate postei aqui na 3D1 mais essa ideia que quero seguir hehe

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 584

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.