DOF no MentalRay

Por: wsj1983  

Em: 30/06/2009 15:23

Aqui está o resultado com fstop alto e baixo. [2 primeiras imagens] E com o DoF desabilitado [terceira imagem]. Como podem ver, o dof da aba renderer tá desabilitado, e o target da camera tá certinho. Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
wsj1983, tenta fazer este efeito com uma cena supersimples, tipo uma esfera sobre um plane, e uma câmera com DOF (mental ray) habilitado, para ver se dá certo, pq é para dar. Só para matar todas as dúvidas de que está funcionando tudo certinho aí no seu max e mental ray. Se funcionar legal, o problema é alguma configuração na sua cena aí da borboleta. abrç

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Dudamel... fiz o que falou... e aí o DoF funcionou direito, como pode ver na imagem. Poderia ser então algum tipo de objeto que eu esteja usando na minha cena da borboleta? Só usei coisas básicas na cena da borboleta. A única coisa que tem de não-básica é o céu... q fiz pelo daylight (mr sun e mr sky). [aliás, só estou usando o mr por causa do céu]
Pelos testes que acabei de fazer [testando elemento por elemento da minha animação]... descobri que quem está causando o problema é o Daylight em conjunto com o DoF. E agora? O DoF foi feito como foi explicado aqui, e o daylight foi feito como está explicado no tutorial da 3d1.
Depois de tanto garimpar no google, achei a solução. O problema é o mr Sky com o DoF mesmo! Achei a solução nesse blog aqui: http://mentalraytips.blogspot.com/2006/11/dof-and-sun-sky-issue.html Na hora de criar o skylight, faz como no tutorial aqui do tresd1 mas, na hora que muda as opções para mr sun e mr sky... e reponde sim no popup que pergunta "do you want to ad a 'mr Physical Sky' environment?" , aí, ao invés de deixar como está, tem que alterar de novo o mr Sky e trocar por Skylight. O resto do procedimento fica igual ao do tutorial. Problema resolvido! o/ Obs.: fica aí a sugestão pro admin, pra acrescentar uma observação sobre isso no tutorial de mr physical sky
que loucura, hein, wsj1983, essa eu não sabia! Mas então tem que usar outra luz, como a skylight, ao invés da mrsky, pois o DOF dá pau com a mrsky? abrçs

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Nada haver bicho! Se isso acontecia foi só no max 9 que foi a primeira versão da mr sky. No post do zap está escrito que o problema é no max 9. Eu testei no max 2009 e ficou perfeito! O problema é causado pelos shaders de lens que a mr sky usa. Se der problema é só desligar o aerial perspecitve que resolve pq desativa os shaders de lens. Não precisa trocar a mr sky pela skylight!
Deus é maior!
É, Bituca... é... eu uso o max 9. Mas... tentei fazer desabilitando o aerial perspective e deu na mesma aqui. Não resolveu não.
Boa noite. Eu uso o max 2009 e 2010. No max 9 eu não percebi se tinha problema pq estava começando e não sabia direito o que era dof. Acho que vale migrar para o max 2009. É melhor que o 9. Estou gostando do max 2010 tbm. Bituca, vc testou no max 2008 também? Pode ser que no 2008 ainda tenha problema.
Tive o mesmo problema no max 9 e fiz do jeito que nosso amigo falou e deu certo,vale apena colocar essa obs no tutorial.
Arquiteto & Urbanista

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 702

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.