DOF no MentalRay

Por: wsj1983  

Em: 30/06/2009 15:23

Olá. Estou tentando usar o DOF do mentalray pela primeira vez, seguindo instruções simples de um outro tópico que encontrei.http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=49759&highlight=depth+of+field Ou seja, estou simplesmente habilitando a opção Depht of Field (mental ray) da minha câmera. Mas isso não tá dando certo... a imagem focada parece estar saindo trasparente... e o fundo sequer está desfocado. Se for algo simples de se fazer, alguem sabe explicar o que devo fazer? Se não, sabem de algum tutorial sobre dof no mr? As imagens são da cena SEM DoF e COM DoF, respectivamente:
fala rapaz realmente é bem simples no mental mas o processo que faço é aplicado no photoshop é o seguinte amigo vá em render elements na aba do render setup click em add e selecione a opção Z depth a ultima opção e de ok vai aparecer as propriedades do z depth elements parameters e faça a distacia do foco com z min que é o mais proximo da camera e z max que seria o limite de foco e render! em seguida vai renderizar duas camadas uma com a imagen de seu render e e outra com z depth que foi criado como alpha channel salve ambas no mesmo lugar e abra o photoshop adicione na mesma layer espero que saiba usar o photoshop senão de dou o retsante da dica to meio ocupado aqui no trampo rss abraço!
estou pelo principio da humildade
Ae, javeson! Então... cheguei a testar esse metodo... o problema é que tô precisando renderizar uma animação... aí, por esse processo via photoshop, teria que fazer um macro pra cada render... o q dificulta demais pra eu poder visualizar pequenas partes da animação, antes do render final. Precisava de um processo todo dentro do 3dmax mesmo... pela praticidade ao animar :/
entendi imaginei como um frame só abraço!
estou pelo principio da humildade
olá, wsj1983 Nem sei se usam DOF diretamente no render para uma animação. Seria muito demorado. Dá para vc compor com o mapa de z-depth (um para cada frame), como o javeson disse, mas em um software de composição de vídeo, como o Combustion, e o After Efects. abrç
Dudamel... ainda que seja demorado... vc sabe pq o meu render está saindo desse jeito?
Oi, wsj1983. Certifique-se de que: Esteja habilitado o Depth of Field (mental ray) da Câmera Esteja desabilitado, logo abaixo: Render Effects Per Pass Que o Target Distance esteja no plano de foco que vc deseja obter (o plano da área que vc quer que seja o centro do foco, onde as áreas mais longes ou mais próximas dela receberão o efeito de DOF). O target da câmera precisa estar posicionado em seu plano de foco desejado. f-stop: teste primeiro com 2 (default).
________________________________________

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Também tem umas coisas do dof na aba renderer na janela render setup.
Boa noite. Os recursos do dof na aba renderer são pra câmera sem target ou quando não quer usar o target da câmera. Ai vc usa um plano de foco fixo. Se for usar o target da câmera como plano de foco, que eu acho melhor, vc só tem que ligar o dof na câmera igual o dudamel disse. Mas tem dois dof na câmera, o do mental ray e o do scanline, tem que escolher o do mental ray. O fstop controla o desfoco, maior fica mais focado e menor fica mais desfocado.
Fiz como o dudamel disse... ...mas a imagem continua aparecendo com essa transparencia da imagem que coloquei lá em cima. Já tentei variar bastante o fstop, mas não mudou nada.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717400.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 993

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.