Rolamento - Animação

Por: 3D Patch  

Em: 05/07/2009 02:27

Olá, pessoas do bem! Tentei muito, mas muito mesmo e não obtive sucesso para animar a imagem acima (rolamento) Não é preciso muito atenção para perceber que as esferas além de girarem no seu próprio eixo (no de cada uma), devem girar entorno do centro do conjunto e ao mesmo tempo "rolando" pelo aro interno, bem como pelo externo, não esquecendo que cada uma destas partes tem giro com velocidades diferentes... complicado, não¿ . Fora que depois de tudo, o rolamento deverá rolar pelo chão tbm. Sofri com Wireparameters, com grupos, links e não consegui... pior foi tentar sincronizar individualmente no "curve editor" ... É que confesso não tenho muita prática no Wire e nem no Reaction Manager e não entendo prá quê serve o TCB Position/ TCB Float, que talvez seja importante nesta empreitada. Se alguém puder me ajudar, por favor, agradeço muito! (não reparem que não apliquei material, fora nas esferas para facilitar o giro individual)
Paz e Luz!
Oi 3D Patch seguinte eu ja fiz uma animação de rolamento e deu certo usando o wire parameters, é só limitar as esferas, em dois eixos tipo x,y ( VA MOTION / ASSING CONTROL , ENTÃO SELECIONE EM ROTAÇÃO O EIXO X E COLOQUE NELE O FLOAT LIMIT E DEIXE OS VALORES EM ZER OU -1 E + 1 E FAÇA O MESMO NO EIXO Y )e no z vc linka ele clicando o direito do mouse wire parametes transform, rotação eixo z e clica na base de fora do rolamento, e o valor do link divide por 20 que no teu caso tem 10 esferas , e mais 10 espaços iguais entre elas, da certinho se vc não entendeu eu te mando umas screens de como fazer espero ter ajudado valew té mais. Ha mais uma coisa antes de vc fazer isso link todos os objetos no centro do rolamento, porque se vc for fazer isso depois vai mudar todos os pivos e bagunça tudo _______________________________________________________________ vejam meu blog www.turmadotelmo.blogspot.com
"Segio" disse: Oi 3D Patch seguinte eu ja fiz uma animação de rolamento e deu certo usando o wire parameters, é só limitar as esferas, em dois eixos tipo x,y ( VA MOTION / ASSING CONTROL , ENTÃO SELECIONE EM ROTAÇÃO O EIXO X E COLOQUE NELE O FLOAT LIMIT E DEIXE OS VALORES EM ZERO OU -1 E + 1 E FAÇA O MESMO NO EIXO Y )e no z vc linka ele clicando o direito do mouse wire parametes transform, rotação eixo z e clica na base de fora do rolamento, e o valor do link divide por 20 que no teu caso tem 10 esferas , e mais 10 espaços iguais entre elas, e com a questão da capa das esferas também faça assim mas divida por 2 e se não der exato vai mudando até obter o valor correto ,da certinho se vc não entendeu eu te mando umas screens de como fazer espero ter ajudado valew té mais. Ha mais uma coisa antes de vc fazer isso link todos os objetos no centro do rolamento, porque se vc for fazer isso depois vai mudar todos os pivos e bagunça tudo _______________________________________________________________ vejam meu blog www.turmadotelmo.blogspot.com
Antes de mais nada, agradeço à vc Segio, em pleno domingo me ajudando! Fiz passo a passo oq vc sugeriu, mas dois problemas: 1- a esfera de cima, tão logo eu digito o calor no float limit, ela cai imediatamente para baixo, e depois de tudo feito ela praticamente não se mexe (limitada em -1 e +1... faz pequennos movimentos, mas não sai do lugar) e... 2 - Não gira no próprio eixo. Consegui algum resultado apenas no wire parameters, linkando a esfera no anel externo, dividindo por 20 e linkando o anel interno ao externo (tudo no eixo Y) fazendo giro negativo... mas a esfera se arrasta... não gira no próprio eixo (isto deixando em belzier float). (sendo vc mais inteligente, descobriu que precisa dividir por 20 -matemática que eu não saberia, e na verdade nem sei se o eixo interno gira em igual velocidade do externo... mas sei, é óbvio, que gira o contrário... he hee)... Eu gostaria de entender prá que serve "Float Limit", se bem que o nome já dá uma idéia, e tbm prá que serve TCB... Outra coisa... tenho as esferas independentes... devo agrupá-las, devem fazer parte do mesmo poly (cada uma sendo um elemento) ou as deixo como estão, cada uma sendo um poly? Sabe, amigo... às vzs me acho folgado, mas se puder me explicar e postar screens, muito agradeço.
Paz e Luz!
olá 3D Patch, já fiz animações de rolamentos e não precisei de fazer o giro real, pois quando colocamos reflexos e mapa de enviroment não dá pra perceber se uma esfera esta girando, isto é, é um movimento aparente. é realmente necessário fazer tudo isto? abraço.
Salve, Marcio.. De fato, cara... mas como preciso fazer este trabalho, e mesmo sabendo que não precisa girar as esferas (apesar dq o cliente quer em alta, com animação de cam e tal, correndo o risco de ele perceber a "não perfeição"), seria legal conseguir, pois há de aparecer situações com links/dependências semelhantes, senão mais complexas ainda... E há vc de concordar que seria algo a mais para enriquecer nosso arsenal... he hee.. Mas valeu, cara... valeu grandão....
Paz e Luz!
Boa dica Sérgio, vou testar tmb.
UERJ
Oi 3D Patch desculpa ai eu acabei te enrolando ao invés de ajudar hehe , mas um erro que acabei fazendo foi fazer vc linkar as esferas na parte externa do rolamento e o certo seria na capa das esferas pois elas vão rolar na mesma velocidade tudo vai rolar automaticamente porque se vc anima a parte externa do rolamento com os calculos certos tudo roda normal, eu vou fazer um mini tuto pra vc mas não vou modelar um rolamento como o teu só vou fazer de uma maneira que vc entenda blz? faço hoje ai carrego aqui . é bom usar essa maneira que como vc disse da pra aprender mais uma hehe. até mais abs __________________________________________________________ www.turmadotelmo.blogspot.com
Bom como te prometi aqui esta o tuto hehe , fiz bem simples mas da pra entender, OBS: para evitar valores diferentes no float limit crie os objetos de frente(front) (imagem 1) Bom pra começar vc linka os objetos da maneira que estão as setas (imagem 2,3,4) Então vamos usar o (wire parameters) link a esfera no cilynde01 em rotação X e no cylinder01 coloque no eixo Z e então multiplique por 20 conecte (se o giro estiver do lado contrario é só vc colocar um valor negativo ) feche agora vamos usar o float limit aqui eu estou usando ele pra limitar a rotação da esfera e fazer com que ela gire na transversal, acredito que seja dessa maneira que gira a esfera num rolamento, se não for vc pode mudar os valores. (imagem 5) Agora vamos fazer o link da parte externa (Tube02) com a "capa das esferas" (Cylinder01) aqui vamos linkar no eixo Z os dois e dividir por 2 (imagem 6) E por fim vamos usar o float limt no Tube02 e no Cylinder01 para evitar que quando vc for girar ele gire nos outros eixos que não seja o Z como mostra a ultima imagem zere os eixos X e Y . E fica assim pra vc girar o rolamento todo use o Tube01 e para animar ele girando use o Tube02 eu carreguei esse exemplo de rolamento se vc quiser baixar ele click aqui http://cid-56647c39c966e8e2.skydrive.live.com/browse.aspx/rolamento PS: Pra vc colocar mais esferas vc tem que fazer os links idividuais se vc copiar ou clonar elas não vai funcionar Espero ter ajudado qualquer duvida pergunte ai desculpa se não ficou muito bom , mas é o meu primeiro tuto aqui na 3d1 hehe Valew té mais ____________________________________________________________ www.turmadotelmo.blogspot.com
Nossa Sérgio, vc fez um tutorial! Vou tentar fazer essa animação tbm!
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 722

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.