como fazer modelagem poligonal?

Por: Thiago ds  

Em: 15/07/2009 12:31

ola pessoal, queria saber como fazer modelagem poly-by-poly, colocar a blue-print eu sei fazer certim, mas queria aprender a modelar com poly. e alguem poderia me ensinar como criar material parecido com o de uma lataria de um carro (metalica), (ou indicar uma tutorial que ensine isso), sei um pouco de 3ds max, mais o que eu considero mais importante nao aprendi. ajudem. grato
Oi Thiago, Sobre modelagem poligonal, aqui no site tem vários tutoriais para iniciantes. Siga-os. Preste atenção nos conceitos. Se vc aprender bem, poderá modelar qualquer coisa sem tutoriais específicos. Abraço,
Ola thiago, como disse o Leandro na seção tutoriais aqui do site tem otimos tutoriais para iniciantes em modelagem poligonal, procure tambem nas noticias exemplos como este http://www.3dimensions.us/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=64 e tambem no site www.scultopintura.com.br voce encontrará varios. abraços.
to lendo sempre tutorias tudo mas, naum acho um q explique simplesmente como criar algo comecando do zero, ensinam apenas com formas primitivas, e tals. procuro pela net toda ateh na ajuda do 3ds max, mas sempre ensina, vai qui aumenta tal, arrasta pra, aff. to cheio disso e tambem se os cara falassem pra q tal ajuste serve o cara aprenderia, mas, tinha visto um tuto de fazer roda, fiz e tudo, mas ensina apenas aonde tem que fazer a extrusao os modificadores q tem q usar. sera poderia dizer a ferramente q tenho q usar pra ih criando o modelo. tipo pra criar uma coisa 360 (copo pro exemplo) usa o modificador lathe (sempre uso esse), bem q eu acho pra criar coisas por exemplo o cara pega tal ferramenta e vai criando (clicando aqui e la ) as faces do objeto. so acho tuto de pegar primitives aplicar extrude, essas coisas, e soh assim que se pode criar coisas? se eu soubesse o q to pergutando, tavo "feito". agradeco a atencao, de vcs.
Thiago, Modelagem poligonal é assim mesmo. Normalmente, inicia-se de um box ou de qualquer outro modelo com poucos polígonos (Low poly), pois assim, tem menos elementos para gerenciar. A partir dos deslocamentos de vértice, edges e polígonos, assim como extrudes, chamfers, etc... vc vai detalhando seu modelo, chegando na forma desejada, tudo com o mínimo de polígonos possível. Para finalizar, vc vai suavizar a malha através de subdivisão (no caso do Max, aplicando o modificador MeshSmooth ou TurboSmooth). O importante é vc saber o que é Edge Loop e como gerenciar sua malha para ter um edge loop correto, para, assim, alcançar a forma desejada. Não tem fórmula, vc precisa entender os conceitos. E pra isso, vc vai precisar de tempo, paciência e dedicação. Bons estudos,
ola thiago, no começo é sempre dificil qualquer coisa que vamos fazer, mas é assim mesmo que fazemos as coisas, 3D é desse jeito. não desanime não, o fato é que quanto mais tutoriais e making off vc vê mais vai pegando o jeito e quando vc assusta tá modelando. Normalmente é assim mesmo, pega um box daqui, puxa dali e o que manda é a criatividade. segue aí, eu começei com a modelagem da faca e da formiga no scultopintura, com paciencia vc chega lá. o importante e treinar muito. abraço.
kkkk, sempre fiz certo e duvidando se era certo, vlw tirou uma grande duvida minha. soh mais uma pergunta tem como adicionar mais vertex apos ter convertido pra editable poly? (despreze a imagem q coloqei pensei em fala um negocio. mas deixa)
Sim. Através do Cut, Connect, Slice Plane. É importante que seus polígonos na malha tenham sempre 4 lados. Pode até ter 3, mas evite mais de 4. 3 pode dar deformações estranhas, principalmente se for animar. Se não houver jeito, deixe o triângulo numa área escondida, onde não dará problema. Abraço,
olha thiago ds, nessa tua imagem aí, está errado! se vc quiser detalhar a malha, use a ferramenta cut (clicando com o botão direito e selecionando cut). é mais ou menos o seguinte, repare nos wires das modelaegns aqui na 3d1, a gente sempre procura colocar faces triangulares ou ngons, hexágonos... elas deformam a malha. a maneira correta de se adicionar vértices é adicionando-se edges que liguem esses vértices formando faces de 4 lados blz? caso contrário quando vc aplicar um smooth vc terá problemas. espero que tenha ajudado, qualquer coisa só da um toque pra gente. como foi dito acima, não tem fórmula, vc tem que compreender a malha, a gente só consegue isso com o tempo e muita prática. EDIT: ops, tava escrevendo quando o Leandro Oliveira postou, hehe, mas é isso.
foi mal com a imagem, na verdade eu queria saber como colocar mais faces no objetos pra por exemplo ir preenchendo a blue-print. eu nunca pensei em criar face (naum sem bem o termo) com 5 vetices(esqueci no detalhe da imagem. mas sim aumentar colocando mais faces, VLW por tudo ai agora eh so o tempo pra responde. alcansei meu o bjetivo com o topico. :D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 647

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.