Dica - Divisão da Malha no Smooth

Por: prgdesign  

Em: 22/07/2009 13:25

Pessoal, as vezes emperro em uma questão simples, porem, que faz muita diferença no resultado final. Não costumo ter problemas com modelagem. Mass....quando o assunto é modelar para que a subdivisão da malha fique correta na hora de aplicar o smooth, ai mora o problema. Sem o smooth, perfeito. Aplicou o smooth, seu objeto vira um monstro. Sei que isso é influencia da malha. Mas qual o quesito de maior relevancia pra malha fica correta? Maior proximidade das edges? Posição certa das edges? As vezes, pra chegar em um resultado agaradavel, tenho que ficar fatiando a malha com Cut, mas isso é trabalhoso dependendo do objeto. e muitas vezes não fica bom. Podemos seguir o exemplo das imagens que eu postei: Figura 1 - imagem normal, sem smooth. Figura 2 - chanfrei as bordas, pra nao ficar uma curva irregular Figura 3 - apliquei o smooth, aí já era!! Quero que fique como se fosse a entrada pra um farol do carro. Resumindo: Como construo uma divisão de malha do jeito certo. Valeu.
Se eles conseguem, eu também consigo.

http://pauloarteblog.blogspot.com/
Cara, seguinte: vc precisa estudar uma coisa importantíssima em modelagem poligonal chamado Edge Loop. Sem isso, vai ficar complicado prever como a malha vai se comportar depois da suavização. Só pra te adiantar: Edges próximas, paralelas, vão suavizar com raio pequeno. O oposto, gera raio grande. Mas tem toda a fluidez do desenho da malha. Não precisa ficar cortando a malha, aumentando a densidade onde não precisa. Eu nem usaria chamfer nesse seu caso, só adicionaria edges nas bordas, se cruzando. Dá uma olhada nos tutoriais de modelagem aqui do site e procura tutoriais sobre Edge Loop. O Flavio Engel postou imagens de Edge Loops no Grupo de Estudo, mas é mais orgânico. Bons estudos. Abraço,
Leandro, valeu pela dica. Dei uma pesquisada sobre edge loops e entendi o conceito da técnica. Passarei a me aprofundar sobre isso. Vi também que isso se aplica mais em animação por causa do movimentos das edges. Isso vai ser muito útil. Você deu a dica de adicionar edges nas bordas, veja na imagem se é isso que vocês também fariam. Esse é um dos casos em que as vezes eu utilizo o Cut pra chegar a algum resultado, mas, como você disse, pode ser qua aumente a desidade onde não precise. É isso que vocês fariam? obs. Leandro, os artigos no seu site são muito interessantes, parabéns!

Oi Pr, obrigado pelos artigos. ;) Sobre suas edges, em vez de formar aqueles dois triângulos nos canto, continua em linha reta. A edge da lateral vai cruzar com a de cima, entendeu? Abraço,
Entendi Leandro. Valeu pelas dicas. Vo faze uns testes aqui. Depois te falo se deu certo. Abraços!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 816

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.