Boa noite.
Na verdade a calibragem ocorre no monitor. Existem muitas maneiras de se calibrar um monitor, algumas por soft e outras por hardware. A forma mais confiavel e mais prifissional é usando um colorimetro.
Mas vale lembrar que quando voce for trabalhar com uma grafica, tem que trabalhar de acordo com os padroes de impressao dela para que as cores da impressao fiquem o mais proximo possivel do que é visto no monitor. Um exemplo bem claro é no photoshop, ante de fazer qualquer coisa voce tem que configurar corretamente o Color Settings, existem padrões, mas algumas graficas tem seus proprios padroes e os disponibilizam para os seus clientes. Outra dica bem valida é sempre que possivel fazer prova de cor, seja ela digital ou impressa.
Existem muitas maneiras de se calibrar um monitor, algumas por soft e outras por hardware. A forma mais confiavel e mais prifissional é usando um colorimetro.
Eu sempre usei o Adobe Gamma para me ajudar nessa tarefa, mas fiquei conhecendo a pouco tempo o Calibrize, esse que nosso companheiro mandou o link, um soft muito simples e pratico para calibrar o monitor.
Ele pode ser baixado de forma gratuita em
http://calibrize.com/
Agora se voce esta fazendo um trabalho grande, e quer uma fidelidade perfeita das cores, tenha em mãos uma cartela pantone. A cor que voce escolher será perfeitamente a cor impressa, mas o custo muda muito tambem.
*resumindo muuuuuuito o assunto*
Ate mais!