uma coluna grega

Por: suron  

Em: 09/04/2004 12:34

to precisando faser uma coluna no modelo de coluna grega, sabe akelas listradas e relevo, não sei se vcs sabem qual é alguém tem uma ideia de com faço, axo q modelando fika dificl é melhor usar bump, mas sou pessimo em usar bump.
;) Suron, É como vc disse o melhor jeito se for ficar de longe é usar o bump, vc pode ir no photoshop e criar uma textura do tamanho do seu objeto, depois vc cria um Pattern no Photoshop em preto e branco as áreas mais elevadas num bump são as brancas e as menos são as pretas assim pinte sua coluna com as elevações em branco desse modo: 1- Vamos supor que a textura vá ficar do tamanho 1000x800, vc cria um arquivo no PS de tamanho 1000x100, supondo que cada elevação de sua coluna tenha 50 de distância ai clica em gradiente vai na parte de customização e cria um padrão como te falei, faz uma parte em preto de pois um pq gradiente de preto pra branco e só uma linha em branco. depois clica bem na borda de um dos lados e arrasta até o final, pronto seu bump tá pronto. Agora vc aperta CTRL+A, para selecionar tudo, vai em edit>define pattern, dá um nome pra ele, depois cria um arquivo novo com o tamanho final da textura 1000x800 por exemplo seleciona o balde de tinta, e lá em cima nas opções dele tem pattern vc a escolhe e clica na área de trabalho e pronto, agora vc não precisa ficar ajustando os tilings da textura só uns ajustes e tal mas tudo simples. 2- Vai pro seu MAX, clica em bump e coloca essa textura, ou pode coloca-lá no map Displace, que dá uma deformação melhor que bump, e a outra q vc pintou aplica no Diffuse, fim da história. Na mão vc pode criar um cilindro, vai pra TOP clica no vertex, e vai alternando a seleção das colunas de vétices, depois vai no Scale e escalona eles pra fora assim uns ficam e outros saltam, ok? Abraços ... :):):):):)
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --
valeu cara, era amis ou menos isso q eu imaginava só q eu me atrapalho na hora de usar o bump é que ele sempre acaba ficando no lugar da textura, ai empeta tudo rssss tem como fazer tbm será, só selecionado intercaladamente as partes da coluna q eu quero q fike mais baixo e depois apicar um extrude?
;) Vai ficar ruim, Vc pode selecionar os todos os polígonos mandar um insert depois mandar um bevel. Mas no tuto q te dei faca legal tb :):):):):) abraços
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --
você pode fazer de várias maneiras 1- box modeling 2- spline e depois um extruder 3- modificador LHATE 4- cilinder entre outras centenas de opções. Valeu!?
não, lathe não dá, eu recomendo fz em bump, ou então fz modelando q é melhor, faz como o sephi falo, mas ai vc chanfra as edges, e manda um mesh smoth, q fica 10...... flw :D
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
Oi gente, tudo bem? Para que tudo isso? É um troço tão simples de fazer. Lathe não dá de forma alguma, não tem como, a não ser que a coluna seja lisa. Ai nem precisa de Lathe, faz com um cilindro. Bump é uma péssima idéia, como todos sabem o Bump só funciona de frente, então, no caso de uma coluna, ficaria horrível, porque na lateral dela ficaria nítido que não tem saliência nenhuma. Se falassem para usar o Displacement, ai tudo bem, não é a melhor opção, mas daria certo. Agora, vejam só como é super simples. Basta criar um círculo, depois criar círculos menores em toda a volta do círculo maior, é super fácil de fazer com o Array. Transforma tudo em Spline e usa o Boolean da SPline para subtrair os círculos menores do maior. Assim vai fazer um círculo parecido com uma engrenagem. Pronto, é só usar o Extrude que a coluna com as saliências está formada. Como o Rodislei disse na segunda opção dele. Sem dúvida é a melhor opção. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 410

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.