Problemas Para Simular Uma Roupa

Por: new  

Em: 01/08/2009 18:19

Pessoa! Estou com alguns pequenos problemas para simular roupas. Eu tenho os três tutoriais da trêsD1 sobre REACTOR (simulando tecido), REACTOR (simulando colisão) e MODIFICADOR CLOTH (simulando roupas), e o único que eu não consegui fazer foi a simulação de roupas. Quando eu seleciono as peças de roupas e clico em create seam, as linhas para custurar as roupas não aparece, outro problema é que quando seleciono uma das peças não consigo selecionar a outra peça que está na posição oposta. Então eu desisti de fazer as roupas e a partir do corpo fiz uma roupa (usando o DETACH do editable poly e marcando a opçã clony) sem necessidade de costuras e já pulei para a parte do modificador cloth. Conforme o tutorial, é pedido para clicar em simulação local após todas as configurações necessárias. Toda vez que faço isso o programa não responde (dá pau). Tentei fazer através do REACTOR, mas na hora da simulação a roupa passa direto do corpo (sem colisões). Verifiquei em cada tutorial e não tinha nada que eu tenha feito de errado. Alguém pode me ajudar?
Os dois dependem da escala dos objetos para dar certo ou errado. Se tudo estiver setado certo e a escala estiver errada dá errado. O problema do reactor atravessar o corpo pode ser por causa da tolerância da colisão. O problema do cloth travar pode ser o mesmo. Vc pode copiar a malha do corpo pra fazer a roupa mas tem que dar uma distância do corpo para não ter problema. Antes de botar roupa em personagens treina o reactor e o cloth com coisas simples, faz uma toalha em cima da mesa, cobre um teapot com tecido para testar e conhecer melhor a ferramenta.
UERJ
Eu fiz alguns testes novamente e consegui fazer a calça no cloth, agora está reconhecendo o corpo para colisão. O pequeno problema agora é quando aplico a gravidade, a roupa simplesmente começa a deslisar no corpo e desce até o pé ( encurtei bastante a roupa, principalmente na parte da cintura para que ela não desça). Parece que a roupa começa a esticar a medida que vai deslisando no corpo e só para na parte do pé. Uma outra coisa, em algumas partes, principalmente abaixo da canela, a roupa fica um pouco embolada, não dando o aspécto de dobra (parece que não está reconhecendo direito o corpo). Tirando uma dúvida, a roupa encostando ou penetrando o corpo tem algum problema? Por causa disso pode ocorrer erros na hora da simulação?
Boa noite new. Tem que prender alguns vértices no corpo para segurar a roupa. Acompanha este tutorial: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15363 Tem uma parte que fala do grupo dos vértices no subobject. Vc vai criar um grupo e colar esse grupo no corpo do personagem que dai a roupa não cai mais.
Vou dar mais uma lida neste tutorial e irei verificar isso. Eu tentei novamente simular a roupa no REACTOR, mas ela continua caindo mesmo após ter diminuido o índice de tolerância. A cena está configurada assim: CORPO DO PERSONAGEM massa 0, inactive, mesh convex hull - BOX (ABAIXO DO CORPO SERVINDO COMO O CHÃO) mass 0, inactive, bounding box - ROUPA (NO CASO É UMA CALÇA) mass 0, concave mesh. Apliquei na calça o modificador normal e está com o mesmo problema, não reconhece o corpo nem o box. Te perguntar uma coisa! No reactor tem como configurar o tecido para que ele não penetre em si próprio na hora da simulação. No cloth há essa opção também? (a calça que simulei com o cloth, em algumas partes, principalmente abaixo da canela, está havendo algumas penetrações do tecido em si mesmo).
New... posta ai umas imagens do que tá fazendo. Também estou querendo trabalhar com alguns modelos e roupas e pensei em fazer o mesmo que vc está fazendo.
O corpo do personagem, bem como qualquer objeto que participa da simulação mas não é afetado por ela, não deve ir como inactive e sim como unnyielding, além de fazer parte de uma DMCollection para o reactor entende-lo como uma malha que se deforma. Para evitar colisão da roupa com ela própria marque a opção "avoid self-intersection", mas eu ainda prefiro o cloth para simulação de roupa.
Como eu falei na outra mensagem, a escala que modelou os objetos é o mais importante para dar certo ou errado. O cloth é muito melhor para simular roupas do que o reactor. Estuda o tutorial que o malcon indicou que explica as colisões, a conversão de escala, os sub-objects para colar a roupa no corpo, o live drag, é bem completo.
UERJ
No reactor as roupas tem que marcar como mesh, o bounding box é para box e o bounding sphere é para esferas, qualquer outro objeto é bounding mesh. A massa zero é para os objetos que não se mexem na simulação. Os objetos que vc animar manualmente tem que marcar como unyielding.
Aí pessoal, obrigadão pela ajuda de vocês! Aí Sandalo, eu vou fazer o seguinte, colocar um link pra quem quiser baixar o modelo. como eu faço para colocar diretamente no site? Estou postando duas imagens, cada uma nas quetro viewports do max. A roupa está com alguns defeitos por causa do turbosmooth. Com certeza irei refazê-las novamente. Este modelo aí gastei uma semana para modelar. Modelava um pouco em um dia, depois parava e voltava só no outro dia. Esse modelo ainda está dividido no meio, pode ser visto claramente a linha da divisão. Depois irei soldá-lo

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 398

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.