Dúvida com iluminação.

Por: Cordilha  

Em: 04/08/2009 10:17

Bom dia a todos. Estou querendo fazer um objeto auto iluminado e a sua iluminação afeta alguns objetos ao seu redor. Mas estou preso numa dificuldade muito simples pra vcs. Quando eu crio um luz de dentro do objeto o próprio objeto cria sombra e a iluminação não passa dele. Como faço para a iluminação ignorar o objeto de origem e iluminar o senário? Obrigado a todos.
vray ou MR?
Ninguém sabe tão pouco que não possa ensinar e ninguém sabe tanto que não possa aprender.
Cordilha, 1 - Selecione a luz, vá no painel Modify e clique no botão Exclude. Selecione o objeto de origem e passe ele para o lado direito. Assim, a luz irá ignorar esse objeto. 2 - Se estiver usando o MR (Mental Ray) para renderizar, vc pode aplicar o shader Glow no objeto de origem ou aplicar um material Arch&Design com o Self Illumination dele habilitado. Assim, o objeto emanará luz, mas o Final Gathering deve ser habilitado para ocorrer esse efeito. Grande abraço,
Leandro, Muito obrigado pela ajuda, já me deu um caminho a percorrer, mas preciso deixar bem claro sou muito cru no universo 3D, estou usando o render padrão, não sei se é MR ou VR. Acabei de instalar a versão de avaliação e não instalei nenhum plugin. Estou procurando no tuto, o q fala de shader Glow mas ainda não achei... continuo na procura. Obrigado pelo lance do exclude, show!
De nada Cordilha. O Glow só vai funcionar se vc renderizar com o MR, em vez do Scanline, que é o renderizador padrão. Mas não corra. Estude aos poucos o básico do software. Aqui no site tem bastante tutorial. Abração e bons estudos.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 433

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.