Problema com SKIN (HI SOLVERs)

Por: rene3ds  

Em: 10/08/2009 15:25

Bom dia pessoal, tudo bem? Estou começando a estudar modelagem orgânica e animação de personagens, e seguindo alguns tutoriais aqui do 3D1 e de um site que me passaram (www.escultopintura.com.br). Estava fazendo alguns testes de animação, porem, estou tendo alguns problemas com o SKIN ou com os BONES não sei exatamente o que não esta certo...o fato é que quando eu controlo os HI SOLVERs a malha eh distorcida em alguns pontos como voces podem reparar nas imagens abaixo...Não sei onde esta o problema, porque não é en todas ligações (HI SOLVERs) que o "erro" ocorre, no abdomen esta tudo certo, mas, na cintura e nas pernar a malha distorce....Acredito que estou fazendo algo errado pois jah tentei fazer 2 personagens diferentes e os 2 deram problemas praticamente nos mesmos lugares. Alguém saberia me dizer onde esta o problema? abcs.
Rene Rodrigues Maquete Eletrônica youtube.com/rene3ds
pode ser varios problemas, desde os edge loops que podem não estar corretos, qto o peso dos vertices no skin que podem não estar balanceados, posta o teu modelo na pose padrão da malha sem smoth, que fica mais facil de ver.
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br
É que eu fiz em Zbrush, num foi no MAX...rem problema?
pela imagem 2 da pra perceber que vc colocou muita força no skin, tem que balancear a força dos bones nos vertices, veja que quando vc movimenta a cintura ele movimenta os vertices por inteiro, e também ta parecendo que os bones não estão ligados corretamente, parece que se vc movimenta um bone o outro fica no mesmo lugar, é oque ta parecendo posta a malha ai que fica mais facil de te ajudar _________________________________ www.turmadotelmo.blogspot.com
isso ta acontecendo msm...quando eu movimento um bone o "de baixo" fica parado....eu tenho que movimenta-lo manualmente....não sei pq...
skin
Cara, Eu não envelopo no Max, mas me parece que vc tem que suavizar a transição do skin de um bone pra outro. Tá muito drástico! Por isso tá dando esse "pau". Abraço,
rene.ros blz? Cara se você estiver usando o SKIN por cima do smosh tira, tenta fazer SKIN sem a malha suavizada blz. Abraço Até mais
É melhor você começar a estudar isso com modelos em editable poly como já foi falado pelo merkel, depois nos bones vc tem que por um volume neles o mais próximo possível da malha, a ultima coisa é o skin. Por padrão ele não vai deixar tudo correto, vc vai ter de editar pintando de vermelho as partes mais centrais dos bones; lembra o vermelho é a mais forte, depois a amarela e depois o azul, isso é feito selecionado os vertices e aumentando e diminuindo o Abs. Effect. ou pelo Paint Weights. Mas não desista eu também estou começando com personagens, tô penando porque é uma das coisas mais detalhadas do max. Não sei se vc já viu esse site: www.escultopintura.com.br , tem um pouco disso lá também.
A imaginação é um refresco para a mente
PEssoal muito obrigado pelas dicas, vlw msm... Welton Ferreira: e ae cara blz, vc tm razão acho q eh mais facil começar com personagens em poly...pq esse modelo eu fiz no Zbrush e ele jah vem com a malha bem detalhada jah com Smooth e não tem como tirar no max...soh se tiver como fazer isso no Zbrush...mais eu nao sei...e vlw pelas dicas foram muito uteis..sobre as cores e o tamanho dos bones q tm q ter o mesmo tamanho da parte q ele controla, acho q isso ta meio fora no meu modelo...abs tony: intao como eu flei pro welton num tem como tira o smooth pq fiz o modelo no Zvrush...mais jah to fazendo outro modelo no max mesmo pra tentar anims]r...abs Leandro Oliveira: vc tm razão tbm, eu achava q tinha q ta "bem forte" a tranzição pra fica melhor mas e totalmente o contrario...eu corrigi a transição jah e ficou bem melhor, mas acho q falta algumas coisinhas.... Bom pessoal como flei deu umas corrigisdas e gravei um video mostranco os movimentos. abs

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 721

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.