Pô isso é algo que eu tb tenho dificuldades no mr. Desde que migrei para ele é algo que tenho dificuldades em fazer ficar real.
Até agora o que tive mais problema foi com leite e suco de laranja. Pois ambos tem sss, mas os shaders de sss do mental não fazem refração :P
Na época que usava o vray ele não tinha um shader de sss (hoje já tem, nunca testei, mas vi resultados muito legais com ele) então isso tinha que ser simulado com o translucency e um outro parametro chamado Fog, que é usado para dar a cor a materiais refracivos, no caso do arch&design isso é feito usando o advanced rendering options na opção refraction > max distance. Porem o translucency do arch&design não tem o mesmo resultado do vray materials. Pra resumir eu ainda não consegui simular isso corretamente como eu gostaria, infelizmente to completamente sem tempo pra fazer testes, mas vou acompanhar o tópico e quando tiver tempo vou postar algo no grupo de estudos do mental ray ;)
Marucio, achei legal o leite, mas ele ta muito aguado, e o efeito de sss não ta aparente, até pq não tem nada pra simular ele :S