ambiente occlusion, Gamma, exposure control? AJUDA POR FAVOR

Por: dennismuroni  

Em: 29/09/2009 08:56

Bom Dia a Todos, Tenho lido muito sobre esse assuntos, e tudo que acho é muito tecnico e em ingles ai quando traduzo, se perde muito. Alguem pode me explicar sobre ambiente occlusion, Gamma, mr Photographic Exposure Control... Grato.
Pesquise aqui mesmo no forum da 3d1 que vc encontra em português. Marco.
Marco.
Tem bastante tópicos sobre gamma aqui no fórum, esse tutorial do Renan é muito maneiro: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=48365 E esse tutorial do Alberto é na prática: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53867
Cara muito fera esse tuto.... fera mesmo... como sou novato na area, fiquei com algumas duvidas.... Entao a tecinica LWF é para ajudar o GAMMA do display, color selectors, material editor, e bitmaps.... deixa eu ver se entendi.... o monitor nao mostra as cores reais, ai pra chegar em uma imagem real, o pessoal estava utilizando mais luzes, porque tudo ficava mais escuro, certo? Ajustando o GAMMA, passo a ver as cores como elas sao!? assim utilizarei menos luzes!? todo bitmap tem um gamma proprio, assim tenho que dar um degamma, porque ele vai somar o gamma do bitmap com o gamma que eu configurei no max? se meu bitmap tiver 1,0 de gamma e o max estiver 1,0 vai ficar com 2,0...? porque tenho que dar um degamma no material editor, quando estou usando color selectors? porque quando ajusto o gamma do display, o gamma do color selectors fica incorreto!? soma? ele ja estava certo? foi usado o shader Utility Gamma & Gain para dar um de-gamma.. ? para dizer ao material que foi alterado o valor do gamma para 2,2 por isso marcar de-gamma? o shader recalcula a cor? No caso ele ja esta correto para o munitor? nao entendi o porque do de-gamma quando usso cores do color selector pra compor o material... pelo que entendi para meu trabalho ficar massa, tenho que ajustar o Gamma de todos os meus materiais? tem um jeito de ajustar isso mais facil ou tudo de uma so vez? Valeu pela colaboração.... abração
A primeira parte do que disse está certo, o resto depois do "todo bitmap tem um gamma proprio, assim tenho que dar um degamma" está errado. O bitmap tem o gamma próprio por causa do jeito que é gravado e para aparecer certo no monitor. O render usa imagens sem essa correção para ver no monitor, por isso tem que dar o degamma. Mas não precisa do shader, é só colocar 2.2 no input bitmap no customize>preferences>gamma & lut. Toda imagem que abrir vai receber degamma de 2.2 e fica sem gamma pra usar no render Coloca 2.2 tb no output bitmap para salvar com o gamma certo e não ficar escura quando for ver em outro lugar. O gamma vai nas cores tb pq se não vc vê as cores mais escuras, quando liga o gamma vc vê as cores certas.
São Paulo Futebol Clube
Olá Alberto... essa maneira de lidar com os bitmaps da mais certo se o gamma do bitmap for de 1,0? mas se ele tiver outros valores como 1,8 ou qualquer outra coisa, colocar 2,2 no input bitmap e no output bitmap a imagem vai ficar incorreta? ai posso usar a tecnica do tuto acima, ajustando no photshop o gamma para 0,455 e deixando o input bitmap e output bitmap com 1,0 mesmo? so mais uma duvida, deixando o input bitmap e output bitmap padrao 1,0 nao preciso dar um de-gamma no color selector? isso acontece automaticamente? porque no tuto acima, o cara da um degamma na cor azul que ele escolheu no color selector. Valeu a Ajuda
Vejo bastante o pessoal fazendo tutoriais, demostrando como configurar mais é dificil um que a pessoa fale e explique oque cada campo faz... Alguem pode me falar sobre os campos do Ambient Occlusion do arq e designer? Fico grato
Não existe bitmap com gamma 1.0, quem converte a imagem no photoshop pra gamma 1.0 está ferrando com a imagem. O formato de encodagem de imagens usado em todas as imagens é o sRGB e automaticamente tem correção de gamma 2.2. A imagem vai perder detalhes de brilho se mudar para gamma 1.0 e salvar. Imagem para ser vista por humanos em telas de computador tem que usar a correção de gamma 2.2. O render que precisa usar a imagem com gamma 1.0 e isso tem que ser feito on-the-fly, não pode salvar a imagem, pq se salvar recebe a correção. Só HDRI e ERX que não tem a correção, mas é uma ignorância usar imagens HDRI pra texturizar e com gamma 1.0 vc não vai ver as cores certas da imagem na tela, só depois que renderizar. Não tem complicação, se tentar complicar estraga. Use as imagens normais que sempre usou, é só marcar 2.2 no input bitmap. Se quiser mudar a saturação da imagem ai vc usa o shader utilitie gamma gain. É quase a mesma coisa que mexer no color map do bitmap. A cor não precisa do shader, é só escolher um tom mais escuro pra ficar na cor que vc quer. Pode usar o shader, mas é um trabalho a mais que não precisa. A matéria do Zap Andersen explica tudo isso. Tb fala de quem leu e não entendeu, ai saiu convertendo as imagens com gamma 1 e estragou todas. Leia as matérias que estão nos links desta página http://www.lysator.liu.se/~zap/lwf/main.html
dennismuroni, é isso que o maurício disse. Se for HDRI, displacement map, normal map ou bump map vc tem que marcar a opção override gamma na hora de importar para não corrigir o gamma, pq elas não tem gamma. Se for imagem normal sempre tem gamma e precisa da correção que vc faz colocando 2.2 no input bitmap. Se alguma imagem for diferente de 2.2 vc percebe direto na tela mesmo sem abrir no max, pq a imagem não fica boa. Se a imagem fica boa na tela está com gamma 2.2. Se estivesse com gamma 1 ficaria escura, igual as HDRI. Uma imagem com 1.8 fica mais escura do que o normal quando ver na tela. O shader utilitie gamma é útil quando vc tem uma cena configurada sem gamma e quer renderizar com gamma, pra não ter que trocar todas as cores vc coloca o shader que a cor "pula" para o gamma certo.
São Paulo Futebol Clube
Olá... legal, estou conseguindo entender algumas coisas, mas me sinto ainda longe de intender a logica profunda do negocio, tenho esse defeito, tento intender como as coisas funcionam, tem hora que isso atrapalha muito Bom... olha so 1 imagem GAMMA and LUT como esta... 2 Imagem, olha como meu render ficou, ficou legal, qualidade...ate que gostei... 3 imagem, quando fui salvar a imagem, em jpeg ( OUTPUT GAMMA 1,0 ) ficou escura... so entao acho que entendi o OUTPUT.... é a saida da imagem do max... saiu com gamma 1,0... ficou escuro.. estou certo? 4 imagem, configuração igual da 1º imagem, Output 2,2 e input 2,2 a imagem saiu clara, mais olha so, nao esta nitida, sem foco... embaçada... onde errei? no render (no max) fica como eu quero... mas quando salvo a imagem (clicando no disketinho) Jpeg... fica ruim .... usei o max 9 Valeu pela força Abração

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 916

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.