ambiente occlusion, Gamma, exposure control? AJUDA POR FAVOR

Por: dennismuroni  

Em: 29/09/2009 08:56

Bom Dia a Todos, Tenho lido muito sobre esse assuntos, e tudo que acho é muito tecnico e em ingles ai quando traduzo, se perde muito. Alguem pode me explicar sobre ambiente occlusion, Gamma, mr Photographic Exposure Control... Grato.
Pesquise aqui mesmo no forum da 3d1 que vc encontra em português. Marco.
Marco.
Tem bastante tópicos sobre gamma aqui no fórum, esse tutorial do Renan é muito maneiro: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=48365 E esse tutorial do Alberto é na prática: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53867
Cara muito fera esse tuto.... fera mesmo... como sou novato na area, fiquei com algumas duvidas.... Entao a tecinica LWF é para ajudar o GAMMA do display, color selectors, material editor, e bitmaps.... deixa eu ver se entendi.... o monitor nao mostra as cores reais, ai pra chegar em uma imagem real, o pessoal estava utilizando mais luzes, porque tudo ficava mais escuro, certo? Ajustando o GAMMA, passo a ver as cores como elas sao!? assim utilizarei menos luzes!? todo bitmap tem um gamma proprio, assim tenho que dar um degamma, porque ele vai somar o gamma do bitmap com o gamma que eu configurei no max? se meu bitmap tiver 1,0 de gamma e o max estiver 1,0 vai ficar com 2,0...? porque tenho que dar um degamma no material editor, quando estou usando color selectors? porque quando ajusto o gamma do display, o gamma do color selectors fica incorreto!? soma? ele ja estava certo? foi usado o shader Utility Gamma & Gain para dar um de-gamma.. ? para dizer ao material que foi alterado o valor do gamma para 2,2 por isso marcar de-gamma? o shader recalcula a cor? No caso ele ja esta correto para o munitor? nao entendi o porque do de-gamma quando usso cores do color selector pra compor o material... pelo que entendi para meu trabalho ficar massa, tenho que ajustar o Gamma de todos os meus materiais? tem um jeito de ajustar isso mais facil ou tudo