Tecla de precisão

Por: josepetri  

Em: 08/10/2009 13:17

Eu trabalhava com o Blender e estou passando aos poucos para o 3D max, gostaria de saber se no max tem teclas para aumentar a precisão na hora de movimentar os vértices numa edição de um objeto? No blender apertando a tecla shift aumenta a precisão, ao invés de andar 10 unidade com o mouse você anda 5 unidades, o que ajuda muito para posicionar vértices em lugares corretos, outra tecla que tenho curiosidade de saber se existe é uma de 90º onde se movimenta o mouse e ele só se desloca em 90º, isso é muito bom na construção de paredes ou objetos que tenham cantos. alguém sabe me dizer se tem isso no max? Obrigado. Obs, Já vi no icone de Snaps que tem a movimentação 90º mas gostaria de uma tecla de atalho para esta função somente, ajuda muito para modelar, obrigado.
josepetri, no max tem ferramenta de precisão sim, só não sei o atalho, pois uso atalhos personalizados e não lembro os defaults, mas os botões estão na main toolbar , chaman-se: Snaps toggle - Para precisão, vc clica com o botão direito e marca onde quer que ele pegue. Angle snaps toggle - Para rotação, vc pode rotacionar com precisão quantos graus quiser. Abraço Messias Cunha.
Ah, vc tbm pode rotacionar, escalonar ou mover os objetos através de valores numéricos, isto tbm da precisão, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da ferramenta. Abç.
Messias, acho que ele quer uma solução para movimentar um objeto de tantas em tantas unidades. Sinceramente, eu desconheço isso no Max. Abraço,
"messiascunha" disse: Ah, vc tbm pode rotacionar, escalonar ou mover os objetos através de valores numéricos, isto tbm da precisão, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da ferramenta. Abç.
Opah Leandro, blz, então, com unidades vc pode fazer como expliquei logo acima. Flw.
A tecla de atalho para rotação com precisão é "A" Configura a precisão na aba options da janela que o messiascunha postou. O max não move os objetos com as setas, use o snap. A tecla shift trava em 0, 90, 180 ou 270 graus depois que der o primeiro vértice da linha. Na edição de vértices tem o constraints no menu edit geometry para travar o movimento dos vértices nas faces e edges.
V-Ray 1.5 Addict
Obrigado Carlos Fernandes Sachs essa tecla shift resolveu um dos meu problemas, era essa mesma que estava procurando, tentei usar mas não consegui, dai percebi pela sua resposta que só posso usar quando seleciono os vertices, não da para usar para movimentação em geral como faço no blender, mas já ajudou muito, agora o problema é achar a tecla de precisão, alguém usa blender? Agradeço ao messiascunha mas o Leandro Oliveira tem razão, não é bem isso que quero, quero uma tecla que aumente a sensibilidade do mouse em CPI, se alguém puder usar o blender vai ver o que quero dizer, o programa pesa só 27 mb e não precisa ser instalado, quando vc cria um box por exemplo, vai em editar, pode selecionar os vertices, dai ao mover você pode apertar a tecla shift e ele move mais lento, mesmo você movendo bastante o mouse, isso é ótimo para quando você quer mover um verticer para determinada posição e com o mouse normalmente ou ele pula do espaço que você quer ou não chega, dai fica uma seção tipo Homer gritando Dow! porque você tenta acertar o vertice no lugar que você quer e ele sempre passa. Da para resolver o problema com a dica do messiascunha mas é mais demorada e para um grupo grande de vértices, esse tipo de atalho de teclado tem no Max? Espero que sim, pois seria uma pena não ter um utilitário tão bom. E muito obrigado pelas respostas. Abraços
Jose Petri, O XSI tem esse recurso semelhante ao Blender. Tô ligado no que vc quer, mas acredito que o Max não tenha isso. Seria uma mão na roda, mas... Temos que trabalhar dentro dos limites de cada software. Abração,
"Leandro Oliveira" disse: Jose Petri, O XSI tem esse recurso semelhante ao Blender. Tô ligado no que vc quer, mas acredito que o Max não tenha isso. Seria uma mão na roda, mas... Temos que trabalhar dentro dos limites de cada software. Abração,
certo, eu entendo das limitações e sei que temos de trabalhar no que nos é fornecido, só que não imaginaria que o Max não teria esse recurso, é algo simples então pensei que teria e eu que não estava encontrando, mas se não tem então tudo bem, abraços e obrigado.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143160

Últimos membros registrados: Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons.

Usuário(s) on-line na última hora: 410

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.