Fumefx bug na fumaça

Por: KrOzROD  

Em: 28/10/2009 20:09

Boa noite pessoal. Estou fazendo um video utilizando o plugin FUMEFX. Durante a renderização teste eu encontrei o seguinte problema: Como vcs podem ver, a fumaça está boa no primeiro frame mas depois ela fica nesse tom beeem mais claro, e em outros mais a frente ela volta a ficar escura e depois clara. Eh uma confusão. Segue as configurações do meu FUME: Peço a ajuda de vcs e me disponho a colocar aqui algo a mais caso seja necessário. Obrigado desde já, meus caros!
Pelo visto vc ta usando o vray, ja tentou desligar o GI pra ver se é esse o problema? Qual a versão do fume vc usa? Que tipo de luzes vc tem na cena e qual o tipo de sombra? Ja tentou desligar o multiple scattering? Ou tenta diminuir o fire strenght dele.
"Fla3DMadness" disse: Pelo visto vc ta usando o vray, ja tentou desligar o GI pra ver se é esse o problema? Qual a versão do fume vc usa? Que tipo de luzes vc tem na cena e qual o tipo de sombra? Ja tentou desligar o multiple scattering? Ou tenta diminuir o fire strenght dele.
Cara, primeiramente muito obrigado pelo retorno!! Respondendo as tuas perguntas: eu tenho a ultima versão do Fume (só não posso confirmar a numeração agora porque estou no trabalho, mas acredito ser a 1.2c). Estou usando o vray sim porque gosto muito do resultado final, fica mais real e como não sou usuario avançado no 3DMax preciso do GI do Vray. Sobre as luzes, por enquanto tenho apenas uma omni para poder realizar os testes todos e modelar a cena toda antes de iluminar corretamente (vray light futuramente, ainda não sei). As sombras dessa omni está configurada para Area Shadows. Vc comentou a questão do multiple scattering, que eu achei bem interessante. Eu percebi algo que poderia estar causando essa glitch: enquanto ainda existe fogo o multiple scattering ilumina a fumaça, mas qdo o fogo apaga ele pega a iluminação da cena, no caso a onmi. Eu acho que por isso acontece aquele contraste de cores. Ainda não sei, mas deixei fazendo alguns testes hoje cedo.. troquei a omni por uma Vray light. Eu havia cogitado a opção de retirar o multiple scattering mas dessa forma eu tiraria quase toda a realidade do fogo. outra coisa: tentei desativar o cast shadows e recieve shadows na smoke properties mas também não resolveu. Obrigado novamente!
Não uso Vray nem Fume FX, mas sei que determinados efeitos serão conseguidos através de composição em pós-produção e não diretamente no render. Talvez, vc não precise do GI junto com a cena, mas pode compô-lo depois. Abraço,
Isso que o Leandro falou ta certo, eu nunca renderizo o fume junto com a cena, sempre é separado com a cena em matte. Mas vc não precisa tirar o multiple scattering, só baixa o fire strenght que ta muito alto, em geral eu deixo o fire entre 0,1 e 0,5 e tiro o scatter da fumaça pois isso deixa artificial. O ambiente color da fumaça também eu nunca deixo preto, ele tem uma função diferente do ambient normal do max. Vc ta com o fuel ligado no render, isso eu também nunca uso. A cor do teu fogo ta estranho, vc deixando ele com a maior parte preta ele vai acender e ja apagar na sequencia da vida dele. O fume vai um bom tempo de estudo pra deixar ele realmente bom e a ultima versao dele é a 1.2d.
Pessoal, muito obrigado meeesmo pelo feedback! Infelizmente não pude voltar para casa ao meio-dia e tentar mexer baseado nas informações que vocês colocaram aqui. Gostei bastante da idéia de salvar o fume separado, irei estudar mais sobre essa técnica e tentar botar em pratica nesse e em futuros projetos. Caros, apenas informando o pq das configurações que utilizei. Eu estou com um pacote de treinamento desse Fume FX. Tem 5.5Gb de tutoriais em video. Já vi todos, mas infelizmente não cobre os cenários como esse meu. Assim que chegar em casa vou tentar tirar esse scattering demasiadamente alto conforme sugerido pelo amigo Fla3DMadness e demais sugestões. Obrigado novamente pessoal!! Um comentario: Leando, vi teu site. Achei MUITO bacana as suas criações. Fiquei admirado com o resultado que vc conseguiu em seus projetos.. e o que me chamou mais atenção ainda é que vc não usa vray. Ficaram perfeitos. Parabéns!!
Obrigado, KrOzROD. Mas eu deixei o Vray a mais ou menos 5 anos. Voltei para o Mental Ray. Estou separando as novas imagens para atualizar o site. Obrigado, mais uma vez. Abração,
Topico editado! Ai galera, so lembrando... nao vamos discutir sobre renders! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 580

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.