Teoria do XYZ

Por: Tom Silva  

Em: 05/11/2009 13:14

Olá amigos Galera queria saber se alguém já ouviu falar sobre a teoria do XYZ? Deixa eu explicar melhor.....O max usa os planos XYZ com padrão já o Maya utiliza XZY e o XSI Também utiliza esse padrão..., e teve uma vez que escutei pela internet algo sobre padrães diferentes sobre XYZ, que exite o padrão americano, o padrão europeu, enfim....O que eu quero mesmo saber se existe esses padrões e qual é mais comum a ser utilizado..... Porque essa pergunta?....É que aqui no meu trabalho, estamos reconstruindo um acidente de trânsito em 3D, mas está surgindo várias dúvidas sobre que eixo os veículos giraram, pois não sabemos qual o padrão adotar. Será que alguém pode me ajudar Um grande abraço
Tomax, Se eu não me engano, esses padrões descendem dos planos cartesianos. Existem esses dois sistemas, mas eu não acredito que isso seja problema pra vcs. É só adotar um padrão e pronto. Se a animação for feita num software 3D apenas, adote o padrão daquele software. Abração,
Lembrei de uma outra coisa: quando eu estudei Rig no XSI, por causa daquele lance da posição Gimbal Lock (confesso que até hoje não manjo esse negócio), todos os controladores onde haveriam rotação, o instrutor trocou a orientação dos eixos, diferente do padrão... No XSI, a ordem de rotação padrão é XYZ. O instrutor mudava para ZXY, mas eu nunca entendi realmente o porquê... Abração,
É apenas uma hierarquia. No meu caso eu evito usar os eixos filhos, assim da pra fugir de futuros gimbals q podem rolar na anima. É bom estudar bem antes quais movimentos vc vai usar, para assim setar qual a melhor ordem.
Caro Tomax Essa diferença de padrão vem das normas tecnicas de representação de desenho adotada nos paises. existe uma coisa chamada geometria descritiva que norteia toda a representação grafica de projetos, sejam eles mecanicos, produtos, arquitetura e os demais...Na geometria descritiva tudo tipo de representação é resolvida unica e exclusivamente graficamente, sem calculos aritimeticos. Por exemplo, no cerebro dos softwares 3D, sejam eles para animação ou CAD, eles pensam segundo as projeções deste tipo de tecnica...Na Geometria Descritiva existe uma coisa chamada "diedro" que é onde lançamos as coisas que queremos destrinchar graficamente e começamos a utilizar os rebatimentos de planos e a "épura" que é o recurso usado para realizar os rebatimentos de planos. Nos EUA eles utilizam o terceiro quadrante do diedro...no Brasil utilizamos o primeiro... Provavelmente essas diferenças ocorrem por causa disto.... Um abração!
Saquei o que vcs estão dizendo....mas o buraco é mais em baixo.. A gente recebeu um documento informando alguns dados sobre força G*velocidade no eixo do veículo....dai essas informações estão descritas em força G*Speed in Y, G*Speed in X.... só que não especifica se usarão o Y para determinar a rotação de cima ou de lado....como por exemplo o Max seria de lado o Y já no Maya para Cima....bem enfim...o jeito mesmo é ligar pros karas da pericia e jogar a bomba na mão deles e ver no que vai dar.....mas valeu amigos pela ajuda.
nakan14 basicamente era isso que eu estava procurando...mato a pau... Depois que postei minha ultima menssagem que vi o que vc escreveu. Kra vou dar uma pesquisada sobre isso que vc informou.... valeu brother
Provavelmente esses eixos informados são o eixo local do carro, assim ele pode virar para qualquer lado que os eixos sempre apontam para o mesmo lado.
nakan14, Bela explicação cara. Parabéns.
Gente obrigado...que isso...foi uma bobagem...faz anos que eu paguei essa disciplina em arquitetura...mais muito obrigado pelo incentivo galera...vcs são demais... Tomax, valeu caro amigo...espero realmente ter ajudado...boa sorte no trampo e sempre que precisar estamos aqui!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 818

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.