normal map?

Por: mcodesigner  

Em: 30/11/2009 09:58

Ola galera, tenho uma dúvida que para vocês deve ser simples, qual a diferença entre normal bump e o bump default? e como posso fazer um normal bump? Agradeço a ajuda galera!! Valeuw!!!!
Oi cara, O Bump cria relevos através da alteração das normais das faces dos objetos, tendo como base mapas em tons de cinza. Preto "afunda" e branco se mantem sem alteração, criando a ilusão de relevo. O Normal Map é baseado em cores (não sei explicar tecnicamente) e é extraído de um modelo em High Poly. para poder ser usado em modelos Low Polys, dando mais detalhes a eles. Foi criado para suprir a necessidade de mais detalhes em modelos presentes em jogos, pois o número de polígonos deve ser baixo. Mas ele pode ser usado para enriquecer detalhes em modelos de arte também. No Zbrush, vc pode esculpir detalhes no seu modelo base, modelado em um software 3D e depois aplicar o Normal Map gerado por ele. No Max eu não sei explicar como faz pra gerar o Normal Map a partir de um modelo em High, pois nunca fiz, mas existe um tutorial no próprio Max que ensina. Abraço,
valeu! ja achei o tutorial do max que você falou, brigadão!
Complementando o que o leandro falou, o normal funciona como o bump, a diferença é que o bump só move no eixo Z, por isso é apenas preto e branco, enquanto o normal afeta os tres eixos, cada canal de cor move um eixo RGB > XYZ, por isso a maioria dos mapas de normal é em sua maior parte azul, ja que a maior parte das informações são relativas ao eixo Z.
Legal, Fla. Eu sabia que vc ia complementar, hehehehehe Abração,
O normal map é melhor que o bump, mas só fica 100% se for criado com objetos 3D, criar normal de textura não é a mesma coisa. Tem um plugin da nvidia para o photoshop que cria o normal map de textura, mas é quase um bump com cor de normal map. Se criar o normal map de um objeto 3D com o render to texture tu pode até reproduzir detalhes de objetos complexos em objetos lowpoly. Usam muito em jogos.
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 598

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.