O matte/Shadow não aparece! Fica sempre inativo!

Por: BrunoBOMBA  

Em: 16/12/2009 13:59

Pessoal quando eu vou aplicar o matte/shadow num objeto ele não fica ativo ... aí dentro do Material/Map Browser seleciono incompatible e ele aparece desativado! Num sei o q tá havendo! =/ Eu uso o Max 2009! Se alguém puder me ajudar... Valew
Bom Pessoal lendo o help do max descobri que ele só funciona com o scanline! (deveria ter visto antes de postar)! Foi mal! MAS... CONTINUA UMA DÚVIDA: Não estou conseguindo obter o mesmo resultado utilizando o Matte/Shadow/Reflection (mi) do mental ray. Estou tentando colocar um objeto 3d numa cena (vídeo) mas quando uso o material Matte/Shadow/Reflection (mi) no plane pra fazer a sombra ... o plane fica preto. Já fuçei por tudo enquanto é lugar nos parâmetros desse Mapa mas num consigui não! Peço a ajuda de vcs! Valew
De uma lida nesse tópico que vai te ajudar a entender melhor como ele funciona: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=56856
Ele fica preto, porque a cor dele está definida para preto. Mas o importante do Matte Shadow pra capturar sombra está no Canal Alpha. Habilita a visualização do Alpha na janela de render que vc vai ver que ela está lá. Pra guardar o alpha pra usar no Photoshop ou After, etc, salve o arquivo em formatos que aceitam alpha, como TIF e TGA. Se for imprimir, use o TIF, mas habilite o alpha no setup dele. Se for animação, use o TGA. Abraço,
Tem que copiar a imagem do bg pro slot de cor do matte shadow. Eu fiz umas imagens com matte shadow e postei no tópico do gilback, baixa lá e olha como está configurado. Tem tb com hdri feita pelo fernando, estão ai http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=57520 A minha é a do gol e está na segunda página.
Tem um vídeo tutorial na capa da 3d1 que fala do matte, é da autodesk.
São Paulo Futebol Clube
Opa Bruno, que iluminação tu está usando neste projeto? O bg apareceu normalmente? Com exposure control o bg costuma ficar preto.
UERJ
Fla3DMadness seu GOL salvou minha vida!!! rsrs Pessoal a única coisa que estava dando errado era bem simples: quando eu aplicava o a imagem no slot do Camera Mapped Bkg do Matte/Shadow/Reflection Parameters deixava a imagem como texture e não como enviroment/Screen no Cordinates!!!!!!! Putz!!! Fla3DMadness percebi isso na sua cena! Valew! =) Mas obrigado a todos que de alguma forma tentaram me ajudar!! Obrigado Pessoal!! PS: Esse sem dúvida é o melhor Site/Fórum existente sobre CG!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 475

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.