Quando é que eu uso um shader.

Por: Joao Barreto  

Em: 29/12/2009 19:34

Quando é que eu uso um shader.
Barreto
Acho que antes vc precisa fazer uma pergunta mais clara pq eu não entendi nada...
a primeira pergunta que precisa ser respondida é o que é um shader? sem responder essa pergunta. não tem como saber onde vc vai utilizar.. rs essa definição é do wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Shader#Terminologia essa é uma definição do andré em um dos tutoriais aqui do site: No Max, Shader são os conjuntos de propriedades que um material pode ter, de acordo com cada Shader, um mesmo Material recebe um conjunto de parâmetros para regular as propriedades do mesmo. então eu posso arriscar dizer sem medo.. que vc sempre utiliza. vc usa mental ray ou outro renderizador ....
Grato pela ajuda. Chthome eu realmente não sabia o que era um shader obrigado por responder. Estou tentando usar o Mental Ray como renderizador.
Barreto
A definição de shader depende do render que está trabalhando. No scanline e na maioria dos renders shader é o mesmo que um material. No mental ray e no renderman é diferente, qualquer coisa que interfere no render é um shader, então luzes são shaders, efeitos de lente de câmera são shaders, as sombras são shaders, o hair and fur é um shader para o Mental Ray. Tudo que se usa no render é um shader, msm que tu não precise pegar um shader e botar em algum lugar. O max tem um tradutor que converte os recursos padrões para shader do mental ray na hora do render. Note a mensagem "translating scene" quando inicia o render, é a hora que ele está convertendo a cena para shaders do mental ray.
UERJ
Grato Robson pela explicação.
Barreto

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 313

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.