Ajuda Iniciando em 3D

Por: Christian A. Forcelini  

Em: 05/01/2010 09:07

Olá pessoal, não sei se este é o lugar certo para minha dúvida.. mas vamos lá. quero começar a lidar com 3d, porem não conheço nada, nada mesmo. Li vários artigos dizendo que se trabalha com v-ray, Maya e sobre o 3D max. Mas na realidade não intendi muito bem. Se alguem puder me ajudar nas definições de cada um.. começando pelo primeiro que tenho que aprender. Se preciso fazer algum curso de auto cad antes ou sei la.. algo parecido.. ou começar direto no 3d.. não sei.. Quero começar, mas não sei por onde. hehehe Se alguém puder me ajudar fico muuuito grato! Desde já agradeço. Abraços, yAn Forcelini
opa.. fala yAn.Force entao cara... primeiro vc tem que definir ou ter +/- uma ideia de para onde vc quer ir... tipo... se quer fazer maquetes eletronicas , modelagens mais organicas como personagens entre outras inumeras areas dentro do 3D.. definido isso vc vai conseguir se guiar melhor... espero ter ajudado um pouco
No que vai trabalhar? Para maquete o 3ds max é o melhor, o maya é um programa do mesmo tipo mais usado pra cinema, então ou aprende um ou aprende o outro. Nos tutoriais daqui tem uma lista de dificuldade para começar do mais básico, começa nessa página http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620 E tem o dvd de modelagem de maquete que é d+ meu, está ai http://www.tresd1.com.br/conteudonoticias.php?t=38975
huuum, entendo.. existe possibilidade de saber fazer maquetes eletronicas, modelagem organicas e os outros que vc citou? lógico que pra começar vou ter de escolher um.. mas quero saber se é possiveis saber todos e tal.. teria como me citar quais as areas possiveis e a descrição das mesmas? pois vou começar um curso de 3d max aqui na minha cidade.. pra ter uma idéia tambem.. mas queria saber mais sobre o mesmo assunto. graaato pessoal Abraço, yAn
No max dá pra fazer de tudo, saiu um making of nas notícias mostrando o uso do max nos efeitos especiais do filme 2012, olha ai http://www.cebasstation.com/?pid=testimonial&tid=54 Dá para animar personagens e fazer maquetes, mas no cinema usam mais o maya. Em maquete usam mais o max, mas os dois fazem de tudo. O max é cheio de coisas, se aprender bem pode fazer tudo que quiser. Olha as imagens que postam aqui no fórum, a maioria é feita com o max, as de maquete e as outras. Tem outro soft ferrado de 3d que chama softimage xsi, os 3 são da autodesk.
Rodrigo: Huum.. valeu cara.. entendi.. vou ver em qual eu sigo então.. mas provavelmente vai ser 3dmax.. eu tinha visto já as aulas passo a passo.. mas queria antes tirar algumas duvidas que tenho =D e com certeza vou comprar os cd's sim.. é só eu começar a entender mais sobre o mesmo :D e brigado mais uma vez Abraço, yAn
O max é o programa 3d mais usado do mundo, vai encontrar mais material pra estudar, aqui na 3d1 é lotado de coisas. O maya e o xsi tem menos material na internet e menos usuários. Depois que aprender bem o max eu acho que não é difícil migrar para um dos outros se precisar, no final das contas é tudo a mesma coisa.
Entendii Rodrigo.. e ambos criam maquete e animação? Ou um é melhor em animação e outro em maquete? só para mim saber bem a diferença de ambos e tal.. Semana que vem mesmo ja vou ir atraz do curso aqui.. pra começar a ter uma idéia do que é o 3dmax Rodrigo brigadão cara Abraço, yAn
Olá yAn.Force, no meu ponto de vista uma cena estática em 3D é dividida em 3 partes, a modelagem, texturização e iluminação. Pelo que vejo por aí me parece que mesmo os usários de outros softwares 3D, depois de feita a modelagem eles exportam para o 3Ds max para animar, texturizar, iluminar e etc... Sou usuário do Max desde 2006 e nunca utilizei outro software 3D (Infelizmente), tenho vontade de aprender com certeza, mas tenho muito que aprender no max ainda. Mas é como o Rodrigo disse, o max está mais acessível na questão de materiais para estudo. Não sei se te ajudei ou te confundi mais ainda, rsrsrs... Abraços
http://marselmurakami.blogspot.com/
E ai yAn.Force!!! Cara, """não""" faça como eu... Eu comecei a estudar tudo ao mesmo tempo. MAX, MAYA, ZBRUSH e PHOTOSHOP... Quase fiquei louco... Mas foi bom que em pouco tempo eu decidi o que fazer... Hoje foquei meus estudos e trabalhos para desenvolvimento de GAMES. Uso hoje, o MAX, ZBRUSH, BLENDER (Game Engine) Sempre achei bacana as imagens de MAQUETE, mas já sei que pra mim não dá. Não é o meu lance... À poco tempo atrás comecei a fazer uma animação. Descidi parar de fazer só o que os tutoriais ensinavam... É bom, mas se fizer só tutoriais, não sai disso saca... Então resolvi fazer por conta própria minha animação, Para isso tive que ler muito sobre, Modelagem, iluminação, textura, animação, composição... E tudo que fosse relacionado ao mundo 3D. Enfim, depois de 6 meses e metade da animação pronta, fui viajar, emprestei meu PC para meu irmão, e quando voltei ele tinha formatado meu pc... Usei um programa para recuperar o HD formatado, mas os arquivos estavam corrompidos... Enfim... Estou te contando esta tragédia grega, só pra vc entender os passos que me "trouxeram" até aqui... Mesmo assim, não decidi parar. só adiei por um tempo meu projeto, agora estou focado no desenvimento do meu game. Resumo da história... Descubra, exatamente o que quer fazer... A ferramenta que irá usar, é só um detalhe!!! Valeu.. Abraço! Ahh... Seja bem-vindo!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 442

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.