Erro nas Particulas para fazer fumaça

Por: Dokhah  

Em: 09/01/2010 16:13

Oi Pessoal ...boa tarde....estou mais uma vez aqui para pedir a ajuda de vcs.... estou no tutorial de fumaças feita eplas particulas...sendo que ta saindo estranho..a fumaça sai numa boa...mais atras dela fika uma quadrados oque é isso?? no tutotrial fika direito...no meu fika esses quadrados oque eu fiz de errado???
Qual é o tutorial, o material e o render que vc usou?
TuTorial: Fumaça e Vapor Parte 2 Material: Oque eles ensinão a fazer no proprio tutotrial Render: Mental Ray
Parece que vc botou algum mapa no reflexo ou usou o material raytrace no lugar do standard. Eu já testei essa técnica com o mental ray e funciona normal. Posta a configuração do material, o erro tá nele.
Pow eu não..sei se é erro no material...bom ta aki print eu criei um cenario simplis...os quadrados sumiu um pouko....akeles reflexos eram do render é agora....
Eu acho melhor vc testar com o scanline primeiro, pq o tut é pro scanline e precisa dominar bem o mental ray pra reproduzir nele, tem algumas coisas que são diferentes do scanline para o mental ray. No mental ray tem que ligar o auto-volume na aba renderer pra efeitos de volume aparecerem melhor, ai ele muda a sombra para segment que é melhor pra volume. No extended parameters tem que botar 1 no IOR para não refratar. E no mental ray tem que usar sempre sombra raytrace.
Faz tempo que eu não faço fumaça assim, mas lembro que da ultima vez eu fiquei em duvida entre renderizar no scanline e no mental ray, no scanline dava menos problema, mas a sombra raytrace é lenta para calcular quando começa a ter muitas particulas. No mental ray eu tive uns problemas parecidos, em geral vc tem que subir bastante o trace depth e em vez de usar materiais standard use o arch&design aplicando no slot cutout o mapa que vc aplicou no opacity.
Eu testei com o mesmo material explicado no tutorial, usei material standard com as mesmas configurações e renderizei pelo mental ray com as técnicas mais modernas de iluminação, com luz photometric, correção de gamma e exposure control. Funcionou normal como está ai na imagem. Não precisa aumentar o trace depth pq não tem refração, é só transparência sem IOR. O melhor é diminuir o trace depth para ir mais rápido no render. Não dá nenhum problema ou artefato na fumaça como mostra a imagem. E não precisa do arch&design, funciona normal com o standard. Mas demora um pouco no render se não usar alguns macetes como calcular o FG sem a transparência, diminuir o trace depth, diminuir o bucket e tb pode usar mr shadow map. No meu teste usei raytrace msm com 2 photometrics area.
Mto boa essa fumaça gera, o mental ray realmente é bem complexo, preciso dar 1 estudada nele. Abraço!
Vlw doggone. É fácil criar essa fumaça. Mas se não souber otimizar o mental ray pra renderizar demora bastante. Eu usei a msma técnica nesse tanque de guerra, ai tb tem motion blur e o render foi bem. O noise eu botei depois no ps. hehe

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 409

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.