[3DS Max] Problema com Bevel + Spline Line Curvada

Por: rafonemanager  

Em: 21/01/2010 10:43

Eu ja passei por esse mesmo problema e posso te dizer que essa solução que vc esta tentando não vai funcionar, as linhas que desenham o mundo tem muitos detalhes e isso pode dar problema na hora de fazer o cap do extrude. Quando consegue a malha nunca vai ficar da forma que vc quer e na hora que for curvar vai aparecer varias falhas com triangulos, nem o subdivide consegue resolver. Eu ja resolvi de 3 formas diferentes: 1 - Displace: é a que funciona melhor em geral, mas precisa de malha bem subdividida e o render fica demorarado para ter uma boa qualidade. 2 - Mapa de opacidade: é gambiarra, mas se vc clonar umas 4 ou 5 esferas com o raio crescendo entre elas e o mapa aplicado como opacidade faz uma impressão de que é extrudado. O render é relativemente rapido mas não fica perfeito se reparar nos detalhes, mas ja usei isso em animações que o tempo pegava. Essa tecnica ja foi usada pra fazer pelos em jogos como no Shadow of the Colossus do PS2. :D 3 - Volume select + push e HSDS: esse da um pouco de trabalho mas também da pra otimizar bem usando o volume select em uma esfera com bastante detalhe com a opção de usar textura para selecionar os continentes. Depois o push faz o efeito do extrude e vc pode usar o hsds pra subdividir mais a esfera só onde precisa mais detalhes. Faz um teste e veja qual funciona melhor aí.
O extrude não faz o cap em curva e quando faz fica com defeito. Faz com opacity e displacement que fica massa.
"Gera_Design" disse: O extrude não faz o cap em curva e quando faz fica com defeito. Faz com opacity e displacement que fica massa.
Mas como eu faço com o opacity e o displacemente, sem que fique aquele Fade out na parte inferior??
Não entendi esse fade out que vc disse. Eu abri o max agora, fiz uma esfera, botei um material arch&design com o mapa da terra no cutout e uma cópia no displacement, olha o resultado. Depois botei o mapa de cor no diffuse para sair com a cor dos continentes. Não é isso que vc quer fazer?
Eu acho melhor usar a geosphere no lugar da esfera para não distorcer nos polos. A esfera junta um monte de polígonos nos polos e as vezes fica enrrugado com o displacement, mas na geosphere não dá isso.
eu faria da seguinte forma, criaria uma linha em torno do globo onde tem os continentes e alinaraia em de frente ao globo onde qer o recorte, dai vc seleciona a esfera e no painel create vc vai em Compound Objets>shepeMerge e clica na line fazendo isso vc cria um recorte na malha dai converte em poly e muda a seleção para poligon e extruda veja nas imagens como fiz de maneira simples e facil abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 333

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.