Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

CNC   Caçador -Sc - SC
gblimeira   Limeira-SP
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ
Oliverlord78   Itajai/SC - SC

Portfólios Ver Mais

Erick   Rio de Janeiro
Marinhu   poços de caldas
cheida   vila velha

Duvidas de um iniciante - Livro 3dx 5 Fundamentos

Por: CHE  

Em: 10/06/2004 02:03

E ai galera!!! Comprei o livro 3ds Max 5 – Fundamentos e comecei a usar no 3ds Max 6 faz uma semana. E já estou com dificuldades. Bom, no livro o autor pede para mudar a unidade de medida para pés e polegadas, em “Customize, Units Setup e escolher Feet w/ Fractional Inches”. E sempre quando eu entro o programa esse unidade continua. Tem como eu voltar para a unidade que estava antes de eu mudar para pés e polegadas? E caso eu faça outra mudança no programa (em algum setup, por exemplo) tem como voltar para o original? Segundo. No capítulo 2 o autor ensina a construir uma casa medieval usando o Editable Poly. E ensina a mudar Material ID através do modo Polygon. Na primeira vez que eu fiz a casa eu consegui mudar a cor de uns dos lados (parede) da casa. Mas quando eu fui tentar fazer a casa e mudar a cor de um lado da mesma sozinho (sem o livro), eu não obtive sucesso quanto a mudança da cor. Eu percebi que na primeira vez que eu fui fazer a casa, as opções de mudar o Material ID: Set ID, Select ID e uma outra opção que está logo abaixo de Select ID e acima de “Clear Selection” estava accessível. Mas na segunda vez que eu fui fazer a casa essa opção não estava mais acessível e, portanto, não mudava a cor da parede da casa. Será que faltou habilitar algum botão/opção? Tanto nas duas vezes, eu fiz da seguinte forma que está no livro (item 2, página 58): Clique no botão Select na barra de ferramentas principal e selecione a casa no viewport Perspective. Na exibição da pilha, escolha o modo Polygon e selecione os dois polígonos de parede frontal, usando a tecla Ctrl para acrescentar o conjunto de seleção. No painel Modify, role para baixo para rollout Polygon Properties e você verá que os polígonos selecionados têm Material ID 5. Mude para 4. Resumindo, quando eu mudei o Material ID 5 para 4 não vi mudança alguma na parede da minha casa. Se for possível gostaria que alguem me ajudasse com esses problemas. Obs: no início do capítulo 2 o autor pede para marcar a opção “Ignore Backfacing” com o modo Edge, mas eu tentei com e sem a opção “Ignore Backfacing” marcada, e não deu em nada. Obrigado pela atenção!!! Paulo Fukuta[i:96cb0f1bf0][u:96cb0f1bf0][/u:96cb0f1bf0][/i:96cb0f1bf0][u:96cb0f1bf0][/u:96cb0f1bf0]
Eai Paulo, tudo bem? Em primeiro lugar, seja bem vindo a comunidade 3D1. ;) Quanto a unidade de medidas, vc pode fazer o inverso para que voltem ao normal. Se é que entendi direito o que vc realmente quer fazer. Sobre as ids, vc tem de usar um material multi/sub-object com a quantidade de ids que vc configurou no seu modelo. Tem um tutorial sobre isso no site 3d1. ;) Flw! T+! :joiad:
Bom, valeu pelas boas vindas!!! Mas olha, no 3ds max não tem nenhum botão de default? Sabe que faça com todas a minhas alterações que eu fiz no programa voltem para o estado orginal? Quanto ao ids vou procurar o tutorial. Ow, valeu HAWF!!! Paulo
O Tutorial de ID's que o HAWF falou é esse aqui: http://www.3d1.com.br/
Para que o max volte ao "normal" delete o arquivo 3dsmax.ini, sem susto. blz? Ele cria outro qdo for reiniciado. Flw! T+! :joiad:
ô gops, se eu não me engano era proibido colocar links internos da trêsd1 aqui no fórum... ;)
"A glória é ouvir um monte de asneiras a seu respeito"
Nesse tutorial vc vai aprender a configurar as IDs corretamente Nada aconteceu pois as IDs são como Links, se há dois links para a mesma página (2 polígonos com o ID 5) o link vai ser igual apesar dos botões serem difirentes, agora se os links são diferentes (2 polígonos um com ID 4 e outro com 5) cada botão vai levar a uma página, assim é no MAX, após mudar a ID, vc precisa aplicar outro material ao objeto, usando o mult/sub, vc aplica MULTiplos mapeamentos, ou melhor SUBmapeamentos nos objetos, na tela do mult tem o número de IDs para escolher, escolha 2 (IDs 4 e 5), na ID 4 coloque um MATerial e na 5 outro MATerial depois clique e arraste o material para cima do objeto, e pronto. Valeu? Abraços ... :):):):):)
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --
Ae CHE bem vindo ao forum. É isso mesmo q o pessoal falou ai, dá uma lida rapida nos tutoriais de materiais da 3d1 q vc vai fazer isso rapido. E gops, editei teu link, por favor não post mais links diretos para os tutoriais. T+
E ai galera blz? Olha só, valeu pela força!!! Eu descobri pq quando eu fui fazer a minha casa pela segunda vez não estava dando certo o lance do material ID. O autor do livro criou um arquivo com um box primitivo (que é por onde começa a casa) já com todas a modificações que permitem a mudança do ID, e ele não mencionou nada no livro. Ai quando eu fui tentar fazer uma casa sozinho, eu criei um box, ou seja, não usei o arquivo que vem no CD do livro. E como eu não sabia que tinha que fazer esses negócios que vcs falaram não dava nada certo!!! Eu achava que era só clicar em Editable Poly, Polygon e ir até Material ID e pronto!!! :seila: Eu acho que o autor só vai explicar esses lances do Material Editor, Get Material, etc no próximo capítulo. Bom, valeu pela força!!!!!!! Che

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710590.

Total de membros registrados: 138060

Últimos membros registrados: Guerr4h, Fusport , anjosheriberto, REMOVIDR, vagnerthuram02, DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio.

Usuário(s) on-line na última hora: 653, sendo 8 membro(s) e 645 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Esdras, Rodrigo, Eduardo Ramos, Thiago Couto, Ronaldo, Eber.Silva, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.