Volume Light no Mental Ray

Por: MarcosPrado  

Em: 17/02/2010 11:18

Oi pessoal Pretendo fazer uma breve animação em que a câmera caminha pela cena do crime, com aquelas fitas de isolamento e marcações no chão. Estou usando Daylight e Mental Ray, cena noturna. Minha dificuldade é pôr Volume Light na lâmpada externa da casa onde ocorreu o crime. Quando não dá mensagem de erro, a luz fica negra. Se fosse uma cena still eu faria o volume da luz no Photoshop. Agradeço a atenção de todos!!
3d Max / Mental ray
Vc não vai conseguir com o volume light normal assim pq ele fica limitado a intensidades entre 0 e 1, o daylight usa intensidades bem mais altas que é regulado pelo controle de exposição, esse controle que deixa a luz negra pela baixa intensidade. Vc tem algumas opções: - usar o unitless no controle de exposição e ajustar manualmente a escala. - Trabalhar no método "oldschool", sem daylight e controle de exposição, apenas uma skylight fraca para simular a luz noturna e luzes spot comuns (pode ser a mr spot para ter sombra suave), eu acho o método mais tranquilo, mas pode ser pelo fato de eu ter trabalhado muito tempo dessa forma. :D - Trocar as luzes volumetricas pelo shader parti-volume do mental ray, é o mais realista porém o mais difícil de acertar e o mais pesado no render. Aí vc escolhe o que for melhor. ;)
Muito obrigado Fla3DMadness, vou experimentar cada um e ver qual o melhor!! Vlw
3d Max / Mental ray
Oi Marco. Coloca o shader parti volume no slot volume do camera shaders dentro da aba renderer na janela de render (F10). Depois arrasta como instância para um slot no material editor. Começa aumentando bastante o minimum steps e o maximum steps para fazer os renders de teste rápido. O volume vai granular, mas no render final vc diminui os steps. O problema é que 4 casas decimais é pouco para configurar o extinction, vai nas preferencias do max e aumenta para 6 cadas decimais. Quanto menor o valor do extinction mais suave fica o volume. Coloca uma cor bem escura no slot de cor, pq cor clara fica mais forte e mais denso.
São Paulo Futebol Clube
Obrigado Alberto pelo interesse em me ajudar, cara!! Estou fazendo vários testes á noite quando chego em casa do trabalho. Quando tiver algo interessante eu posto no Imagem Artistica Em Geral!! Obrigado a todos!!
3d Max / Mental ray

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 324

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.