Dúvida sobre Amb. Occlusion

Por: gcavassani  

Em: 06/03/2010 19:27

Galera tudo bem, no 3ds Max 2009 e 2010, o recurso de Amb. Occlusion é o mesmo que o GI? ou eu consigo isto também ao pé da letra, como antigamente? abraços! :)
Glauber Cavassani
GI faz AO? Serio? Então não preciso fazer um material Mental Ray e aplicar AO e renderizar?? Eu faço AO no Mental criando um material Mental Ray, ai pego o mapa Ambient Occlusion, depois substituo na aba "Processing" no menu F10 e ele renderiza. Tem um jeito q ele faça direto? Sem precisar de photoshop? Abç!
http://www.PEIXESCURTA.com

http://cargocollective.com/my3ds
Yanikian, tudo bem, então na verdade eu não afirmei, inclusive acho que é uma comparação incorreta (ou não)... vamos ver quem pode nos ajudar... valeu! (e aguardo anciosamente com F5.. RSRS).
Glauber Cavassani
Pois então, sobre AO no GI eu nao sei, mais eu sei que nos materiais Arch& Design tem a opção de AO, fica na aba Effects eu acho, sempre que uso o MR eu uso o Arch & Design, no VRay eu aplico um mapa de MIX dentro do DIFUSE e depois aplico o VRAY DIRT dentro do MIX. A vantagem do Arch & Design é que pode aplicar o AO em cada material, tem material que nao tem AO.
Portifólio:
www.studioup.net.br
O Ambient occlusion é somente um shader que cria sombras de contato(chão, paredes e objetos tocando em outros, ele não gera GI, nem é parecido. Ele só cria uma imagem com sombras que você pode usar para dar mais realismo a cena. O GI é o nome dado para os algoritmos em 3D que são usados para simular a iluminacão na vida real, assim você não tem somente sombras de contato, mas tambem cores que refletem dos objetos para os outros. Na pratica o GI somente reflete as cores dos objetos, criando um efeito mais real na cena, entendeu. Dá uma olhada nas imagens que você entende melhor: Essa é a imagem sem GI. Essa é a imagem com GI. acho que agora dá pra perceber como funciona (na pratica) o GI.
O GI eu compreendo e sei utilizar bem... é que o Amb. Occlusion é o cara que eu não manjo muito.. então achei que era a mesma coisa... como o AO é utilizado.. vi um tuto no Youtube e ele gera um outro render em PB mas e para isto ser aplicado na cena final como é feita a mesclagem? falei besteira? desculpem. rsrs aguardo!! e obrigado pelas respostas galera!!!
Glauber Cavassani
hum.. andei pesquisando um pouco mais.. a mesclagem é feita através de, por exemplo, Photoshop... domino Photoshop, porém, gostaria de saber se o render em PB é justamente para fazer uma mescla em softwares de terceiro.. não tem como juntar de uma só vem pelo 3ds?
Glauber Cavassani
Ola td bem? fiz um tutorial a um tempo atraz sobre AO no mentalray se quizer dar uma olhada, com esse tecnica não precisa fazer composição link http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53155 abraços
Muito obrigado Juliano, e se eu estiver utilizando materiais ProMaterials? não rola?
Glauber Cavassani
Fiz já uns testes e curti o resultado com Arch & Design...
Glauber Cavassani

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 348

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.