ANIMCAO simples com camera match

Por: Diego Dneo  

Em: 27/03/2010 14:29

Galera, tava interessante ate comecar a dar errado e eu nao conseguir resolver.. O caso e o seguinte tenho uma iomagem de background, crieik uma direct light pra simular a luz q tem do beco, como na imagem de referencia entao criei um plane para a rua, e dois boxes para sombra dos predios. A rua e o predio da direita estao com VRAYMTLWRAPPER coloquei o box da esquerda com vraymtl normal com a opcao do properties "Visible to camera" disabiltado. Msmo assim a luz faz sombras no teapot que esta na frente do predio e nao poderia receber sombra naquele lado.. Segue as imagens pra entender. Na imagem das viewports destaquei de vermelhos os boxes dos predio , a light esta em amarelo e o caminho dela, e em azul a sombra q nao deveria estar la! Agredo se conseguir resolver!!] ABraco!
É simples, marque de volta a opção visible to camera e na configuração do mtl wrapper escolha "matte surface" e "alpha contribution" em -1. Faça o mesmo para o chão, assim eles só receberão a sombra.
Fala querido Fla! entao velho, ms ai o predio marca a sombra na rua, vo faze o teste aqui..
Não se o chão estiver como matte também, pq um matte não gera sombra em outro.
Segue a iamgem FLA.. ate criei um novo box pq nao sabia o padrao do properties.. segue o properties dele, material e render final. o teapot continua tendo projecao de sombra da light
desabilitei "no gi on other mattes" ai ele fico correto, ms a sombra dele sobrepos o asfalto.. resolveu pro teapot ms agora tem sombra a mais...
Putz, acabei de testar e realmente tem esse problema... acho que a única solução seria na composição fazendo passes de sombra separado, aí vc pode subtrair a sombra do prédio na teapot. Agora eu lembrei que ja passei por um problema assim e tive que resolver na composição.
olha soh, to testando uma animacao soh, entao vou deixar dess ejeito, vc geralmetne renderiza separado a sombra do elementos pra compor depois?
Não, só quando precisa de algum controle melhor na pós, em situações como essa. Em geral os jobs não costumam ter muito tempo pra fazer, então em geral prefiro resolver o máximo possível no render. Mas vai de cada um, tem gente que prefere resolver mais na pós. ;)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143148

Últimos membros registrados: GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs.

Usuário(s) on-line na última hora: 391

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.