Simulação de luz entrar em um tubo solar e iluminar uma cena

Por: desenhador  

Em: 15/05/2010 17:39

A questão é a seguinte: preciso apresentar no meu trabalho final de graduação em Design de produto um render e uma animação de um ambiente q será iluminado por meio de um tubo de luz como este: a diferença em relação à este é que no meu produto a cúpula difusora vai ser oca e cheia de líquido dentro. portanto é possível eu fazer que uma luz de uma skylight ou outra(no mental ray, provavelmente utilizando global illumination ou final gather) ou só é possível eu iluminar a cena interna se eu colocar o shader Glare no líquido como um tutorial que eu acompanhei aqui no site ensinou como fazer um objeto ter luz própria e halo luminoso? desde já agradeço!
o lance eh q o liquido refrata a luz pra ilumninar o ambiente interno? meu pai bolo algo assim com uma garrafa pet, eh interessante. Entao velho, da pra colocar uma light na cena, e ir aumentando o valor dela, pra parecer q eh o tubo q ilumina.. e ir aumentando o valro de self ilumination do objeto tb.. sem duvida deve ter varios modos, ve se esse faz sentido pra vc...
é, por aí mesmo q imaginei e de certa forma funciona como eu ja testei aqui. eu só pensei na possibilidade de fazer algo mais "fisicamente correto". mas to vendo q essa tua dica é mais q o suficiente pois a animação e o render só tem fins ilustrativos mesmo! mto obrigado Diego! teus trabalhos são show!!
No Mental vc pode aumentar o Max Reflection que vai funcionar. Abraço!
Pra o material auto iluminado vc pode usar um material Arch&Design com a opção de "Self Ilumination (Glow) abilitado
Se eu entendi bem, a luz tem que atravessar um material transparente e depois um líquido antes de iluminar o ambiente, está certo? Então vamos lá, tem duas formas de fazer, uma fisicamente correta e que vai demorar muito para renderizar e outra que é imitação, mas o resultado fica parecido e renderiza bem mais rápido. Pra fazer igual na realidade com a luz atravessando o material transparente e o líquido o único jeito é com caustics. A luz não atravessa nenhum objeto 3D, msm os transparentes, é só uma imitação que fazem com a densidade da sombra. Pra luz atravessar de verdade tem que criar caustics e vai demorar para renderizar pq tem que fazer vários rebatimentos no interior do tubo. O jeito mais fácil é imitar, botando uma luz circular na parte de baixo do tubo para imitar a luz que sai do tubo. Se quiser dá pra por mapa de projeção na luz pra criar interferências, vai renderizar bem mais rápido.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 773

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.