Erro ao gerar imagem

Por: sunshine  

Em: 18/05/2010 23:19

olá pessoal estou aprendendo trabalhar com o mental ray, mas está acontecendo um erro quando eu tento gerar imagens com boa qualidade o erro é o seguinte: MEM 03. fatal 031008. can´t allocate 59564572 bytes. alguém pode me ajudar? desde ja agradeço.
isso aii.. eh pq vc está sem memoria suficiente para gerar esta imagem provavelmente está colocando pixel de mais em weight e hidth, como solucionar isso?? simples , mais momória no pc.! ou renderizar a imagem por partes, dividi-la em 3 por exemplo e depois juntar no photoshop, ou simplesmente usar o backburner .. abraços espero ter ajudado.
O problema é memoria sim. Ja foi abordado em outros topicos, soluções para renderizar cenas pesadas e/ou imagems grandes, faz uma busca de leve aqui no forum que vc terá muita informação sobre. Mas de qualquer forma o ideal, primeiro, é vc fixar a quantidade de memoria virtual do seu sistema operacional. Eu costumava separar 20gbs de memoria virtual numa maquina de 4gbs de ram. Pq procedendo assim, vc não terá a solução apenas pra esta cena pesada mas pra qualquer outra que vc possa fazer. Se mesmo assim não der pra renderizar, converta boa parte da geometria pesada na cena (grama, arvores, gradis, carros...) em mrproxy.
Faz o que o LG falou que é a melhor solução, mesmo que paliativa, até que você compre mais memórias. Outra coisa, seu sistema é 64 ou 32 bits? Se for 32, a sua memória virtual máxima será de 4GB ou 4096MB. Mude também o bucket de render, se for no Mental Ray deve estar 48x48, passe para 24x24 ou 16x16, isto economiza memória também. Uma solução que estou utilizando que me dá um ganho de algumas horas de render, as vezes, e não está afetando a qualidade é a interpolação de imagens, eu renderizo menor do que a imagem iria ser e depois interpolo no Photoshop. Por exemplo se eu quisesse imprimir uma imagem em qualidade fotográfica em um laboratório e a dimensão seria 30x20cm, para eu renderizar esta imagem com 300 DPIs, eu teria que ter uma saida de render de 3543x2362 pixels. Porém eu renderizando em 2000x1333 que é a mesma proporção (1,5) (não esqueça de travar a proporção do Image Aspect) e depois interpolando no Photoshop, chego a quase a mesma qualidade da imagem renderizada no tamanho ideal. Consome menos memória e menos tempo de render também. É bem fácil, até criei uma action só para isto. - Você abre o Image Size (Crtl+Alt+I). - Lá em baixo mude para Bicubic Smoother (best for enlargement) [é este filtro que faz a interpolação correta para ampliação) - Depois em Width ou Height você muda de CM para PERCENT. - Vai aparecer 100 no valor, você muda para 110 (que é 110%) e vai repetindo isto até chegar no tamanho que você deseja. - Os 3 quadradinhos lá embaixo mantenha-os todos selecionados. É assim que transformam fotos tiradas com 8MP em fotos gigantescas, com mais de metros de alturas. Mas lembre-se sempre salve seus arquivos em TIFF com 300dpi para que tenhas a melhor qualidade.
ohhhww é por isso q eu amo essa comunidade ah galera manda muito mesmo! vlw pessoal em brevei estarei contribuindo com a comunidade da forma q eu puder grande abraço
Até o max 2009 o mentalray vem com um limite de memoria (Memory Limit) ram de 650 mb, se for o caso precisa aumentar, colocar 1,5 x o valor de ram da tua maquina Movido de Perguntas de Hardware!
Opa eu também tenho esse problema.... rsrsrs Mas como que faz pra separar essa quantidade de memória a mais que vocês falaram? No Max11 não tem essa opção que o Juliano Kloss mostrou. Se algue puder explicar ficaria muito grato!
Thales Eduardo Macedo
http://thales3d.blogspot.com/
isso eh tao maravilhoso.. agora se alguem puder me ajudar.. eu sou usuariio do vray, e a questao do memori limit com ele funciona da mesma forma? faço x1,5 a quantidade de memoria q tenho no pc e mando pau? essa semana mesmo estou tendo problemas com uma cena q minha maquina nao renderiza nem q a vaca fale."ronaldo", ta tenso.. evou testar isso hj c der obrigado ae manows
www.pehde3d.blogspot.com

http://wellingtongb.deviantart.com/

Para o alto, e avante!!!!!
No mentaltay o max apartir da versão 2010 reconhece toda a memoria instalada no pc, para o vray nao sei se funciona da mesma maneira
No vray tem essa mesma opção do MR.... é so vc ir no setup (f10), na aba settings, vc vai achar VRAY SYSTEM la tem Dynamic memory limit, vem por padrao 400, meu pc que tem 12gb de ram, eu deixo com 1000, o outro que tem 8gb eu deixo com 6000. nunca use a memoria toda, pois se vc for dar algum comando, tipo ESC, ira ficar lento d+ pois nao sobro nada para outros processamentos. deixa sempre um tanto livre pois vc tem o Windows rodando tb. abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 537

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.