Problema travar o axis no max 2011

Por: Fabio  

Em: 21/05/2010 09:29

Fala galera , to experimentando o max 2011 , tava amando , ate aparecer um problema... QUando estou modelando , eu costumo travar os eixos , (axis constraints , e deixar a ultima opçao de snap ligada). Ai era simples , um clik no eixo que eu gostaria de trabalhar ( o eixo X por exemplo ) e depois chegar perto do ponto (vertex no caso) o snap pega o ponto e movimento ele com uma excelente precisao. Agora no max 2011 eu lico no eixo que eu quero , assim que vou pegar o vertez que eu quero , ele desativa o eixo X e nao consigo mais movimentar com a precisao que eu tinha antes , alguem sabe se isso é apenas uma configuraçao que eu nao sei mexer?! Estou aguardando didcas =/ Abraços a todos e obrigado desde já
Vc ja mexeu na opções de Snap q vem no menu superior? la tem a opção par vc abiliar so X/Y, snap in Frozen etc...
Eu tive esse mesmo problema e achei um saco... não entendi direito o que acontece, parece que quando clicamos naquela bolinha que aparece ele ignora o axis constraint... então antes de mover tem que desligar o gizmo (tecla X) e travar a seleção (barra de espaço) pra não ter erro.
Mauricio3d : Sim cara ja mexi e nada de arrumar =/ Fla3dMadness : é o que eu venho tentando fazer cara ,só nao tinha pensado em desligar o gismo , mas poxa que trabalhao nao é mesmo ?!sera que nao tem um jeito melhor :?! tomara que alguem nos de uma luz
AS vezes é questão de olhar no site da Autodesk se naum Path de correção, as vezes é um bug que veio, ou quem sabe esperar um Service Pack!
Cara, tenta o F8... Funciona assim, se tu apertar F5 trava em X, se apertar F6 trava em Y, F7 trava em Z e F8 trava em XZ, se apertar F8 de novo trava o YZ e se apertar mais uma vez, volta para o padrão que é XY. Pode ser ess o problema.
Vamos aprendendo então ;D
Opa, demorei pra entender o jeito novo desse axis constrains... mas depois que entendi, achei bem interessante... O lance é o seguinte: Se tu selecionar somente 1 vértice e for com o seletor na bolinha, mesmo que esteja travado em algum eixo, ele "desabilita" automaticamente a trava do axis constrain... isso pra quem precisa variar de travar e destravar o axis é bem interessante... mas no caso, quando tu quer que ele trave só em X, ao invés de pegar o snap perto do vertice selecionado, vai com o cursor no eixo X (pode ser longe do vertice) e mova... ele vai travar no eixo q tu selecionou... tendo como base a bolinha. é meio confuso no início, mas depois que pega a manha, é bem interessante. Quando você tem 2 vértices, basta parar o cursor em cima do vértice que tu quer como base pra mover, (a bolinha de referência vai para o vértice que passou o cursor) e depois selecione o eixo que tu quer usar ... tá meio confusa a explicação,mas deve ajudar a entender como funciona... t+
Eu entendi a explicação, é isso mesmo, acho que quem usa o axis contraint do snap que entende o problema. Eu também demorei um tempo até entender, agora realmente ta funcionando melhor. ;)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 411

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.