Tamanho/extensão de arquivo devo criar/salvar as texturas?

Por: t14go13  

Em: 27/05/2010 23:02

Sem levar em consideração o desempenho da máquina. Vamos dizer que eu acadei de criar uma "criatura" no MAX e agora vou pintar a malha no Photoshop. Qual a configuração devo usar para criar minha textura? Tamanho do arquivo - 4000 X 4000 PX Resolução - 72 DPI Color - 16 bit Color Profile - sRGB IEC61966-2.1 e agora? com qual extensão devo salvar cada textura? Diffuse Roughness Reflect Refract Glossiness Translucent BUMP Displace Normal MAP - TGA 32 bit Opacity/Cutout
Acho que 4mil px está massa. Pra close de rosto só o rosto precisa de 4mil px. Eu salvo sempre em TGA. O displacement salvo com TIF 16 bit
Não tenho certeza, mas acho que depende do render final (exceto bump e displace). Se o render final for nessa resolução tb, OK. Agora se o render final for em menor resolução ou maior resolução deve haver uma relação entre textura x render final.
O Xikote strala
"Xikote" disse: Não tenho certeza, mas acho que...
Nunca tinha pensado nesta relação textura X render final. Vou começar a levar em consideração. Valeu.
Pensa que a textura em tela cheia terá 1920 x 1080 em full hd. Então essa parte da textura que pega na tela cheia tem que ter 1920 x 1080 pra não aparecer com baixa qualidade. Então o tamanho da textura depende do tamanho que vai aparecer na tela, se é um objeto pequeno e distante a textura pode ser pequena, mas se aparece bem grande na tela em close a textura tem que ser grande. Se gastar com textura grande em tudo vai pesar no render.
4000 é coisa paca! Vc vai renderizar em qual tamanho? Como dito acima, depende do tamanho final. Abraço,
"Leandro Oliveira" disse: 4000 é coisa paca! Vc vai renderizar em... Abraço,
Então Leandro... Eu estou apenas estudando e surgiu essa dúvida de qual configuração deveria colocar no photoshop para pintar a malha, ja que as vezes a gente (novato) pinta a textura e depois salva em um formato errado ou ja cria o arquivo com configurações erradas. É que nem usar NormalMap e salvar em .jpeg (errado) o correto é salvar em .TGA. Mas não é nenhum projeto não, é apenas uma dúvida.
Textura colorida eu salvo em TGA no photoshop. Textura branco e preto salvo em TIF. Mas se pinto uma textura preto e branco para displacement eu mudo o image>mode pra 16 bits e salvo em TIF. Fica melhor no displacement com 16 bits.
"Gera_Design" disse: Textura colorida ...
Valeu pela resposta... Eu estava criando todas as texturas/imagens em 16bits, mas fica muito pessado e acho que não vai ter muita diferença na qualidade, somente no displacement esta bom com 16 bits. eu acho.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 496

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.