3D Max ou Maya????

Por: BrunoBOMBA  

Em: 09/06/2010 09:47

... e lá vem eu novamente com o velho e constante debate!! rsrs Porém não quero aqui ser hipócrita ao ponto de colocar em questão qual o melhor programa, até por que todos sabemos que um bom resultado independe de software e o que conta mesmo é o ARTISTA. Só que nessa semana fui atrás de alguns cursos aqui em SP para poder me especializar em 3D e em um dos casos me informaram que o 3D Max está se tornando um programa mais voltado à arquitetura e o Maya mais voltado ao cinema, comerciais e etc. Eu, particularmente, amo o 3D Max, porém queria me especializar em um programa que seria bem aceito tanto aqui como fora! Acho que essa também é uma questão levantada por todos: "Afinal, qual sotware seria mais bem aceito por produtoras tanto Nacionais como Internacionais?". Gostaria também que os profissionais que conhecem a fundo os dois softwares pudessem enumerar quais pontos positivos e negativos dos dois para de uma vez por todas tirar as dúvidas que muita gente tem. E só pra deixar uma provocada, qual é o melhor pra animação? rsrs :-P Abraço a todos. :D
Eae Bruno blz? Então cara, eu sempre mexi no max, mas agora na facul to mexendo no maya, oq eu sempre ouço, até do meu professor, é que o max é melhor pra modelagem e o maya pra animação, mas tbm entra oq vc falou, depende do artista. Claro que vc se sente mais confortavel no software q vc manja mais, mas se vc manjar os 2 ngm te segura ^^ O maya tem algumas ferramentas que facilitam de verdade a parte de rig e animação, principalmente o Graph Editor do maya, ele é beeeem superior ao do max. Mas eu não gostei muito do jeito da modelagem, tipo, algumas ferramentas mudaram de nome do max pro maya, então ainda tenho dificuldade pra modelar, nem vou me arriscar falando dessa parte vou deixar alguem q modela todo dia no maya falar ^^ mas oq ouço tbm é q o maya é bem intuitivo. Oq percebi tbm é q ele n tem akela tonelada de menus q o max tem, os menus do maya são divididos e organizados, tipo, se vc só quer animar, vc só vai ver um menu com as ferramentas de animação, se quer modelar, só vai ver com ferramentas de modelagem, e assim vai. "Afinal, qual sotware seria mais bem aceito por produtoras tanto Nacionais como Internacionais?". bom, pra produtoras, oq eu venho pesquisando é que eles usam bastante XSI e Maya, lá fora o Blur Studios usa o XSI Se for pra fins de produtora, acho melhor vc dominar varios softwares, eu pretendo saber o maximo possivel de varios softwares. Ah sobre qual o melhor em animação: Como eu disse o maya tem ferramentas que facilitam, mas o max tbm n é ruim, veja o Tyson Ibelle, o cara é um animador ferradão e usa o max, então vai do artista. Bom espero ter ajudado em alguma coisa ^^ Abç!
Ajudou sim Yanikian! Acho que esse tópico não é uma questão apenas pessoal, acho que vai ajudar muita gente!!! É eu já ouvi falar também do XSI e tem boas referências sobre ele! Dizem que ele está se tornando mais popular pela facilidade de seu uso!! Eu já modelo no Max, e como você falou, achei também que o Maya é um pouco mais complicado nessa parte! Vlwz pela tua contribuição! =)
Fala meu fio, beleza? EU comecei estudar 3D com o Max, porém eu quase não achava tutoriais e parti pro 3Ds Max... Mas nitidamente senti a diferença na hora da modelagem, o Max tem mais ferramentas (se bem que mexi a muitos anos atrás no maya, vai saber se hoje não está mais completo), mas na época o Max estava a frente. E quando fui ver animações, como o colega até comentou, um amigo fez uma animação em concorrência a mim e no Maya ele terminou bem mais rápido que eu além de ter ficado melhor O.O (ele tem o nível prático similar ao meu, só que usa o Maya). Mas eu não sou parâmetro pois estou muito atrás de grandes artistas, como meu amigo também, mas dá pra notar que os softwares possuem pontos fortes e fracos, a tendência é que um "chupinhe" do outro as coisas para se tornarem melhores (já que é tudo autodesk agora). Mas, acho que vc deve ver qual o objetivo, se oriente pelo mercado que deseja ingressar, pois cada um tem um software mais usado e isso é fato. Abraços
Portfolio: www.coroflot.com/mindix
Ilustrações: www.mindix.deviantart.com
Eu tambem comecei desde cedo no 3DS Max desde o DOS, por isso que tenho certa fidelidade a ele. Nas minhas primeiras tentativas no Maya achei pouco Intuititivo. Um amigo meu que é fera no Maya dizia por ele ser totalmente customizavel era algo pouco atrativo pra quem tava começando no ramo 3D. Sei que de desde essa época pra cá muita coisa mudou e o maya se tornou um dos melhores programas 3D. Mas como bem diz o ditado não é o programa que determina um bom artista e sim seu talento. Falando de cursos, aqui no meu estado e em alguns outros, eu encontro com mais facilidade cursos pra Max e poucas opções pra Maya. Estranhamente o valor do curso pra Maya chega a ser mais barato que o de Max em alguns estados. A maioria das produtoras daqui de manaus usam mais o Max do que o Maya, mas saindo daqui acho que o Maya é bem mais usado. A popularidade do Max se deve ao sua longa carreira (entre altos e baixos). Daqui a pouco vou ter que dominar o Maya, mais por uma imposição da produtora que trabalho do que por opção própria.
"A pressa é inimiga da perfeição".
Bom, eu comecei no Max pra DOS, também, mas minha fidelidade a ele morreu em 2006 quando eu estudei animação e a ferramenta adotada foi o Maya. Minhas considerações são: 1 - Pra still de produtos e maquete, o Max é mais prático. 2 - Pra animação de personagens, Maya e XSI dão um show no Max, por causa das ferramentas. 3 - O Maya não é muito intuitivo. É um software difícil de fuçar. Tem que estudar a interface. O XSI já acho bem mais fácil. Pessoalmente, adotei pra todos os meus trampos pessoais o Maya e XSI. Uso Max no trampo por causa dos stills de produtos e por causa da integração 100% do Max com arquivos DWG. O Max, dos 3, é o mais técnico, é o que tem maiores ferramentas de precisão. Já o Maya e XSI, acho mais artísticos. O XSI é o que eu acho mais "plástico" deles (opinião pessoal). O Maya e o XSI estão me rendendo, atualmente, a oportunidade de lecionar. O XSI, resolver aprender por conta própria, e me abriu portas na área acadêmica. Só um toque a todos: pelas regras, é proibido fazer comparação entre softwares, por causa de brigas no passado. Porém, se o tópico continuar pacífico, não haverá problemas. Grande abraço a todos.
olha, é o que você falou, vai de acordo com o gosto da pessoa... eu mesmo quando comecei a 'brincar' com 3D, um dos primeiros apps que utilizei foi o MAX, porém não me adaptei nem um pouco a interface, passado um tempo um amigo meu me apresentou o Maya, praticamente um casamento natural. A diferença de modelagem Maya vs. MAX acho que tá mais no fato do MAX já ter várias ferramentas prontas ali pra você... 1 click e puff, já fez... o Maya não é bem assim, ele te "estimula" a buscar uma determinada solução... e se for caso tem sempre um script em MEL que você por criar ou então baixar. Mas de fato são ambientes bem diferentes e a migração entre eles as vezes pode ser 'dolorosa' Mercado: bem, aqui no brasil o MAX é bem forte, tanto em animação/cinema/VFX quanto em arquitetura; SP, RJ e Curitiba são bons mercados para quem trabalha com Maya (meus dados não são muito recentes então posso ter dito uma besteira das grandes agora), são lugares que vale a pena ficar de olho. Lá fora a coisa é mais segmentada, visualização de produtos, arquitetura, etc... fica a cargo do MAX, não é regra mas é bem comum isso; cinema, animação, efeitos visuais, etc... é área para o Maya... mesmo que essas produtoras tenham em suas pipelines outros apps como XSI, C4D, LightWave, Modo, etc... elas pedem que os candidatos tenham algum conhecimento em Maya (mais uma vez, não é regra mas é muito comum isso lá fora). Todos esses softwares em essência fazem a mesma coisa, o que varia é a quantidade de trabalho que se tem para chegar ao resultado final. Ná dúvida, aprenda os dois. Espero ter ajudado, qualquer coisa é só chamar :-)
Vodka, the best alternative fuel ever!
Puxa, agora que vi, escrevi que comecei a estudar 3D com o Max, mas na verdade foi o MAYA!!! rsrsrsrs, desculpem...
Portfolio: www.coroflot.com/mindix
Ilustrações: www.mindix.deviantart.com

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717361.

Total de membros registrados: 143153

Últimos membros registrados: Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos.

Usuário(s) on-line na última hora: 317

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.