Retopologia

Por: Ricardo  

Em: 29/06/2010 19:17

Gente, sério,.. é facil fazer retopologia no zbrush? ou melhor é Negocio fazer 1º a malha sem se preocupar com edge loops modelar num zbrush ou outro do tipo e depois Fazer retopologia?! poxa pode ser porque naum tenho muita experiencia, mas to começando a achar que é muuito melhor fazer uma base mesh ja certinha com edge loops prontos pra animação e um nivel bom de detalhes por poly mesmo, daí depois levar pra algum software desses tipo zbrush, mudbox, sculptris e usar só pra algum acerto de proporção, e detalhes menores pra passar só o normal map. sei q deve ser muito do conhecimento tecnico de cada um em cada software, mas to colocando minha duvida aqui só porque, to achando muito ruim refazer a malha no zbrush. quando chega muito perto pros detalhes menores o modelo some. quando vou mover um vertice ele não segue a superficie e entra no modelo ou fica voando. o projection mesmo eu alterando os valores ou ele gera uns defeitos exagerados no modelo ou naum faz a projeção. Num tem como colocar o zoom dele simplesmente na rodilha naum?! Bem, rsrsr pode ser porque eu num saiba nada de zbrush. Mas alguém aí tiver alguma idéia se é legal fazer a retopologia la, ou senão é melhor em outro software ou no proprio max. E também sobre a idéia de ja fazer a base mesh ja bem finalizada e usar um zbrush só pra pegar o normal map dos detalhes menores. se alguém ja mais experiente aí trabalha assim talz.... olhei aquele Topogun parece bem legal mas só tenho o demo e naum consegui fazer pro orbit ficar em torno da area q estou trabalhando , isso perde muito tempo. Tentei pelo grafite do max no freeform legal a idéia mas quelas linhas muitas vezes naum formam os poligonos direito e o orbit fica sempre no centro do objeto daí fica muito ruim de trabalhar o local e pintar direito, se tivesse um formado de poligonos um por um mesmo só q Na superficie tipo o topogun ja ia ser legal. To experimentando um script maxtop acho , to preferindo doque fazer no zbrush mas pode ser por falta de conhecimento meu. se alguém souber algo legal sobre retopologia por favor da o toque aê Braço! Ricmage
olha, zBrush é prática... não tem jeito... retopo nele tende a ser um negócio bem chato mesmo, mas com o tempo a gente até acostuma... um conselho que eu deixo é o seguinte, nos estágios iniciais não se preocupe com a malha, loops ou que for... crie as formas iniciais apenas, pode ser bem grosseiro mesmo... assim que você chegar em um design confortável ae sim comece a fazer a retopologia com loops corretos e tals, feito isso é só continuar nos detalhes. quantos a métodos alternativos, tem o Topogun que você já falou, tem o Silo que é bem levinho, tem o 3D Coat e me parece que é bem "poderoso" nesse sentido... de cabeça o que me veio agora são esses, os outros são Maya e XSI com suas soluções internas.
Vodka, the best alternative fuel ever!
Brigado Samuka, experimentando e aprendendo, cabei q to fazendo nomax mesmo como pluguin. e proxima vou tentar evitar retopologia pq com muito poly é muito trabalhoso de fazer. mas belez, Valeu! braço! Ricmage

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 432

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.